Buscar

Instituições e Transformações Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A primeira instituição com a qual temos contato desde o nosso nascimento é a familiar. Nela, recebemos as referências culturais como nossa língua, e somos orientados a seguir esta ou aquela religião, enfim, a família nos molda a partir de suas próprias pré-noções e crenças. Como vimos, nenhuma instituição está alheia às mudanças sociais que as cercam e, no caso da família, é perceptível ver na atualidade os novos arranjos existentes.
A próxima instituição que vou descatar também molda o indivíduo ainda em sua infância é a religiosa, em suas diversas manifestações. Dificilmente haverá uma sociedade na história que não possua alguma ligação com o sagrado e com símbolos, mitos, crenças e tradições. Algumas religiões resistiram às situações tempestuosas, passaram por modificações e readaptações, e permanecem na atualidade, mesmo que tenha havido certa perda da identidade na pós-modernidade.
Uma instituição pode ser entendida como uma estrutura criada pela sociedade com características específicas e que serve aos seus próprios interesses. A primeira ideia que precisamos nos lembrar é que as instituições não são estáticas,e passam por profundas transformações no decorrer dos tempos, uma vez que a própria sociedade também passa por mutações.
No decorrer da história da humanidade, o Estado assumiu diversas formas, mas para que nosso estudo fique mais delimitado vamos tomar comoexemplo a constituição do Estado brasileiro.
Antes de sermos Brasil, éramos colônia de Portugal, isto é, não tínhamos qualquer tipo de organização político-administrativa autônoma, éramos súditos, não cidadãos. Isso quer dizer que o Estado brasileiro não existia? Exatamente. O Estado passou somente a existir a partir da proclamação dendependência de Portugal e com nossa primeira constituição, em 1824. Não deixamos de ser Brasil, mas desde o nosso nascimento, enquanto Estado Nação, passamos por diversos governos: império, república oligárquica, ditadura civil, república democrática, ditadura civil-militar e por fim o retorno à democracia (desde 1985). Os governos mudaram, mas o Estado permaneceu.
Os Tempos mudaram muito é a forma de pensar também, mas nunca deixou de existir a desigualdade, estamos no seculo XXI e ainda sofremos com isso.
Sofremos criticas sobre nossa cor, sobre nossas crenças, sobre nossa opção sexual e entre outras coisas, as vezes se esquecemos ue somos livres e podemos fazer oque quiser da nossa vida, por que estamos com medo do que os outros vão pensar.
Vai ser muito dificil mas vamos um dia conseguir vencer esta guerra, e com isso a base familiar e a sociedade tem que ajudar as instituições de ensino a acabar com a desigualdade.
As familias devem ensinar seus filhos desde bem pequenos a não ter desigualdade, a sociedade tem que apreender a não criticar as pessoas, e com isso as escolas vão conseguir fazer a sua parte, ensinando os alunos a serem iguais, e não terem desigualdade.
Com isso, juntando todos esses conceito (base) da sociedade o respeito que e ensinado dentro de casa que todos que estão ao seu redor precisa ser respeitados dependente de etnia, crença, diversidade, nação, tradição e fazendo assim entender que aquele grupo de indivíduos tem as suas diferenças dentro desse ajuntamento,portanto, o estado e instituições sociais pode ministrar isso de formar sucinta.

Continue navegando