Buscar

Papéis do Administrador na Teoria de Mintzberg

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE TERRA NORDESTE
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GABRIELA BARBOSA PINHO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Autoavaliação 
01   - Um papel “é um conjunto de expectativas de comportamento de um gerente” (Daft, 2010, p. 21). No desempenho de suas funções, os administradores exercem papéis diversos, agrupados em três categorias, segundo a tipologia proposta por Mintzberg. Uma categoria de papéis refere-se às atividades relativas à manutenção e desenvolvimento de uma rede de informações.
São papéis dessa categoria:
 A – Líder: ligação
 B) – Negociador; líder
 C) – Disseminador; empreendedor
 D) – Monitor: disseminador
 E) – Empreendedor: ligação
2 - Mintzberg identifica dez papéis específicos aos profissionais de administração, sendo estes papéis distribuídos em três categorias. Cada papel representa atividades que os profissionais conduzem para cumprir as funções do processo administrativo. Nesse contexto, a atividade que envia informação para os membros de outras organizações, envia memorandos, relatórios telefonemas e contatos pertence a que categoria e papel respectivamente:
 A)   Decisório e ligação
 B)   Interpessoal e Representação
 C)   Informacional e Disseminação
 D)   Negociação e porta voz
 E)   Representação e Mediação
Item correto : D, C 
RESENHA CRÍTICA 
O administrador desempenha um papel importante na nossa situação atual, pois a constituição da organização partiu dele. Portanto, devemos analisar a importância dos administradores.
Em uma primeira análise, deve-se enfatizar particularmente que no modelo de mundo (global) em que vivemos, o administrador tem como função principal, além de ter uma visão bem estruturada para formular soluções para resolver o problema. Problemas com a empresa ou organização. Desta forma, o administrador deve perceber que suas responsabilidades são enormes, pois visa tornar a organização mais eficiente e estruturada.
Na segunda análise, é importante enfatizar a gestão da empresa, pois a partir deste ponto, ela passa a gerenciar o dia a dia da equipe, que é responsável por planejar e executar estratégias que ajudem a empresa a atingir seus objetivos. Portanto, é óbvio que toda empresa precisa de um administrador para ter uma organização eficiente, pois com a ajuda dele, a empresa obterá rapidamente um ambiente organizado para promover o crescimento.

Outros materiais