Buscar

Alienação parental slide

Prévia do material em texto

Alienação parental
Consequências 
Objetivo do projeto
O projeto tem como objetivo levar o conhecimento sobre o assunto a comunidade, alertar sobre as consequências, ajudar a entender os comportamentos que delatam o abuso em cima da criança ou do adolescente. Ajudar a resguardar o direito que eles tem de viver em um lar saudável e sem problemas, podendo conviver com ambos os progenitores sem perigo.
O que configura a alienação parental?
 Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.
Consequências da alienação parental.
Como consequência, o filho influenciado ou alienado, pode apresentar sentimentos constantes de raiva, tristeza, mágoa, ódio, contra o outro genitor e sua família; se recusar a ter qualquer comunicação com o outro genitor e familiares; guardar sentimentos negativos, exagerados ou não verdadeiros com relação ao outro genitor, podendo, ainda, apresentar distúrbios de natureza psicológica, tais como depressão, falta de atenção, ansiedade, pânico; usar de drogas e álcool; apresentar baixa autoestima; e inclusive encontrar dificuldades de relacionamento com pessoas a sua volta, prejudicando o regular desenvolvimento e comprometendo o futuro da criança e do adolescente.
Aspectos da alienação parental: psicológica e jurídica.
Crianças e adolescentes que sofrem com alienação parental apresentam na maioria das vezes quadros depressivos, sentimento de insegurança, angustia e sofrimento constante, atitudes antissociais, tais como dificuldade de relacionamento com outras pessoas e agressividade, sendo comum encontrá-las com desejo suicida, a fim de cessar a dor e o sentimento de culpa quando descobrem terem cometido injustiças com a pessoa que tanto a ama em virtude dos atos insensatos de um dos seus pais, pois se sentem usadas e carregam consigo o remorso que as consomem e acarretam moléstias mentais em casos mais extremos
Qual a melhor maneira de se lidar com a situação?
Tentar conversar com a pessoa que pratica a alienação deve ser o primeiro passo. Faça isso de uma forma assertiva, sem agressão, e tente alerta-la sobre seus comportamentos e os danos que podem causar ao filho. Mostre empatia pelos problemas dela e se mostre disponível para ajudar no que for possível.
Pena para pais ou responsáveis que cometam o crime de alienação?
A alienação parental é um crime previsto na lei número 13.431. “Quem comete alienação parental pode receber como punição a prisão preventiva ou incorrer em crime quando da desobediência de medidas protetivas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei Maria da Penha . Hoje cientificamente está comprovado que alienação parental na infância e na adolescência pode deformar a personalidade do indivíduo até a demência ou comportamentos patológicos. Nesta hipótese, é um crime que deve ser punido severamente", avalia o mestre em Direito Flávio Goldberg. 
A prisão preventiva é uma prisão cautelar que tem o objetivo de evitar que o acusado cometa novos crimes. Ela não poderá ultrapassar o prazo de 180 dias e, caso seja prorrogada por sentença, deve respeitar o prazo máximo de 360 dias.
A punição vai depender de cada caso, de acordo com o advogado: “O juiz irá analisar o caso concreto, podendo decidir por penas mais brandas até mais severas, desde uma advertência para que cesse a atitude do alienador até a retirada de sua guarda, suspendendo o pátrio poder em casos extremos”.
Liks dos sites utilizados para a montagem do trabalho
https://www.politize.com.br/alienacao-parental/#:~:text=Considera%2Dse%20ato%20de%20aliena%C3%A7%C3%A3o,cause%20preju%C3%ADzo%20ao%20estabelecimento%20ou
https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/11007/Alienacao-parental-aspectos-juridicos-e-psicologicos
http://blog.saudementalesucesso.com.br/alienacao-parental-voce-sabe-o-que-e-e-como-reagir-diante-dela/#:~:text=Tentar%20conversar%20com%20a%20pessoa,ajudar%20no%20que%20for%20poss%C3%ADvel.
https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,alienacao-parental-entenda-o-que-e-como-provar-e-qual-a-pena-para-quem-cometer-o-crime,70003395651#:~:text=%E2%80%9CQuem%20comete%20aliena%C3%A7%C3%A3o%20parental%20pode,pela%20Lei%20Maria%20da%20Penha.

Continue navegando