A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Avaliação Virtual - Sociedade, cultura e educação

Pré-visualização | Página 1 de 1

1 A nova mentalidade que predominou a partir do final da Idade Média e no início da modernidade foi forjada por eventos e movimentos que acarretaram mudanças e atuaram como dinamizadores do processo de superação do modelo de sociedade medieval. Com relação a estes eventos e movimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As grandes navegações, marcadas pelos eventos da descoberta da América, por Cristóvão Colombo; chegada às Índias, por Vasco da Gama, e descoberta do Brasil, por Pedro Álvares Cabral
(    ) O movimento do renascimento científico foi marcado pelo racionalismo no entendimento da natureza, que por sua vez estimulou as pesquisas científicas e laboratoriais.
(    ) O movimento do Teocentrismo, em que Deus passa a ser considerado o centro das atenções.
(    ) O movimento da reforma religiosa ou Reforma Protestante, que teve como líder Lutero, na Alemanha do século XVI, caracterizou-se por apresentar críticas no âmbito religioso, político e econômico.
A - F-F-V-V
B - V-V-F-V
C - F-V-F-V
D - V-V-F-F
2 (QUESTÃO ENADE PRODUZIDA INTERNAMENTE)
A cultura legítima, referendada pelos exames e diplomas, vem a ser aquela pertencente às classes privilegiadas. Logo, para os filhos de camponeses, de operários, de empregados ou de pequenos comerciantes, a cultura escolar é aculturação. (BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura.
Florianópolis: Editora da UFSC, 2014, p.37).
No fragmento acima, Bourdieu e Passeron,
A - ressaltam a centralidade e importância da cultura na sociedade contemporânea.
B - apontam para o fato de que a cultura legítima de uma sociedade é aquela que tem origem nas classes populares, especialmente entre os não escolarizados.
C - sinalizam que, em uma mesma sociedade, existem diversas culturas, que são desigualmente valoradas em função dos recortes de classe social.
D - enfatizam a importância da instituição escolar, que, com seus exames e diplomas.
3 - No período conhecido como Modernidade, a Sociologia passou a ter a oportunidade de conhecer e estudar os períodos que lhe foram anteriores, como as Idades Antiga e Média, com suas formas de compreender a realidade que os cerca, bem como seus sistemas políticos. Sobre o sistema político no período medieval, análise as seguintes afirmativas;
I Foi Etnocêntrico.
II Foi  Antropocêntrico.
III Foi Teocêntrico.
IV Foi  Democrático.
A - Apenas a afirmativa I e II estão corretas.
B - Apenas a afirmativa III está correta
C - Apenas a afirmativa II está correta
D - Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
4 A Sociologia teve contribuição de muitas mentes brilhantes que ao longo de sua história contribuíram muito para o seu desenvolvimento. Dentre eles há os que são considerados grandes clássicos da Sociologia. Sobre esses pensadores, análise as afirmativas.
(   ) Comte , na sociologia é considerado um autor clássico.
(   )  Marx, na sociologia é considerado um autor clássico.
(   ) Durkheim , na sociologia é considerado um autor clássico.
(   ) Weber , na sociologia é considerado um autor clássico.
A - V,V,F,F
B - F,F,V,V
C - F,F,F,V
D - V,V,V,V
5 - (QUESTÃO ENADE PRODUZIDA INTERNAMENTE)
Max Weber é considerado um dos fundadores das ciências sociais, desenvolveu interpretações e conceitos sobre o mundo social que permanece como referências de análise até os tempos atuais. A respeito de interpretações e conceitos elaborados pelo referido autor, assinale V quando a opção for verdadeira e F quando a opção for falsa.
(  ) Ao trabalhar a esfera dos valores, elaborou o conceito de mais valia;
(  ) Em suas obras ele usou o termo: "desencantamento do mundo";
(  ) Decodificou as leis do capitalismo e analisou as relações de produção como relações de exploração;
(  ) A Ação Social é um conceito que Weber estabelece para as sociedades humanas e a essa ação só existe quando o indivíduo estabelece uma comunicação com os outros.
