Buscar

PROVA AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Biologia
1.Daltonismo é a redução da capacidade de distinção entre algumas cores, geralmente entre verde e vermelho. É uma condição herdada geneticamente, embora existam relatos de pessoas que tiveram lesões oculares e passaram a apresentar essa dificuldade de diferenciar algumas cores. Explique qual é o mecanismo de transmissão dessa alteração, e qual é o sexo mais afetado. É uma deficiência genética ligada ao cromossomo X e como o homem possui um cromossomo X e um Y se o X tiver a deficiência ele já se torna daltônico. O daltonismo no sexo masculino é mais comum por que o homem só possui um cromossomo X, logo se ele for afetado, a condição do daltonismo será manifestada.
RESPOSTA: O daltonismo é uma condição genética hereditária comum (herdado), isto é, significa que é normalmente transmitido pelos pais.
O daltonismo em homens (masculino) é mais frequente que o daltonismo em mulheres (feminino), devido à hereditariedade e aos cromossomas envolvidos.
O cromossomo 23 é composto por duas partes ou dois cromossomos X no sexo feminino ou um cromossomo X e um Y, no caso do sexo masculino. O "gene" defeituoso para o daltonismo encontra-se apenas no cromossomo X. Então, para um homem daltónico apresentar um gene defeituoso só tem de aparecer no seu cromossomo X. No caso da mulher daltónica devem estar presentes em ambos os seus cromossomas X. Se uma mulher tem apenas defeito num gene ela é conhecida como uma "transportadora", todavia não vai ser daltónica. Quando tiver um filho ela vai dar um dos seus cromossomas X à criança. Se transmitir o cromossoma X com o gene defeituoso ao filho, ele será daltónico, mas se ele receber o cromossomo “bom”, ele não será daltónico.
Uma pessoa daltónica perante a incapacidade de distinguir as cores tem ao seu dispor algumas ferramentas e lentes que apenas pretendem, de alguma forma, melhorar a sua qualidade de vida, mas não são uma cura ou tratamento eficaz para o daltonismo.
2. A ovogênese refere-se à sequência de eventos pelos quais as ovogônias são transformadas em gametas femininos viáveis à reprodução humana. No que se refere ao período de desenvolvimento reprodutivo dos gametas femininos, Marque a alternativa correta.
RESPOSTA: A formação dos gametas se inicia durante o período de desenvolvimento intrauterino e se completa após a fecundação.
3. O núcleo celular é uma organela membranosa ausente em procariotos, mas presente em organismos eucariotos. Essa organela é formada por estruturas que participam de diversos processos biológicos, como por exemplo, divisão celular e transporte de moléculas do citoplasma para seu interior e vice-versa. Durante o processo do ciclo celular, mais precisamente na mitose, algumas mudanças ocorrem no núcleo celular.
RESPOSTA: I) Na telófase ocorre a reestruturação da carioteca;
II) Na anáfase ocorre a separação do material genético duplicado
4.Diferencie mutações cromossômicas de mutações gênicas.
RESPOSTA: A mutação gênica ocorre especificamente no gene, ou seja, é o procedimento pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA.
Enquanto a mutação cromossômica refere-se a qualquer alteração no número ou estrutura dos cromossomos.
5.Com base nas Leis de Mendel, assinale a alternativa correta:
RESPOSTA: Indivíduos com o genótipo AaBb produzirão os gametas AB / Ab / aB / ab
6.Gregor Mendel foi um monge, pesquisador, professor de ciências naturais, que fez importantes descobertas sobre a hereditariedade. Ele analisou o cruzamento entre ervilhas verdes e amarelas, lisas e rugosas, e fez várias análises que até hoje norteiam a genética. Ele viu que quando cruzava ervilhas de semente lisa com ervilhas de semente rugosa, nasciam somente sementes lisas. Essa geração de sementes lisas ele chamou de F1, e fez novos cruzamentos a partir daí.
RESPOSTA: Ao cruzar a geração F1 com F1, Mendel observou a seguinte geração de descendentes: 75% dos descendentes tinham aparência rugosa, e 25% tinham aparência lisa.
7.O daltonismo é uma doença hereditária recessiva ligada ao cromossomo X. Um homem daltônico casou-se com uma mulher normal heterozigota. Qual a probabilidade do casal de ter um filho do sexo masculino e daltônico?
RESPOSTA: 50% de chance, pois o pai é daltônico.
8.A produção de uma proteína é processada basicamente em duas fases. Observando o esquema abaixo, encontre a alternativa correspondente: Gene (DNA) → RNA → Proteínas.
RESPOSTA: Transcrição; Tradução
9.Explique o que é e qual a importância do processo de tradução para as nossas células.
RESPOSTA: A tradução ocorre nos ribossomos, que estão situados no citoplasma.
O mRNA é traduzido em proteína pela ação de uma variedade de moléculas de tRNA, cada uma específica para cada aminoácido, a sequência de nucleotídeos de uma molécula de mRNA é traduzida na sequência apropriada de aminoácidos de acordo com as determinações do código genético. 
A importância é a produção de proteínas. 
RNA mensageiro vai até o citoplasma e se liga a ribossomos. ... Ao final do processo, há a formação de uma nova proteína ou seja a célula lê a informação de uma molécula chamada RNA mensageiro (RNAm) e usa essa informação para construir uma proteína.
10.Um dos processos mais bem regulados e importantes de um organismo vivo é a replicação do DNA. Através dele as células se dividem, e os organismos crescem.
RESPOSTA: O processo de replicação em células eucariotas e procariotas é o mesmo.

Continue navegando