A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Atividades complementares 2018 zip

Pré-visualização | Página 1 de 3

Atividade Complementar Virtual QUANTAS CORES TEM A ESCOLA (80 em 100).docx
Revisar envio do teste: Clique aqui - 3ª Avaliação (Oportunidade)
 
		Usuário
		HIGHLANDER MARQUES VALENTINO ALVES
		Curso
		Atividade Complementar Virtual 2017/2: Quantas Cores tem uma Escola?
		Teste
		Clique aqui - 3ª Avaliação (Oportunidade)
		Iniciado
		08/12/17 23:52
		Enviado
		09/12/17 00:31
		Data do vencimento
		10/12/17 23:59
		Status
		Completada
		Resultado da tentativa
		80 em 100 pontos  
		Tempo decorrido
		39 minutos
		Resultados exibidos
		Respostas enviadas
Pergunta 1
		
		
		
		A história do negro no Brasil, o seu cotidiano com vivência de circunstâncias, tais como preconceito, descrédito, evidenciam a sua difícil trajetória de inclusão social. No agora 11645/2008 - uma das primeiras assinadas pelo presidente Lula, que reconheceu a importância do debate sobre a desigualdade racial na agenda brasileira e a política de cotas foram as conquistas mais evidentes.
Observe os dados expostos no gráfico que segue: 
A partir do texto e do gráfico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
		I. As pesquisas indicam que a quantidade de negros na educação superior é bem menor do que a quantidade de negros na educação básica.
		
PORQUE 
		II. O índice de evasão aumenta à medida que o nível de escolaridade aumenta.
Assinale a resposta correta
		
		
		
		
				Resposta Selecionada:
		c. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
		
		
		
Pergunta 2
		
		
		
		Observe o gráfico abaixo:
 
 Após a análise dos dados apresentados no gráfico podemos concluir que:
		
		
		
		
				Resposta Selecionada:
		a.
O aumento do número de negros nos cursos superiores em 2008 deve-se a programas como PROUNI e a Política de Cotas, ações afirmativas implantadas no último governo. 
		
		
		
Pergunta 3
		
		
		
		O Estatuto da Igualdade Racial- Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010 – destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica considera:
discriminação racial ou étnico-racial como toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada; 
desigualdade racial como toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica; 
população negra como o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga;
programas de ação afirmativa constituem-se em políticas públicas destinadas a reparar as distorções e desigualdades sociais e demais práticas discriminatórias adotadas, nas esferas pública e privada, durante o processo de formação social do País.
Está correto o que se afirma em:
		
		
		
		
				Resposta Selecionada:
		b. 
I, II, III e IV
		
		
		
Pergunta 4
		
		
		
		O Estatuto da Igualdade Racial destina-se a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. Para efeito deste Estatuto, considera-se políticas afirmativas:
		
		
		
		
				Resposta Selecionada:
		a.
programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.
		
		
		
Pergunta 5
		
		
		
		Regulamentado pelo Decreto Nº 8.136/2013 o Sistema nacional de Promoção da Igualdade Racial- Sinapir foi instituído pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010), como forma de organização e articulação para implementação de políticas e serviços destinados á superação de desigualdades étnicas no país. Trata-se de um sistema integrado que visa a descentralizar e tornar efetivas as políticas públicas para o enfrentamento do racismo e para a promoção da igualdade racial.A partir dos elementos assegurados no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), podemos afirmar que: 
I) A participação dos estados, do distrito federal e dos municípios no SINAPIR é por adesão.
II) Os poderes executivos estaduais, distrital e municipais, no âmbito das respectivas esferas de competência, podem instituir conselhos de promoção da igualdade étnica, de caráter permanente e deliberativo.
III) O SINAPIR será organizado por meio da definição de competências e responsabilidades específicas para a União e para o demais entes federados que aderirem ao sistema.
IV) As diretrizes das políticas nacional e regional de promoção da igualdade étnica serão elaboradas por órgão colegiado sem a participação da sociedade civil.
V) O poder público federal deve incentivar a sociedade e a iniciativa privada a participar do SINAPIR.
São alternativas CORRETAS:
		
		
		
		
				Resposta Selecionada:
		a. 
I, II e III.
		
		
		
Pergunta 6
		
		
		
		Quantos estudantes brasileiros conhecem a história de Zumbi ou Dandara a guerreira que lutou com estratégias e táticas de guerra para defender em 1696 o Quilombo dos Palmares? 
A ausência da história do negro nos livros didáticos e por consequência no ensino escolar deveu-se exclusivamente a:
		
		
		
		
				Resposta Selecionada:
		c. 
Ausência de uma legislação como a lei 11645 que obrigasse o ensino de história e cultura afro-brasileira. 
		
		
		
Pergunta 7
		
		
		
		São afirmações coerentes quanto à abordagem das questões étnico-raciais no processo educativo escolar, EXCETO:
		
		
		
		
				Resposta Selecionada:
		b.
Um sistema educacional escolar baseado numa visão eurocêntrica, que reproduz preconceitos na sala de aula e no espaço escolar.
		
		
		
Pergunta 8
		
		
		
		A Princesa Isabel em 13 de maio de 1888 declara extinta a escravidão no Brasil, por meio da Lei Nº 3.353.Um ano após a abolição da escravatura, foi proclamada a República no Brasil, em 1889. O novo sistema político, entretanto, não assegurou profícuos ganhos materiais ou simbólicos para a população negra. Ao contrário, esta foi marginalizada. 
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas
		I - Os libertos, ex-escravos e seus descendentes instituíram os movimentos de mobilização racial negra no Brasil, criando dezenas de grupos em alguns estados da nação.
		
PORQUE
		II – Desejavam reverter esse quadro de marginalização no alvorecer da República, resistindo a dominação branca.
Assinale a resposta correta
		
		
		
		
				Resposta Selecionada:
		a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
		
		
		
Pergunta 9
		
		
		
		As declarações de cor nos Censos Demográficos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –