Buscar

Riscos de biossegurança no ambiente hospitalar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
É quase inerente aos seres humanos criar um hábito após um período executando a mesma tarefa. Ao sair de casa e percorrer o mesmo caminho todos os dias, parece que é automático seguir o trajeto, não é?
No ambiente de trabalho também é frequente acontecer isso, todos os dias executando as mesmas tarefas e do mesmo jeito faz com que as práticas sejam automáticas, assim como alguns detalhes importantes passem a ser negligenciados. Por esse motivo que é tão comum não perceber os potenciais riscos quando se está acostumado a fazer determinada tarefa.
Você, como novo funcionário de um ambiente hospitalar e/ou laboratorial, percebe algumas situações que lhe deixam inquieto em relação à conduta profissional dos seus colegas. Por exemplo, alguns dos seus colegas não utilizam mais os equipamentos de proteção individual (EPIs) durante o processamento dos materiais que serão esterilizados. ​​​​​​​
Diante dessa situação: 
Identifique a quais riscos de biossegurança os profissionais estão expostos.
b) Essa situação pode resultar em riscos para os pacientes que fazem uso do serviço prestado? Justifique.
a) Os profissionais estão principalmente expostos ao risco biológico, em razão da presença de agentes biológicos potencialmente contaminantes juntamente com o manuseio de materiais perfurocortantes, e ao risco químico, em razão dos produtos utilizados na desinfecção e na esterilização de materiais.
b) Sim, os pacientes também podem ser diretamente afetados, tendo em vista que o procedimento de esterilização, quando realizado incorretamente, pode ocasionar a transmissão de agentes biológicos.

Continue navegando