Buscar

Estudo Dirigido Sistema Cardiovascular

Prévia do material em texto

1-Como você classificaria o coração?
Classifico o coração como uma bomba, que promove o transporte do sangue para todo o organismo através do movimento de seus compartimentos.
2-Qual seria a real função do coração?
Bombear sangue para todo o corpo.
3-Quantos compartimentos o coração tem? E quais seriam estes?
Quatro compartimentos que são:
Átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo. 
4-Quais são os nomes das válvulas ou valvas atrioventriculares?
Localizada no lado direito se chama válvula tricúspide. 
Localizada no lado esquerdo se chama bicúspide ou mitral.
5-Quais são os nomes das válvulas ou valvas semilunares? 
Localizada no lado direito valva semilunar pulmonar.
Localizada no lado esquerdo valva semilunar aórtica. 
6- Discorra sobre a circulação sistêmica e circulação pulmonar.
Pequena circulação (pulmonar): 
O sangue venoso (rico em CO2) chega pela veia cava superior e veia cava inferior, desembocando no átrio direito que recebe o sangue, ele passa pela valva atrioventricular tricúspide havendo a abertura da mesma para a passagem do sangue, chegando ao ventrículo direito, passando pela valva semilunar pulmonar, passando então para o tronco pulmonar, chegando até as artérias pulmonares e chegando ao pulmão. 
Grande circulação (sistêmica):
O sangue venoso (rico em CO2) chega pela veia cava superior e veia cava inferior, desembocando no átrio direito que recebe o sangue, ele passa pela valva atrioventricular tricúspide havendo a abertura da mesma para a passagem do sangue, chegando ao ventrículo direito, passando pela valva semilunar pulmonar, passando então para o tronco pulmonar, chegando até as artérias pulmonares e chegando ao pulmão. Retornando do pulmão esse sangue retornara pelas veias pulmonares, o sangue vindo dos pulmões é um sangue arterial rico em oxigênio, chega até o átrio esquerdo, ele passa pela valva bicúspide, chegando até o ventrículo esquerdo, passando pela valva semilunar aórtica, esse sangue saíra pela artéria aorta, enfim o sangue irá será levado para todo o corpo. 
7-O que entende por sistema porta?
 A condução do sangue é pelos vasos maiores e a distribuição pelos capilares que terão buraquinhos chamados de fenestrados no qual é permitido a passagem de nutrientes e oxigênios. Então em algumas regiões do organismo tantos nossos quanto dos nossos pacientes, essa segunda rede de capilares vai reaproveitar o que foi descartado, pois o que o organismo precisar reter é o que ele está precisando naquele momento, se ele não precisar ele vai excretar, só que em algumas situações o que ele está excretando vai passar por uma segunda rede de capilares no qual chamamos de sistema porta, sistema porta hepático (recebe próximo ao fígado), sistema porta renal e porta hipotalâmico hipofisário. 
8- Quais seriam as diferenças entre fluxo de volume e difusão?
Fluxo de volume é a trajetória dos líquidos, nesse caso, o sangue, por meio dos tubos (vasos sanguíneos), onde a vantagem é sua rapidez, como por exemplo quando o sangue é bombeado pelo coração na artéria aorta e atinge todas as partes do corpo em alguns segundos. E esse transporte ocorre por meio da diferença de pressão, onde o sangue segue um caminho de maior pressão (por exemplo artéria aorta) para um local de menor pressão (o resto do corpo através dos capilares como no exemplo).
Difusão sanguínea é o principal mecanismo que proporciona o transporte de substancias do sangue para o liquido intersticial ou vice-versa, ocorrendo sempre a favor de um gradiente de concentração.
Exemplo: Sangue arterial distribuído pela artéria aorta, arteríola e capilares arteriais, esse sangue vem rico em O2 e as nossas células estão precisando de oxigênio, o sangue está cheio de oxigênio, então quando passar aquele capilar com O2 e nutrientes, aquela célula que está rica em CO2 e subprodutos ela vai trocar, em um determinado momento aquele capilar que era arterial se torna venoso. Então por um gradiente de concentração de um lugar que tenha muito oxigênio ele se tende a um lugar que não tenha oxigênio e vice-versa com gás carbônico.

Continue navegando