Buscar

prova controler

Prévia do material em texto

Contabilidade Gerencial:
- Conhecida também como Contabilidade de Gestão, é uma função contábil de nível gerencial e administrativo em empresas. Neste tipo de gerenciamento o profissional contábil é hábil na tomada de decisão, essa função exige deste profissional uma dinâmica constante e diária e o Controller tem um papel fundamental neste seguimento. A função gerencial foca em fornecer informações aos líderes de como a empresa possa ser operada afim de trazer resultados usando sua eficiência em interpretação dos indicadores e neste caso elaborando relatórios sobre os pontos fracos e fortes e onde precisam ser melhorados tanto no ambiente financeiro quanto ao operacional. Após esta análise o Controller propõe alternativas de melhorias positivas para a entidade. Mesmo sendo uma função gerencial, neste caso ela não estar apegada ao âmbito legal o foco é na parte de melhorias, desenvolvimentos, gerenciamentos em informações obtidas de forma semanal, mensal e trimestral.
- Justificando o gerenciamento e a sua importância no tocante a empresa identifico que o controle total interno deste profissional estará alinhado com o andamento do processo geral da empresa, estará focado em deixar o ambiente mais harmonioso e profissional dando ênfase ao controle usando algumas as informações contábeis para definir o objetivo. Apesar de não utilizar todas as informações contábeis este profissional possui uma natureza seletiva, é focado no cenário, se preocupa com o futuro da empresa e apesar de definir regras ele não toma decisões por trabalhar alinhado com a liderança. Na parte financeira verifica os processos utilizados, assim, o desempenho real de cada área no que tange também ao orçamento comparado com os objetivos e, desta forma, desvios podem ser detectados.
_______________________________________//_________________________________________________
Contabilidade Financeira:
- A contabilidade Financeira é externa, ou seja, apresenta informações financeiras para agentes fora da organização, nesta função cabe elaborações de demonstrações contábeis
afim de demonstrar a vida financeira da empresa para terceiros independente do público: como os acionistas, credores, investidores, clientes e possuem ênfase para o futuro. Neste cenário a contabilidade financeira utiliza as ferramentas contábeis como balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício, e demonstração de fluxo de caixa para a verificação dos fatos e assim mostrar aos stakeholders esses relatórios. 
- Justificando os fatos e o lado profissional do contador nesta função o seu principal objetivo é manter a empresa com sua contabilidade permanente e em dia, focando no resultado e nos negócios que visam obtenção de lucro para a empresa. Este profissional contábil utiliza de todos os conhecimentos contábeis para todos os processos. Os custos históricos e transações passadas são principalmente necessários para a Contabilidade Financeira. No tocante as diferenças entre a Contabilidade Gerencial e Financeira, sendo as duas com públicos diferentes ambas estão focadas em operações diárias dos negócios e principalmente nos resultados.
Aumentar a exatidão, fidedignidade e tempestividade dos relatórios contábeis e gerenciais e outras informações de natureza operacional;Auxiliar a administração na conduta eficiente e ordenada dos negócios;Promover e avaliar a eficiência operacional de todos os aspectos das atividades empresariais.
De acordo com o dicionário o STAFF é o o conjunto das pessoas que compõem o quadro de uma instituição, empresa etc. A Controladoria não deve ser de staff ou assessoria, é um órgão operacional, é uma função de responsabilidades claras e deve prestar contas de seu desempenho e ser avaliada por isso. Se falhar no monitoramento da gestão a empresa poderá sofrer problemas por desempenho inadequado de sua função; portanto, não é staff, é operacional. A staff entende-se que é apenas de duas posições, sendo assim, o Controller não possui poder de controlar demais áreas determinadas, já colocando como ênfase e sobre a ótica da controladoria ela assume um papel importante na estrutura organizacional. De acordo com algumas pesquisas mostram que a controladoria tem sua atividade principal no processo da tomada de decisão, mas não como um órgão de linha por ser subordinado à presidência, contudo sendo de importância excelente as maiores decisões administrativas por se comprometer com as maiores funções e avaliações de todos os meios possíveis ao cargo.
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
