Buscar

Atividade de Pesquisa 02 PEDRO HENRIQUE MACHADO DOS SANTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sociedade Contemporânea e Sustentabilidade Ambiental
Aluno (a): Pedro Henrique Machado dos Santos
Data: 07 / 07 /21
Atividade de Pesquisa 02
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 05 questões, cada questão vale 2( dois) totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave o arquivo com o seu nome (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
Observação: Só será avaliada a questão que apresentar o seu respectivo desenvolvimento.
Os sistemas de AIA correntemente em uso para gestão ambiental de estabelecimentos e setores produtivos rurais, o Sistema APOIA-NovoRural tem se destacado, devido a um conjunto de princípios adotados em sua concepção:
- Ser aplicável á avaliação em várias regiões e situações ambientais
- Incluir indicadores relativos aos aspectos ecológicos,econômicos,socioculturais e de manejo implicados com o desenvolvimento local sustentável.
- Facilitar a detecção de pontos críticos para correção de manejo
- Expressar os resultados em forma simples e direta para agricultores e empresários rurais
- Ser informatizado e fornecer uma medida integral do impacto ambiental da atividade,contribuindo para certificação ambiental. 
1. a política nacional de desenvolvimento rural tem-se orientado pela defesa de dois grandes objectivos estratégicos - equidade territorial e sustentabilidade do desenvolvimento da agricultura e das áreas rurais - e pauta-se pelos seguintes princípios de atuação:
• interligação entre as iniciativas de apoio à reconversão e viabilização económica da agricultura, numa óptica multifuncional e ajustada aos desafios do mercado, e as acções de promoção da diversificação económica e social dos meios rurais; 
• interdependência entre as acções de desenvolvimento económico e a qualificação dos recursos humanos, do ambiente e do património rurais;
 • valorização dos territórios rurais, na sua diversidade, enquanto quadros de vida e espaços de solidariedade, e apoio às iniciativas e ao associativismo de nível local e regional, de acordo com os princípios da subsidariedade, da descentralização e da participação;
 • relação aberta e activa com as outras instituições públicas intervenientes nos meios rurais, no sentido da melhor integração e eficácia das intervenções ao serviço do desenvolvimento
3. Os princípios do Direito Ambiental estão consignados de forma clara e precisa na Declaração do Rio sobre o meio ambiente e desenvolvimento de 1992. Quais seriam os da Prevenção, do Poluidor Pagador e Precaução, detalhe-os.
O princípio do poluidor pagador é um dos pilares do moderno direito ambiental e traz a concepção de que, quem polui, deve responder pelo prejuízo que causa ao meio ambiente. E a sua responsabilização se dá em forma de pagamento que, por sua vez, pode consistir em uma prestação em dinheiro mesmo, ou em atos do poluidor.
Consubstanciado no artigo 4º, VIII da Lei 6.938/81, o princípio do poluidor pagador leva em conta que os recursos ambientais são escassos, portanto, sua produção e consumo geram reflexos ora resultando sua degradação, ora resultando sua escassez. Além do mais, ao utilizar gratuitamente um recurso ambiental está se gerando um enriquecimento ilícito, pois como o meio ambiente é um bem que pertence a todos, boa parte da comunidade nem utiliza um determinado recurso ou, se utiliza, o faz em menor escala.
O Princípio do Usuário Pagador estabelece que quem utiliza o recurso ambiental deve suportar seus custos, sem que essa cobrança resulte na imposição de taxas abusivas. Então, não há que se falar em Poder Público ou terceiros suportando esses custos, mas somente naqueles que dele se beneficiaram.
Já o princípio da precaução busca se antecipar e prevenir a ocorrência de prejuízos ao meio ambiente. Destina-se a toda a sociedade, inclusive Governo e legisladores, para que sejam instituídas medidas e políticas destinadas a prevenir a poluição.
Por fim, ressalte-se que um dos principais instrumentos do princípio da precaução é o estudo prévio de impacto ambiental, expressamente referido no inciso IV do artigo 225 da Constituição Federal, por meio do qual devem ser estimados os riscos que tragam as instalações de obras ou atividades potencialmente causadoras de significativa degradação do meio ambiente. O fato desse importante instrumento ser obrigatoriamente público demonstra que o princípio da precaução é afeto não só a determinadas camadas sociais, mas a toda sociedade, conforme dito anteriormente.
“O princípio da precaução está ligado aos conceitos de afastamento de perigo e segurança das gerações futuras, como também de sustentabilidade ambiental das atividades humanas. Este princípio é a tradução da busca da proteção da existência humana, seja pela proteção de seu ambiente como pelo asseguramento da integridade da vida humana. A partir desta premissa, deve-se também considerar não só o risco eminente de uma determinada atividade, como também os riscos futuros decorrentes de empreendimentos humanos, os quais nossa compreensão e o atual estágio de desenvolvimento da ciência jamais conseguem captar em toda densidade.”
Dessa forma, o princípio da precaução implica uma ação antecipatória à ocorrência do dano ambiental, o que garante a plena eficácia das medidas ambientais selecionadas. Neste sentido, Milaré assevera que "Precaução é substantivo do verbo precaver-se (do latim prae, antes, e cavere, tomar cuidado), e sugere cuidados antecipados, cautela para que uma atitude ou ação não venha resultar em efeitos indesejáveis." .
Observe-se que a consagração do princípio da precaução no ordenamento jurídico pátrio representa a adoção de uma nova postura em relação à degradação do meio ambiente. Ou seja, a precaução exige que sejam tomadas, por parte do Estado como também por parte da sociedade em geral, medidas ambientais que, num primeiro momento, impeçam o início da ocorrência de atividades potencialmente e/ou lesivas ao meio ambiente. Mas a precaução também atua, quando o dano ambiental já está concretizado, desenvolvendo ações que façam cessar esse dano ou pelo menos minimizar seus efeitos.
4. Detalhe cinco históricos dos principais encontros munidias sobre acordos climáticos:
Em 1995, ocorreu a Conferência das Partes I (COP-1) em Berlim. Em 1996, a COP-2 em Genebra; e em 1997, foi realizada, em Kyoto, a COP-3, que resultou no Protocolo de Kyoto. Rio+20, O Protocolo de Kyoto entrou em vigor em 2005, com a ratificação de 55 países responsáveis por 55% das emissões de gases de efeito estufa.
5. Como Carvalho define o O sujeito ecológico?	
Sujeito ecológico, em poucas palavras, é um modo de ser relacionado à adoção de um estilo de vida ecologicamente orientado. Trata-se de um conceito que dá nome àqueles aspectos da vida psíquica e social que são orientados por valores ecológicos. O sujeito ecológico pode ser ainda descrito como um ideal ou uma utopia internalizado pelos indivíduos ou pessoas que adotam uma orientação ecológica em suas vidas.
Atividade de Pesquisa: Sociedade Contemporânea e Sustentabilidade Ambiental

Outros materiais