Buscar

Recrutamento interno

Prévia do material em texto

Recrutamento interno
Ele traz mais benefícios para as empresas, pois dão oportunidade aos colaboradores de assumir novos cargos, valorizando assim os colaboradores. Para as empresas diminui muitos custos, como: anúncios de vagas em site, processos de treinamentos, turnover.
O recrutamento interno, apesar de ter um público mais limitado em relação ao externo, também pode ser feito de diferentes maneiras. São elas:  
Promoções: quando um profissional é promovido, um novo cargo está sendo ocupado na hierarquia da equipe, possibilitando a entrada de um novo funcionário na função desempenhada anteriormente. 
Recrutamento informal: como o nome já diz, esse tipo de recrutamento interno não possui regras tão rígidas, portanto, pode ser feito por meio de indicações de profissionais de outras áreas, bate papos com outras equipes etc. 
Abertura de vaga: é feita uma comunicação para todos os setores da empresa. Sendo assim, qualquer funcionário pode se candidatar. 
Transferências: quando ocorre uma movimentação de um funcionário para uma nova equipe ou departamento.  
no recrutamento interno a ideia é reaproveitar o funcionario em uma nova função. Dando oportunidade para uma pessoa a qual a empresa já conhece, evitando gastos e priorizando a valorização pessoal e profissional.
Vantagens 
· Retém os talentos
· Os funcionários já conhecem a cultura da empresa
· Redução de custos
· Incentiva a competição saudável
· Crescimento profissional, viabilizando o plano de carreira	
· Rapidez na seleção (agilidade) 
· Valorização do funcionário
· Autoconhecimento	
· Evitando o tournower ( a rotatividade)
· A empresa já conhece o perfil do funcionário
Desvantagens 
Existe o risco de o profissional aprovado não se adaptar à nova função, gerando também insatisfação por parte do líder; a vaga que ficou aberta devido à realocação do colaborador pode demandar um novo processo seletivo, exigindo uma nova programação do RH.
· Escassez. Os candidatos são poucos, se comparados às possibilidades oferecidas pelo mercado de trabalho. Por isso, um perfil adequado pode não ser encontrado.
· Conflitos internos. Por um lado, pode gerar rivalidade entre os colaboradores e, por outro, se o processo seletivo for inadequado, será difícil revertê-lo.
· Posição em aberto. Quando alguém é promovido, ele deixa uma posição desocupada, então em qualquer caso, é preciso considerar trazer outra pessoa. Até mesmo porque o ideal é não sobrecarregar os funcionários atuais com as antigas funções de quem foi promovido.
· Número reduzido de candidatos
· Necessidade de ajustamentos internos
· Conflito entre colaboradores que se candidataram ao mesmo cargo
· Desmotivação e perda de lealdade de trabalhadores não selecionados
· Possível saída de trabalhadores não selecionados para outras empresas
· Trabalhadores limitados à visão e à forma de trabalho da empresa
· Não possibilita a mudança e a entrada de sangue novo, aumentando a média de idades na empresa

Continue navegando