Buscar

mapa introducao ao direito publico e privado

Prévia do material em texto

M.A.P.A.
Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.
	Cmurso:
	Bacharelado em Ciências Contábeis
	 
	Disciplina:
	Introdução ao Direito Público e Privado
	
	Formador:
	Mariane Lopes
	
	Acadêmico:
	Brenda Mori Silva
	
	  R.A.: 21144062-5
INSTRUÇÕES GERAIS DO MAPA:
1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos.
2. O aluno deverá, obrigatoriamente, utilizar este formulário padrão para realizar a atividade.
3. Esta atividade deverá ser realizada individualmente. Caso seja identificado plágio, a atividade será zerada. Cópias de terceiros como livros, internet, sem citar a fonte, inclusive cópia de colegas, caracterizam-se como plágio.
4. Objetivo da atividade: exercitar a capacidade de síntese, argumentação e criatividade nas respostas dissertativas, incentivando pesquisas em outros materiais além dos propostos, contribuindo na aprendizagem da disciplina.
5. Antes de realizar esta atividade leia as orientações e atente-se ao comando da questão. Procure argumentar de forma clara e objetiva, evite respostas curtas e desarticuladas. Ao utilizar algum material de apoio, não deixe de citar corretamente a fonte.
6. Formatação exigida: o documento deverá ser salvo somente no formato Word; Tamanho da fonte: 12; Espaçamento: 1,5; Tipo de letra: Arial ou Times New Roman. 
7. Critérios avaliativos:
Conteúdo/Características de Redação Científica Gramatical (desenvolvimento, argumentação, clareza, linguagem adequada e correlação com os conteúdos estudados).
Normas de apresentação (ortografia, concordância verbal e nominal, formatação, citação, referências, respeitando a ABNT)
8. Para realizar esta atividade, renomeie o arquivo, salve no seu computador, anexe no campo indicado “Sua resposta”, clique em “Responder” e, posteriormente em “Finalizar o questionário”
ATENÇÃO: após anexar, certificar-se que se trata do arquivo correto, depois que finalizar, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
Valor da atividade MAPA: 3,5 pontos. 
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu professor mediador. 
Bons estudos!
INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS DA ATIVIDADE:
CONSIDERANDO O CASE E OS DADOS APRESENTADOS NA ATIVIDADE MAPA PEDE-SE:
QUESTÃO A) Uma mudança realizada pelo Pacote Anticrime foi com relação a legítima defesa. Defina o que é legítima defesa e explique como ficou essa excludente de ilicitude após a alteração (7 a 14 linhas).
	De acordo com Art. 25 do Código Penal Brasileiro 'Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem'.
Ou seja, o indivíduo que usa recursos a sua disposição quando recebe alguma agressão será isento de culpa, ou seja não terá nenhum tipo de pena. Um exemplo comum seria caso um criminoso apontasse uma arma para você, se por algum motivo você o matasse realizado um tiro, seria considerado legitima defesa, pois utilizou meios para se proteger.
 Apresentado em 4 de fevereiro de 2019 e sancionada em 24 de dezembro de 2019 a lei 13.964/2019 pacote anticrime, como é chamado tem três grandes objetivos, medidas contra a corrupção, o crime organizado e os crimes praticados com grave violência à pessoa. Esse foram os argumentos usados pelo ex-ministro Sérgio Moro, que disse que os três problemas estariam vinculados e não adiantaria tratar apenas de um sem tratar os demais.
Assim como outras a legítima defesa teve alteração, nela foi se dado ao juiz possibilidade de absolver ou reduzir a pena de um agente policial que matou alguém se for entendido que ele teve qualquer tipo de ação por “medo, surpresa ou violenta emoção”, esse é o chamado excludente de ilicitude que foi defendido durante toda campanha eleitoral do atual presidente Jair Bolsonaro.
QUESTÃO B) A forma de punição mais severa que se tem é a reclusão. Esta acontece em crimes mais gravosos, como é o caso de um crime de homicídio. Esse tipo de punição também sofreu alteração com a lei citada. Explique qual foi essa alteração (4 a 10 linhas).
	Como já dito a reclusão é uma forma de punição muito severa, e teve alteração junto com outras no pacote anticrime intitulado em 2019 na lei 13.964/2019, nela foi se feita a seguinte alteração, anteriormente o limite fixado pela lei para os crimes de reclusão e detenção eram de 30 anos, na nova lei o limite passe de 30 para 40 anos, isso já era esperado por vários criminalistas já que a expectativa de vida teve sua modificação.
1

Continue navegando