Buscar

Gêneros textuais

Prévia do material em texto

Gêneros textuais
O QUE SÃO GÊNEROS TEXTUAIS?
Classificação de acordo com as características dos textos
Gêneros textuais exercem uma determinada função social e acontecem em situações cotidianas da comunicação. Eles são classificados a partir de suas características e do contexto que envolve. São identificados por meio dos objetivos, circunstâncias, funções. A intenção comunicativa, as particularidades, a estrutura e o conteúdo são os aspectos que possibilitam a variação dos gêneros textuais. 
Os processos de comunicação do cotidiano acontecem por meio dos gêneros textuais, pois estão ligados a histórias. Apesar de eles terem estruturas próprias, os gêneros são flexíveis e se adaptam a linguagem. Vivem assim em constante evolução e a depender das necessidades podem surgir novos gêneros textuais. 
Diferença entre tipos e gêneros textuais
Quando estão estudando para o Enem ou outra prova de ingresso em Universidades, os estudantes normalmente confundem os conceitos de tipos de textos e gêneros textuais. Apesar da confusão, há diferenças entre os conceitos. 
A classificação dos tipos de textos é gerada a partir dos formatos. Possuem número limitado, ou seja, não são gerados novos. São divididos em: Texto narrativo; Dissertativo; Expositivo; Descritivo; Injuntivo.
Os gêneros textuais, por sua vez, são particularizados conforme o seu conteúdo. São flexíveis e permitem a criação de novos modelos. Além disso, suas estruturas e temáticas permitem que sejam colocados em modelos predefinidos de tipos textuais, o que significa que para cada tipo há um gênero. 
Alguns gêneros textuais são: romance; conto; fabúla; lenda; editorial; noticia; carta; bula de medicamentos; lista de compras; cardápio de restaurante.
Os gêneros dentro dos tipos textuais
Texto narrativo: um texto classificado no tipo narrativo possui uma estrutura básica formada por: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. Os textos desse tipo se caracterizam pela apresentação das ações de personagens em determinado tempo e espaço. Entre os gêneros textuais pertencentes ao tipo textual narrativo estão: romances, contos, fábulas, novelas e crônicas.
Exemplo: O trecho de romance abaixo foi retirado da obra “Senhora” de José de Alencar. 
Daí provinha talvez a expressão cheia de desdém e um certo ar provocador, que eriçavam a sua beleza aliás tão correta e cinzelada para a meiga e serena expansão d’alma.
Se o lindo semblante não se impregnasse constantemente, ainda nos momentos de cisma e distração, dessa tinta de sarcasmo, ninguém veria nela a verdadeira fisionomia de Aurélia, e sim a máscara de alguma profunda decepção.
Texto descritivo
O tipo descritivo possui textos que relatam ou descrevem acontecimentos, lugares ou seres. O texto narrativo, geralmente, possui adjetivos que transmitem as sensações do emissor. Os gêneros textuais que fazem parte dos textos descritivos são: diários, relatos de viagens, folhetos turísticos, cardápios de restaurantes, classificados, biografia, listas.
Exemplo: Observe a biografia abaixo retirada do site Guia Estudo. 
Abraham Lincoln nasceu em 12 de fevereiro de 1809 no Condado de Hardin, Kentucky, Estados Unidos. Filho de um agricultor de ascendência inglesa, passou a maior parte da sua infância no território de Indiana, região não escravista. 
Desde criança Lincoln já trabalhava no campo. No outono de 1818, aos 9 anos de idade, ficou órfão de mãe. No ano seguinte seu pai casou-se com Sarah Bush Johnston, que tornou-se a responsável por sua educação.
Texto expositivo
os textos expositivos têm a função de expor ideias empregando recursos de comparação, conceituação, definição, informação e descrição. Os gêneros textuais que fazem parte do tipo textual expositivo são: jornais, enciclopédias, resumos escolares, verbetes de dicionário, entre outros.
Texto argumentativo: esse tipo textual é usado com o objetivo de abordar um tema utilizando argumentações, ou seja, é um texto caracterizado por defesas de ponto de vista. Sua estrutura é formada por introdução, desenvolvimento e conclusão. Os artigos de opinião, os abaixo-assinados e manifestos são exemplos de gêneros textuais que pertencem aos textos argumentativos.
Texto injuntivo
o tipo textual injuntivo se caracteriza por indicar instruções, de modo que o emissor busque persuadir e orientar o interlocutor. Por isso, uma de suas característica é o uso de verbos no imperativo. Os gêneros que pertencem aos textos injuntivos são receitas culinárias, manuais de instruções, bula de remédio, entre outros.
Texto prescritivo: os textos prescritivos são aqueles têm por objetivo instruir o leitor em relação ao procedimento. Esses textos, de certa forma, impedem a liberdade de atuação do leitor, pois decretam que ele siga o que diz o texto. Essa tipologia textual abarca os gêneros textuais como leis, cláusulas contratuais, edital de concursos públicos, entre outros.

Continue navegando