Buscar

AVALIACAO CONCEITOS E FUNÇÕES DA PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIACAO CONCEITOS E FUNÇÕES DA PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO
O surgimento do estudo do comportamento
1. Na experiência de Watson, a criança foi condicionada a ter medo de um ratinho branco; entretanto, passou a ter medo de gato branco também. Qual fenômeno corresponde essa situação? Generalização de estímulo.
2. A reação natural e não aprendida a um estímulo não condicionado, no condicionamento clássico, é conhecida de que maneira? Resposta incondicionada.
3. O que significa punição, para Skinner? Estímulo desagradável que enfraquece ou diminui a frequência do comportamento.
4. Qual é o objetivo do reforço? Aumentar a probabilidade de que um comportamento anterior será repetido.
5. O Behaviorismo define o comportamento como sendo: A interação entre aquilo que o indivíduo faz e o ambiente onde o seu fazer acontece.
Panorama do comportamento no campo psicológico: conceitos e tendências (primórdios e efeitos do
1. Levando em consideração a definição de comportamento sob a ótica da Teoria skinneriana, o que seria um estado comportamental. Um padrão de comportamento.
2. O que é comportamento no behaviorismo radical de Skinner? Uma atividade contínua e mutável.
3. Quais são os tópicos mais importantes na teoria da Percepção? Pensamento, atenção, consciência e propósito.
4. O que seria um pensamento para a teoria skinneriana? Comportamento perceptivo encoberto.
5. O que se pode dizer a respeito do modelo ELM (Elaboration Likehood Model) da teoria da persuasão? Escolha a única alternativa CORRETA das frases a seguir: Na rota periférica, o pensamento é atraído pela quantidade de argumentos e atratividade da fonte.
A psicologia do comportamento desviante
1. Qual é o primeiro exame padronizado exclusivo para o uso no sistema penal do Brasil, o qual pretende avaliar a personalidade do preso e prever a reincidência criminal, buscando separar os bandidos comuns dos psicopatas?​​​ Escala Hare PCL-R. 
2. Para o juiz, no contexto forense, qual é o principal documento elaborado pelo psicólogo assistente técnico, seja na área cível ou na área criminal? O parecer crítico.
3. Os instrumentos projetivos ou testes projetivos são amplamente usados por psicólogos que conduzem avaliações a pedido dos integrantes do sistema de justiça criminal. Sobre a técnica de Rorschach, assinale a alternativa correta.​​​​​​​ A produção de respostas no Rorschach envolve processos de atenção, percepção, tomada de decisão e análise lógica. 
4. Em um processo judicial, a produção de prova pericial é uma forma de revelar ao juiz a verdade sobre determinado fato. Considerando a perícia, assinale a alternativa correta.​​​​​​​ Um processo judicial poderá estar instruído por diversos documentos que as partes consideram importantes para a causa.
5. Em uma situação de perícia, o indivíduo periciado solicita ao psicólogo-perito que não revele parte do que ele lhe disse durante a entrevista, pois teme que essas informações possam prejudicá-lo. De acordo com o exposto, a atitude adequada do psicólogo-perito diante dessa solicitação é:​​​​​​​ proteger por sigilo os dados irrelevantes para o foco da perícia.
Conceitos e funções da psicologia
1. Analise as afirmações abaixo e marque a que está CORRETA sobre as doutrinas de psicologia. O behaviorismo concentra-se no comportamento que pode ser observado e medido.
2. A doutrina behaviorista se afirmou a partir de 1913 com o famoso artigo de Watson (1849-1936) chamado Psychology as the Behaviorist views  it​​​​, onde apresentou uma posição radical contra toda e qualquer psicologia que pensasse e admitisse a existência da consciência como sendo objeto de estudo da psicologia. Sobre o behaviorismo, marque a opção CORRETA. O comportamento, para essa doutrina, é uma reação ou resposta do “sujeito” observado a uma determinada situação.
3. O desprendimento da Psicologia da Filosofia foi o desenvolvimento da Psicologia como ciências humanas, quando toma consciência de que o conhecimento científico não é filosófico. Esse desprendimento ocorreu em meados do séc. XIX quando surgiram as ciências humanas com a adoção de metodologias empíricas aceitas como ciência. Quais as diferenças entre a Psicologia com sua ligação com a Filosofia e a Psicologia científica? Filosofia - faculdades inatas e metafísicas da Psicologia Científica-Redução dos fenômenos psíquicos aos fenômenos orgânicos e experimentais
4. “Os estudos da percepção e a sensação do movimento trouxeram uma importante contribuição para a psicologia, pois a descoberta da influência da percepção no comportamento revolucionou os princípios fundamentais da ciência”. Esta afirmativa se refere a qual doutrina da psicologia? Gestalt.
5. A psicologia é uma ciência secular de difícil apreensão de sua totalidade, tendo em vista as diversas doutrinas e métodos de investigação situando-se no imenso domínio das ciências exatas, biológicas, naturais, humanas e, mais recentemente, na neurociência. Essa diversidade ​​​​​​​deve-se à variação das práticas psicológicas, que muitas vezes se entrelaçam. Qual a área de atuação do Psicólogo social? Realiza atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários no âmbito da saúde, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social.
Resultados de avaliações
Avaliação (CONCEITOS E FUNÇÕES DA PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO) - Aprovado 22/06/2021 às 11:56
Questão 1 Peso: 20%
Qual é o primeiro exame padronizado exclusivo para o uso no sistema penal do Brasil, o qual pretende avaliar a personalidade do preso e prever a reincidência criminal, buscando separar os bandidos comuns dos psicopatas?​​​
Escala Hare PCL-R.
Resposta correta!
Questão 2 Peso: 20%
Analise as afirmações abaixo e marque a que está CORRETA sobre as doutrinas de psicologia.
O behaviorismo concentra-se no comportamento que pode ser observado e medido.
Resposta correta!
Questão 3 Peso: 20%
Na experiência de Watson, a criança foi condicionada a ter medo de um ratinho branco; entretanto, passou a ter medo de gato branco também. Qual fenômeno corresponde essa situação?
Generalização de estímulo.
Resposta correta!
Questão 4 Peso: 20%
A reação natural e não aprendida a um estímulo não condicionado, no condicionamento clássico, é conhecida de que maneira?
Resposta incondicionada.
Resposta correta!
Questão 5 Peso: 20%
Levando em consideração a definição de comportamento sob a ótica da Teoria skinneriana, o que seria um estado comportamental?
Um padrão de comportamento
Resposta correta!

Outros materiais