Buscar

PROVA Estudo Transversal V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A+A-A
	Acadêmico:
	Roseli Maria Mistura Pohlmann (1290797)
	Disciplina:
	Estudo Transversal V (17603)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:661416) ( peso.:10,00)
	Prova Objetiva:
	30023756
Parte superior do formulário
	1.
	A tecnologia da informação é gerada e explicitada devido ao conhecimento das pessoas, e tem sido cada vez mais intensamente empregada como instrumento para os mais diversos fins. É utilizada por indivíduos e organizações para acompanhar a velocidade com que as transformações vêm ocorrendo no mundo, para aumentar a produção e melhorar a qualidade dos produtos, além de servir como suporte à análise de mercados e tornar ágil e eficaz a interação com mercados, com clientes e até com competidores. Sobre as ferramentas descritas por Terra (2004) que possibilitam a prática de gestão de conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: TERRA, José C. Cyrineu. Perspectiva prática da implantação da Gestão do Conhecimento na era do conhecimento. São Paulo: Serinews, 2004.
	
	a) Sistemas para a Construção de bases inteligentes de conhecimento: permite a partilha de informações de forma estática com foco em estratégias internas da organização.
	
	b) Groupware: permite que grupos de pessoas possam trabalhar em conjunto mesmo havendo a distância, aumentando a colaboração e a comunicação interpessoal.
	
	c) Business Intelligence (BI): permite manipular grandes quantidades de dados operacionais por meio de ferramentas de mineração de dados, como o Data Mining e Data Warehouse.
	
	d) Software de Inteligência Competitiva: trata de oferecer informações de tomada de decisão sobre o ambiente da organização, utilizando técnicas da computação ubíqua, ontologias e web semânticas.
	 
	 
	2.
	A Gestão do Conhecimento tem tudo a ver com o Capital Intelectual. Segundo Fleury & Fleury (2001), a sociedade contemporânea, impulsionada pela globalização da economia e pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), está impondo uma competição entre as organizações sem precedentes. Diante desse cenário de mudanças e complexidade crescente, afirmar que o recurso mais valioso das organizações são as pessoas já se tornou comum. Embora com significados e implicações diferentes, os termos capital humano, capital intelectual, inteligência competitiva e gestão do conhecimento tornaram-se expressões de ordem das empresas. Sobre a definição de capital intelectual, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 2, n. Especial, p. 183-196, 2001.
	
	a) O capital intelectual se refere às capacidades técnicas para realizar determinadas tarefas, desenvolvidas a partir de teoria e prática. São as capacidades que nascem com cada um tanto no aprendizado quanto na execução de habilidades.
	
	b) O capital intelectual é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento através de fatores cognitivos. A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.
	
	c) O capital intelectual é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros e de gerirmos bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.
	
	d) O capital intelectual é o patrimônio de conhecimento, um ativo intangível em uma organização. A base estratégica para a criatividade, inovação e competitividade, usando o conhecimento para facilitar a tomada de decisões, proporciona maior agilidade ao fluxo de informações e para reduzir custos.
	3.
	O conhecimento é um ativo extremamente importante nas organizações e inúmeras são as definições de Gestão do Conhecimento. Segundo Runte (2011), são vários os aspectos relacionados à Gestão do Conhecimento: papel da alta administração, cultura e estrutura organizacionais, práticas de gestão de recursos humanos, impacto dos sistemas de informação e mensuração de resultados, alianças estratégicas, entre outros. Esta abordagem reflete a compreensão de que a Gestão do Conhecimento implica, necessariamente, na coordenação sistêmica de esforços em vários planos: organizacional e individual; estratégico e operacional e normas formais e informais. Sobre as definições da Gestão do Conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: RUNTE, Glória Irene Braz da Cunha. Gestão do Conhecimento: os desafios da implantação de um modelo integra o caso ANS. Dissertação de mestrado em Administração Pública. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/9063/1422899.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
	
	a) A Gestão do Conhecimento tem uma história relativamente curta, embora suas origens remontem aos primórdios da Ciência da Computação, da Administração, bem como da Ciência da Informação.
	
	b) A gestão do conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Termos como "capital intelectual", "capital humano", "capacidade inovadora", "ativos intangíveis" ou "inteligência empresarial" já fazem parte do dia a dia de muitos executivos.
	
	c) Os conceitos de dados, informação e conhecimento, no campo da Ciência da Computação, coincidem apenas em parte com os demais campos relacionados à Gestão do Conhecimento.
	
