Buscar

Ed 2 de protostomados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ed2 protos
1	Quais as sinapomorfias de Metazoa?
2	Definir Lophotrochozoa e Ecdyzoa com base em características não moleculares.
3	Qual filo entre os Radiata deve ser grupo-irmão dos Bilateria? Justifique.
4	Discuta o posicionamento do filo Arthropoda em relação ao filo Annelida na filogenia baseada em dados morfológicos e naquela baseada em dados moleculares.
1 -Segundo Ventura, as sinapomorfias dos metazoas seriam enumeradas assim: 
· Multicelularidade ou organização multicelular;
· desenvolvimento embrionário com clivagem do tipo radial; 
· presença de mecanismos de junção nas células dos tecidos epiteliais; 
· produção de espermatozoides uni flagelados e, talvez; 
· aparecimento do colágeno animal. 
2 – 
· Lophotrochozoa grande maioria marinhos e caracterizados por apresentarem o lofóforo e larva trocófora com duas bandas de cílios em volta da zona medial do corpo (sendo que nem todos os integrantes deste grupo possuem essas duas estruturas), quase todos os animais destes filos são sésseis, a parte digestiva tem o formato em U, o ânus localiza‐se perto da boca, mas fora da zona dos tentáculos. É formado pelos filos Ectoprota, Brachiopoda e Phoronida.
· Ecdysozoa possuem como características a presença de cutícula formada por 3 camadas de material orgânico, que é trocada periodicamente pelo processo de ecdise e a ausência de cílio epidermais locomotores. Possuem sexo separados e durante a reprodução o macho depositam os espermatozoides no interior do corpo da fêmea. É formado pelos filos Arthropoda, Tardigrada e Onychophora , Nematoda , Nematomorpha , Kinorhyncha , Priapulida e Loricifera .
Porém os dois grupos, Lophotrochozoa e Ecdysozoa, fazem parte de um clado propostômio.
3 - Entre os Radiata deve ser grupo-irmão dos Bilateria o filo Ctenophora. E essa hipótese é sustentada de acordo com características apomórficas que os dois filos compartilham: presença do sistema acetilcolina/colinesterase na transmissão dos impulsos nervosos.
Segundo SILVA, 2014, os ctenóforos são organismos com musculatura e sistemas nervosos já bem diferenciados – e como teriam sido os primeiros a diferenciarem-se e formarem uma linhagem animal distinta – os ancestrais comuns de todos animais, inclusive deles, deveria já ter um nível de complexidade celular e tecidual similar ao que o observamos nos ctenóforos atualmente. Isso pode significar que animais como as esponjas, considerados anteriormente os mais basais e primitivos, seriam, na realidade, mais derivados, tendo sua linhagem perdido secundariamente tecidos, já que os poríferos não tem sistemas nervosos e músculos, sugerindo que a evolução animal foi bem mais complicada do que normalmente imagina-se com perdas e ganhos e várias linhagens.
4	Discuta o posicionamento do filo Arthropoda em relação ao filo Annelida na filogenia baseada em dados morfológicos e naquela baseada em dados moleculares.
Os Anelídeos, moluscos e artrópodes primitivos são considerados parentes próximos dos platelmintes. Baseados em dados morfológicos, os Annelida possuem uma relação com os Artrópodes é essa relação é sustentada, pelo fato de ambos os grupos compartilharem o corpo metamericamente segmentado. De acordo com os dados moleculares, com base na sequência de um gene ribossomal, a hipótese mais aceita relaciona os Anelídeos e moluscos e os reuni em um subfilo chamado Lophotrochozoa, enquanto Arthropodas e Nematodas são reunidos no subfilo Ecdysozoa.
SILVA, J. A. D. Era o seu ancestral mais parecido com uma bola de gelatina? Disponível em : http://news.nationalgeographic.com/news/2013/12/131212-comb-jelly-ctenophore-ocean-animals-evolution-science/, acessado em 5 de junho de 2021.
VENTURA, Carlos Renato Rezende; PATIU, Catia A. Mello; MEDJADALANI, Gabriel. Diversidade Biológica dos Protostomados. v.3. – 3.ed. – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ,2004.
VENTURA, C, C, R. Diversidade Biológica dos Protostomados. V.2.-2. ed. – Rio de Janeiro. Publicado em: Fundação CECIERJ, 2004.

Continue navegando