A sequência correta é:
A - F,F,V,V
B - F,F,V,F
C - F,V,F,V
D - V,F,V,F
6 - A partir da segunda metade do século XVIII, com a  Revolução Industrial e o surgimento do proletariado, cresceram as pressões para uma maior participação política e a urbanização se intensificou, recriando uma paisagem industrial muito distinta da que antes existia. Essa classe que ficou conhecida como proletariado. Sobre o assunto/tema proletariado, análise as alternativas a seguir:
(   ) Trabalhadores, que vendem sua mão de obra.
(   ) Servo, que orientam a população rumo à salvação.
(   ) Escravo, que passa a exercer suas funções de modo mais dinâmico.
(   ) Clero, que passa a se converter em grande empresário.
A - F,V,V,V
B - V,F,F,F
C - F,F,V,V
D - V,V,F,F
7 - A Revolução Industrial representou um grande momento da história humana, tornando o processo de produção mais sofisticado do que era no processo artesanal. As condições de trabalho eram as mais precárias possíveis (crianças, mulheres e homens trabalhando 16 horas por dia e recebendo salários miseráveis). O ambiente era insalubre. A alimentação precária, a falta de aquecimento apropriado e o excesso de indisciplina tornavam os trabalhadores expostos a frequentes acidentes. Sobre o grupo social/tema que essas pessoas exploradas pertencem, análise as afirmativas:
(   ) Trabalhadores.
(   ) Sacerdotes.
(   ) Senhor Feudal.
(   ) Proletariados.
A - V,F,F,V
B - F,V,V,F
C - F,F,V,V
D - V,V,F,F
8 - No início do período conhecido como modernidade , houve mudanças nas concepções de ser e de estar no mundo.  O racionalismo passa a ser mais valorizado com o objetivo de compreender a estrutura do mundo natural e seu funcionamento. Assinale a única opção que está relacionada com a temática racionalidade no contexto histórico descrito.
A - Racionalismo é a crença de ser possível influenciar o curso dos acontecimentos e produzir efeitos espirituais.
B - O ser humano pode chegar pela razão, a verdades de valor absoluto. Seja a partir de fatos, os quais, ultrapassando a mera força dos sentidos.
C - O racionalismo pregava as ideais de transmigração da alma..
D - O racionalismo estuda os segredos da natureza e a sua relação com o homem, criando, assim, um conjunto de teorias e práticas que visam ao desenvolvimento integral das faculdades internas espirituais e ocultas do Homem.
9 - A sociedade medieval tinha uma estrutura bastante rígida. Era praticamente certo que as pessoas que pertenciam a uma determinada classe social, principalmente as pessoas mais humildes, nasceriam e morreriam nessa categoria, sem a oportunidade de ascender socialmente. Sobre a situação social no período medievo, análise as alternativas
I A população em sua grande maioria acreditava que a situação social era decorrente da Vontade de Deus.
II  A população acreditava que a situação social era o resultado da falta de estudo.
III  Para os senhores feudais a situação social de miséria da maior parte da população era  culpa da religião.
IV  Para a maioria da população da época , era um contexto social que podia ser mudado facilmente.
A - Apenas a afirmativa I está correta
B - Apenas a afirmativa IV está correta
C - Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
D - Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
10 - A Sociologia nasceu num ambiente de profundas mudanças sociais. Assim, a ciência que estuda a sociedade foi construída paulatinamente, com as correntes de pensamento que estabeleceram os alicerces da modernidade europeia. Sobre esses alicerces, análise as afirmativas:
I  Racionalismo e Teocentrismo.
  
II Iluminismo e Teocentrismo.
III Racionalismo, Empirismo e Iluminismo.
IV Racionalismo, Empirismo e Teocentrismo.
A - Apenas as afirmativas I e II estão corretas
B - Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
C - Apenas a afirmativa III está correta
D -Apenas a afirmativa I está correta