	d) Segundo os gurus da área de Gestão de Conhecimento, Nonaka e Takeuchi, os conhecimentos nas organizações devem ser gerenciados de forma articulada e cíclica, denominada de Espiral do Conhecimento.
	4.
	O conhecimento se faz presente em toda história do ser humano, representando o pilar fundamental das comunidades, regiões e organizações. Está aquém dos aspectos históricos, pensamentos ou crenças e suas formas de disseminação estão diretamente relacionadas com o que o indivíduo sabe e como ele compartilha esse conhecimento, seja ele tácito ou explícito. Sobre a definição de conhecimento tácito, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Ocorre por meio da linguagem formal chamada de informação. Pode ser transmitido facilmente entre os indivíduos, pois é registrado em algum tipo de material físico, que pode ser compartilhado através de uma simples ferramenta.
	
	b) Tipo de raciocínio que se elabora exclusivamente a partir da crença e da fé, é definido como sendo uma mistura fluida de experiência que proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações.
	
	c) Diz respeito ao conhecimento cognitivo humano, adquirido em outras experiências, difícil de ser documentado ou até mesmo verbalizado, pois só é possível transmitir ao outro através da transferência de experiências e pelo que se sabe e domina na prática.
	
	d) Resulta do know-how e insights que ajudam às pessoas a discernir e julgar o uso apropriado da informação para tomada de decisões.
	5.
	A gestão do conhecimento é uma área de extrema importância nas organizações. Tanto em seus ambientes internos como externos, os processos corporativos são gerados através do conhecimento que está na mente das pessoas e em suas atividades, em que se busca modelar a estrutura das atividades executadas. Sobre os cinco elementos que fazem parte dos processos de gestão do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) (1) Identificar o conhecimento, (2) registrar o conhecimento, (3) visualizar o conhecimento, (4) compartilhar o conhecimento e (5) utilizar o conhecimento.
	
	b) (1) Identificar o conhecimento, (2) criar o conhecimento, (3) armazenar o conhecimento, (4) compartilhar o conhecimento e (5) usar o conhecimento.
	
	c) (1) Criar o conhecimento, (2) analisar o conhecimento, (3) registrar o conhecimento, (4) disseminar o conhecimento e (5) controlar o conhecimento.
	
	d) (1) Analisar o conhecimento, (2) armazenar o conhecimento, (3) visualizar o conhecimento, (4) controlar o conhecimento e (5) compartilhar o conhecimento.
	6.
	As organizações estão adotando iniciativas para gerenciar o conhecimentoem busca de vantagem competitiva sustentável. A gestão do conhecimento pode ser considerada um conjunto de processos que visa à criação, armazenamento, disseminação, utilização e mensuração do conhecimento dentro da organização. Para refletir os resultados estratégicos ou operacionais destas organizações, existem diversos indicadores voltados às iniciativas de gestão de conhecimento e capital intelectual. Sobre os exemplos de indicadores da gestão do conhecimento e capital intelectual, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Quantidade de processos organizacionais institucionalizados, qualidade de defeitos registrados, aumento do escopo e custo do projeto, quantidade de pessoas formadas e treinadas em gestão do conhecimento etc.
	
	b) Quantidade de recursos tecnológicos integrados para a gestão do conhecimento, quantidade de pessoas certificadas em gestão de projetos e quantidade de pessoas formadas na área de desenvolvimento de software.
	
	c) Quantidade de pessoas formadas e treinadas em gestão de conhecimento, quantidade de grupos de discussão existentes, quantidade de documentos disponíveis na memória organizacional, aumento de produtividade, redução de reclamações dos clientes etc.
	
	d) Quantidade de grupos de discussão existentes, aumento de produtividade, recursos tecnológicos planejados versus realizados no projeto de software, a redução de reclamações dos clientes etc.
	7.
	A criação do conhecimento tácito ou explícito está diretamente relacionada com o que o indivíduo sabe e como ele compartilha este conhecimento. Para melhor demonstrar como o conhecimento se materializa, ou seja, se concretiza, Nonaka e Takeuchi (2008, p. 43) sugerem quatro padrões básicos para a criação do conhecimento em qualquer organização: de tácito para tácito, de explícito para explícito, de tácito para explícito e de explícito para tácito. Sobre a definição destes quatro padrões, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NONAKA, Ikujiro e TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do Conhecimento na Empresa: como as empresas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
	
	a) De explícito para tácito: significa adquirir conhecimento e habilidades através da observação, imitação e prática.
	
