Buscar

Teste de Conhecimento - Unidade 1

Prévia do material em texto

Teste de
Conhecimento
	 avalie sua aprendizagem
		
		
	GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CCT0761_A1_202107356103_V1
	
	
	
	
		Aluno: AMAURI NUNES
	Matr.: 202107356103
	Disc.: GEST. SEG. INFORMAÇ. 
	2021.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Em relação aos conceitos abaixo, assinale as opções que tenha apenas as afirmações corretas:
I-"Os dados são variáveis sem significado qualitativo e representam variáveis brutas. O termo "informação"  é um meio de coletar os dados e gerenciá-los de forma a ter significado uteis a um usuário e assim construir um conhecimento".
II- "A informação é o mesmo que um conjunto de dados. Transformar esses dados em informação é transformar algo com pouco significado em um recurso de menor valor para a nossa vida pessoal ou profissional"
III-"O termo "conhecimento" pode ser entendido como um processo no qual uma crença pessoal é justificada em relação a verdade".
	
	
	
	Somente I e III
	
	
	Somente I e II
	
	
	I, II e III
	
	
	Somente I
	
	
	Somente II e III
	
Explicação:
o certo será:
A informação é muito mais que um conjunto de dados. Transformar esses dados em informação é transformar algo com pouco significado em um recurso de valor para a nossa vida pessoal ou profissional
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Em meio a tantas mudanças tecnológicas, sociológicas e comportamentais surgem também muitos desafios de negócios e gerenciais no desenvolvimento e implementação de novos usos da tecnologia da informação em uma empresa. Neste contexto qual o objetivo fundamental da ¿Segurança da Informação¿?
	
	
	
	Visa à proteção de todos os ativos de uma empresa que contêm informações.
	
	
	Visa à proteção dos equipamentos de uma empresa que contêm informações.
	
	
	Visa principalmente à proteção dos ativos patrimoniais que contêm informações.
	
	
	Visa à proteção, com o foco na internet da empresa, dos ativos que contêm informações.
	
	
	Visam à proteção alguns poucos ativos de uma empresa que contêm informações.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em relação as afirmações abaixo, assinale a opção que contenha apenas as corretas:
I-A informação é uma mercadoria capaz de produzir conhecimento, e a informação incluída em um sinal é o que podemos aprender dela... O conhecimento é identificado com a crença produzida (ou sustentada) pela informação.
II-A informação atualmente é um recurso estratégico para empresas, possibilitando a sustentabilidade do negócio, gerando conhecimento sobre os processos e apoiando as tomadas de decisões.
III-A informação deve ser cuidada por meio de políticas e regras, da mesma maneira que os recursos financeiro e material são tratados dentro da empresa.
	
	
	
	I, II e III
	
	
	Somente II
	
	
	Somente I
	
	
	Somente I e II
	
	
	Somente I e III
	
Explicação:
Todas estão corretas
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O papel estratégico dos sistemas de informação nas empresas cresce a cada dia e envolve a utilização de tecnologia da informação para desenvolver produtos e serviços. Qual das opções abaixo não se aplica ao conceito de "Informação"?
	
	
	
	Por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação;
	
	
	Possui valor e deve ser protegida;
	
	
	É a matéria-prima para o processo administrativo da tomada de decisão;
	
	
	É dado trabalhado, que permite ao executivo tomar decisões;
	
	
	Pode habilitar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos;
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Todo tipo de complemento da tarefa dentro de uma corporação requer informação. A comunicação é requerida para assegurar que estas informações provêm para a pessoa responsável pela tarefa.
Sendo a informação o elemento fundamental para todos os processos de negócio da organização, leia as asserções abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I. A informação é um bem ou ativo de grande valor, podendo levar a organização do sucesso ao fracasso, em função de impactos financeiros, operacionais ou de imagem, ocasionados por falhas, erros ou fraudes no uso da informação;
II. A informação passou a ser um recurso estratégico para as organizações, possibilitando a geração de conhecimento e apoiando o processo de tomada de decisões. Em virtude disto, o grau de proteção e preocupação com estas informações diminuiu consideravelmente;
III. As informações trafegadas intermitentemente pela organização caracterizam-se por serem um dos seus ativos mais valiosos.
	
	
	
	Somente as asserções I e III estão corretas
	
	
	Somente a asserção III está correta
	
	
	Somente as asserções II e III estão corretas
	
	
	Somente as asserções I e II estão corretas
	
	
	Somente a asserção II está correta
	
Explicação:
I. A informação é um bem ou ativo de grande valor, podendo levar a organização do sucesso ao fracasso, em função de impactos financeiros, operacionais ou de imagem, ocasionados por falhas, erros ou fraudes no uso da informação;
II. A informação passou a ser um recurso estratégico para as organizações, possibilitando a geração de conhecimento e apoiando o processo de tomada de decisões. Em virtude disto, o grau de proteção e preocupação com estas informações aumentou consideravelmente;
III. As informações trafegadas intermitentemente pela organização caracterizam-se por serem um dos seus ativos mais valiosos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Em relação as afirmações abaixo, assinale a opção que contenha apenas as corretas:
I-Segurança da informação é o conjunto de orientações, normas, procedimentos, políticas e demais ações que tem por objetivo proteger o recurso informação, possibilitando que o negócio da organização seja realizado e a sua missão seja alcançada.
II-A segurança da informação não minimiza os riscos da organização em relação à dependência do uso dos recursos de informação para o funcionamento da mesma.
III-Nos dias atuais é importante que a segurança da informação tenha como objetivo propor soluções técnicas que visem melhorias na política de segurança das informação das empresas.
	
	
	
	Somente I e III
	
	
	Somente I 
	
	
	Somente II e III
	
	
	Todas estão erradas
	
	
	Somente I e II
	
Explicação:
O certo seria:
A segurança da informação tem a função de minimizar os riscos da organização em relação à dependência do uso dos recursos de informação para o funcionamento da mesma.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Em relação a segurança da informação análise as seguintes afirmações:
I. "A segurança da informação tem a função de minimizar os riscos da organização em relação à dependência do uso dos recursos de informação para o funcionamento da mesma"
II. "Sem a informação ou com uma incorreta, as empresas podem ter perdas que comprometam o seu funcionamento e o retorno de investimento dos acionistas."
III. "Segurança da informação é o conjunto de orientações, normas, procedimentos, políticas e demais ações que tem por objetivo proteger o recurso informação, possibilitando que o negócio da organização seja realizado e a sua missão seja alcançada".
 
Assinale a opção que contenha as afirmações corretas:
	
	
	
	I e II
	
	
	I, II e III
	
	
	II e III
	
	
	Nenhuma
	
	
	I
	
Explicação:
Todas as afirmativas estão corretas
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Considere um sistema no qual existe um conjunto de informações disponível para um determinado grupo de usuários denominados ¿engenheiros¿. Após várias consultas com respostas corretas e imediatas, em um determinado momento, um usuário pertencente ao grupo ¿engenheiros¿ acessa o sistema em busca de umainformação já acessada anteriormente e não consegue mais acessá-la. Neste caso houve uma falha na segurança da informação para este sistema na propriedade relacionada à:
	
	
	
	Confidencialidade
	
	
	Integridade
	
	
	Auditoria
	
	
	Privacidade
	
	
	Disponibilidade
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 25/08/2021 17:48:41.

Continue navegando