Buscar

artes folclore cultura erudita

Prévia do material em texto

Artes 
FOLCLORE
O folclore constitui-se dos elementos que fazem parte da cultura popular e tem como símbolos as festas, danças, ritmos, jogos, lendas e crendices tradicionais.
Por folclore entendemos as manifestações da cultura popular que caracterizam a identidade social de um povo. O folclore pode ser manifestado tanto de forma coletiva quanto individual e reproduz os costumes e tradições de um povo transmitidos de geração para geração. Sendo assim, todos os elementos que são parte da cultura popular e que estão enraizados na tradição desse povo são parte do folclore.
As manifestações do folclore dão-se por meio de mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras, jogos etc. O folclore é parte integrante da cultura de um povo e, por isso, é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial, sendo imprescindível a realização de esforços para a sua preservação.
 Cultura erudita
Cultura erudita é aquela formada através de estudos, investigações teóricas e dados empíricos que permitem o desenvolvimento de um pensamento mais elitizado, elaborado e crítico.
Também conhecida como "cultura de elite" ou "cultura superior", a cultura erudita requer o acúmulo de um conhecimento amplo prévio por parte do seu consumidor para que possa ser apreciada.
Ao contrário da cultura de massas (popular), a cultura erudita é restrita a um grupo reduzido de pessoas, normalmente classes sociais altas ou indivíduos que possuem um certo nível de instrução acadêmica, ou seja, uma elite mais intelectualizada.
O motivo para esta preferência está no fato da cultura erudita evidenciar a elaboração da técnica e possuir um teor crítico.
As óperas, orquestras e concertos de músicas clássicas são alguns exemplos de produtos da cultura erudita. O consumo desse tipo de conteúdo artístico não costuma ser facilmente disponibilizado para as massas.
Diferença entre cultura erudita e cultura popular
A cultura erudita é aquela formada a partir do estudo da técnica, de teorias, de investigações acadêmicas. Os seus produtos culturais visam as elites e grupos intelectualizados.
Já a cultura popular é espontânea, simples e de fácil acesso. É criada a partir das manifestações culturais típicas do povo de determinada região ou grupo.
Cultura popular:
Cultura popular é uma expressão que caracteriza um conjunto de elementos culturais específicos da sociedade de uma nação ou região.
Muitas vezes classificada como cultura tradicional ou cultura de massas, a cultura popular é um conjunto de manifestações criadas por um grupo de pessoas que têm uma participação ativa nelas. A cultura popular é de fácil generalização e expressa uma atitude adotada por várias gerações em relação a um determinado problema da sociedade. A grande maioria da cultura popular é transmitida oralmente, dos elementos mais velhos da sociedade para os mais novos.
A cultura popular surgiu graças à interação contínua entre pessoas de regiões diferentes e à necessidade do ser humano de se enquadrar ao seu ambiente envolvente. A sociologia e etnologia, que estudam a cultura popular, não têm como objetivo fazer juízos de valor, mas identificar as manifestações permanentes e coerentes dentro de uma nação ou comunidade.
Alguns estudiosos indicam que cada pessoa tem no seu interior a noção do que é popular, que é definido pela vertente de tradição e comunidade.
A cultura popular é influenciada pelas crenças do povo em questão e é formada graças ao contato entre indivíduos de certas regiões. Pode envolver áreas m música, literatura, gastronomia, etc.
Cultura popular brasileira
A cultura popular brasileira é caracterizada por diferentes categorias culturais, causadas pelo regionalismo. Na cultura popular brasileira é possível verificar variações na música, dança,e gastronomia. A música sertaneja, a capoeira, o folclore, a literatura de cordel, o samba, são elementos importantes da cultura popular brasileira. No âmbito da gastronomia, a culinária baiana é das mais apreciadas no Brasil.
Cultura popular e cultura de massa
De acordo com alguns autores, só é possível fazer a diferenciação entre cultura popular e cultura de massas quando o passar do tempo separa o que é moda e circunstância, passando a fazer parte da essência de um povo. Neste caso, a palavra "massa" não remete para uma classe social, e sim para um grande número de pessoas dentro de uma sociedade.
Apesar das duas expressões serem frequentemente usadas como sinônimos, algumas pessoas fazem a diferenciação, referindo que a cultura de massa revela um produto ou vertente cultural que é difundido para as grande massas, muitas vezes para todo o mundo. A cultura de massa é frequentemente divulgada em meios de comunicação de massa, e na grande maioria dos casos, é incentivada por indústrias com o objetivo de obter lucros. Exemplo disso é Coca Cola, MacDonald's, Pizza Hut, etc.
Por outro lado, a cultura popular remete para diferentes manifestações que são populares e com origem em diferentes regiões. Está mais relacionada com a tradição e é transmitida de geração em geração.
Diferença entre cultura popular e cultura erudita
A cultura erudita, também conhecida como cultura de elite ou cultura superior, é aquela que é obtida através de estudos, investigação teórica e dados empíricos.
Ao contrário da cultura popular, a cultura erudita é quase exclusiva para pessoas com capacidade financeira elevada. A ópera e obras de arte são alguns exemplos de manifestações da cultura erudita.

Continue navegando