Buscar

Exercício - Medidas Preventivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício - Medidas Preventivas e de controle da Cárie Dentária
1. Qual a importância para implantação de um sistema de abastecimento com água fluoretada? 
 	R: É um método que controlou a epidemia de cárie no mundo e no âmbito da Saúde Pública é uma das principais medidas adotada pela OMS, mostra-se efetivo, seguro e econômico e no Brasil com a implantação desse sistema houve uma redução de cerca de 57% do índice de CPOD, o que ressalta sua eficácia. 
2. Quais seriam as medidas que você adotaria para conduzir a implantação da água fluoretada com segurança? 
R: Para evitar a ocorrência de Fluorose é preciso seguir alguns requisitos para que a implantação seja segura. É necessário realizar um levantamento epidemiológico, determinar a concentração de flúor de acordo com o clima do município, pois tendo em vista que lugares com o clima mais seco e temperaturas mais altas a ingesta de água é maior, a concentração de flúor deve ser menor. Após a implantação do sistema deve ser feito o monitoramento constante da água fluoretada, realizar o tratamento sem interrupção e periodicamente avaliar os teores naturais de flúor já existentes. 
3. Em quais situações se pode indicar o uso suplementar do flúor? E em quais situações é contra indicado?
R: O uso complementar/suplementar do flúor é indicado para pacientes com alto risco de cárie, que não consomem água fluoretada e pacientes com baixa exposição a dentifrícios. São contraindicados para gestantes e crianças antes da erupção do primeiro dente permanente.
4. No caso de cidades que não dispõem de abastecimento com água fluoretada, qual seria as duas melhores alternativas de acesso da população ao uso do flúor ? 
R: A medida mais eficaz para esse caso considerando o custo-benefício é o uso do dentífrico associado ao bochecho, pois apresentam resultados satisfatórios na prevenção da cárie.

Continue navegando