1. Alguns estudiosos entendem que a Controladoria é uma posição de staff na empresa e outros defendem a sua atuação como área operacional. Tendo como referência este capítulo, faça sua análise e apresente os argumentos que justifiquem sua posição sobre o assunto.
Resposta:
A Controladoria deve ser um órgão operacional. Não deve ser de staff ou assessoria. É uma função de responsabilidades claras e deve prestar contas de seu desempenho e ser avaliada por isso. Se falhar no monitoramento da gestão econômica, a empresa poderá sofrer problemas por pelo desempenho inadequado de sua função; portanto, não é staff, é operacional.
2. Discorra sobre as funções que existem e são necessárias dentro das empresas e a possibilidade do exercício dessas funções por uma ou mais pessoas ou diferentes pessoas.
Resposta:
Tome como exemplo um pequeno empreendimento, em que o dono é também o único funcionário. Ele além de proprietário, é o diretor geral, o responsável pela produção, pelas vendas, pelos recebimentos e pagamentos, pelo planejamento estratégico, pela controladoria, pela tesouraria etc. Numa empresa média, a função financeira, a função de controladoria, a função de tecnologia de informação e até a função de recursos humanos pode ser exercida pelo contador.
3. Alguns estudiosos entendem que o setor de Controladoria deve situar-se hierarquicamente acima de todas as outras funções operacionais. Apresente argumentos a favor e contra esta colocação. Faça sua opção.
rganização linha-staff é, segundo Chiavenato (2004), o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, isto é, constituída pela combinação de características dos tipos de organização linear e funcional, criada como intuito de unir as vantagens de dados estilos organizacionais. A busca por um novo estilo organizacional para atender as crescentes necessidades de eficiência das empresas, impulsionou a criação desse estilo que busca especializar as áreas da organização para que os esforços dos colaboradores tenham foco em tarefas específicas.Chiavenato afirma ainda que na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (execução) e de assessoria (consultoria) mantendo relações simultâneas entre si. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados
lguns estudiosos entendem que a Controladoria é uma posição de staff na empresa e outros defendem a sua situação como área operacional .Tendo como referência estes slides , faça sua análise e apresente argumentos que justifiquem sua posição sobre o assunto.Discorra sobre as funções que existem e são necessárias dentro da empresa e a possibilidade do exercício dessas funções por uma ou mais pessoas ou diferentes pessoas.Alguns estudiosos entendem que o setor de Controladoria deve situar-se hierarquicamente acima de todas as outras funções operacionais.Apresente argumentos a favor e contra esta colocação.Dê alguns exemplos de como a Controladoria pode apoiar os gestores operacionais no processo de condução de suas atividades.
A Controladoria como staff Fonte: Adaptado de Schmidt e Santos (2006) A literatura tem apresentado autores que defendem a controladoria como órgão de linha, outros como de staff e até mesmo aqueles que defendem com as duas posições. Mais uma vez, não há um consenso sobre a autoridade da controladoria. Mosimann e Fisch (1999, p. 89), mencionam que: Vários autores qualificam a Controladoria como umórgão de staff, já que cada gestor tem autoridade para controlar sua área e se responsabiliza por seus resultados. A Controladoria, portanto, não poderia controlar as demais áreas, mas presta assessoria no controle, informando a cúpula administrativa sobre os resultados das áreas. Contrapondo a esse ponto de vista, Catelli ensina que o controller é um gestor que ocupa um cargo na estrutura de linha porque toma decisões quanto à aceitação de planos, sob o ponto de vista da gestão econômica. Dessa maneira, encontra-se no mesmo nível dos demais gestores, na linha da diretoria ou da cúpula administrativa, embora também desempenhe funções de assessoria para as demais áreas. Sendo assim, como órgão administrativo a controladoria é mencionada por vários autores com a autoridade de staff, sob o argumento de que o controller não possui o poder de controlar as demais áreas, sob a responsabilidade de gerentes de linha (CHAGAS, BONZANINI, 2003). Borinelli (2006) destaca que a Controladoria não assume o papel apenas de assessoria, mas, também deve participar do processo de decisão, como órgão de linha, tendo em vista a relevância de suas atividades, sendo assim o controller, deve sim participar do processo de tomada de decisões. O autor, então defende a controladoria como um órgão de linha, estando subordinada à Presidência. PRESIDENTE CONTROLADORIA ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

Continue navegando