	b) De tácito para explícito: quando consegue fundamentar seu conhecimento tácito através de artefatos, atividades e documentação.
	
	c) De explícito para explícito: adquirir conhecimento através de estudos e reformular seu próprio conhecimento através do que foi aprendido.
	
	d) De explícito para tácito: significa adquirir conhecimento ao coletar dados e informação de muitas fontes diferentes.
	8.
	Cada vez mais, a infraestrutura tecnológica se faz presente nos processos de negócios, fortalecendo os ambientes organizacionais e as competências dos colaboradores. Desse modo, na implementação da gestão do conhecimento organizacional, existe um conjunto de ferramentas tecnológicas com o objetivo de oferecer maior acesso ao conhecimento, fortalecendo os canais de comunicação e eliminando suas distâncias. Com relação às principais ferramentas utilizadas para as práticas da gestão do conhecimento destacam-se os "Portais Corporativos". Sobre a definição de Portais Corporativos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Útil em organizações que utilizam variados tipos de sistemas, com diferentes tecnologias e fornecedores, sendo imprescindível o atendimento a requisitos como escalabilidade, flexibilidade e interoperabilidade.
	
	b) São programas que demonstram um comportamento inteligente similar ao de uma pessoa que é especialista em um assunto na solução de um problema, a fim de tratar problemas pouco estruturados através de técnicas computacionais.
	
	c) É um sistema capaz de proporcionar integração e comunicação entre especialistas, executivos e demais usuários de uma intranet que permite organizar, compartilhar e disponibilizar as informações de interesses em um único local, como suporte à tomada de decisão, na qual seus empregados compartilham experiências em fóruns, chats, registram documentações etc.
	
	d) Ferramenta para tornar mais prática a relação do usuário com os dispositivos móveis como forma de manipulação e acessibilidade às funcionalidades de sistemas, convertendo a informação textual em áudio para o usuário.
	9.
	O conhecimento se faz presente em toda história do ser humano, representando o pilar fundamental das comunidades, regiões e organizações. Está aquém dos aspectos históricos, pensamentos ou crenças e suas formas de disseminação estão diretamente relacionadas com o que o indivíduo sabe e como ele compartilha esse conhecimento, seja ele tácito ou explícito. Sobre a definição de conhecimento explícito, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Tipo de raciocínio que se elabora exclusivamente a partir da crença e da fé. É definido como sendo uma mistura fluida de experiência que proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações.
	
	b) Diz respeito ao conhecimento cognitivo humano, adquirido em outras experiências, difícil de ser documentado ou até mesmo verbalizado, pois só é possível transmitir ao outro através da transferência de experiências e pelo que se sabe e domina na prática.
	
	c) Resulta do know-how e insights que ajudam às pessoas a discernir e julgar o uso apropriado da informação para tomada de decisões.
	
	d) Ocorre por meio da linguagem formal chamada de informação, pode ser transmitido facilmente entre os indivíduos, pois é registrado em algum tipo de material físico, que pode ser compartilhado através de uma simples ferramenta.
	10.
	Segundo Gomes e Braga (2001), a Inteligência Competitiva (IC) é a habilidade e capacidade de usar o conhecimento para buscar uma posição competitiva, considerada um processo sistemático e ético, ininterruptamente avaliado com identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação da informação estratégica para a organização, viabilizando seu uso no processo decisório. Sobre as principais funções da inteligência competitiva, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência Competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
	
	a) Definir estratégias de gestão de conhecimento para subsidiar o processo de tomada de decisão, avaliando as tendências e políticas de qualidade, a fim de oferecer novos recursos e ferramentas utilizadas nos processos organizacionais.
	
	b) Serve para avaliar as oportunidades e as ameaças organizacionais, adotando novos mecanismos de suporte à tomada de decisão e criando políticas e estratégias de qualidade, a fim de atingir maior assertividade e produtividade em todos os projetos organizacionais.
	
	c) Tem como função orientar toda equipe da organização a avaliar as ameaças dos projetos e aplicar mecanismos para o suporte à tomada de decisão, criando processos e planejando novas estratégias de relacionamentos com os concorrentes no mercado de trabalho.
	
	d) Tem como função alertar, com a devida antecipação, para o surgimento de oportunidades e ameaças; subsidiar o processo de tomada de decisão; avaliar e monitorar concorrentes, setores de negócios e tendências sociológicas e políticas; e subsidiar o planejamento estratégico e a estratégia do processo.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas
Parte inferior do formulário

Continue navegando