Logo Passei Direto
Buscar

Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores

User badge image
Nilton Mazaro

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores, essa Resolução, entre outros preceitos, que somente poderá exercer a profissão contábil, em qualquer modalidade de serviço ou atividade segundo normas vigentes, o contador ou o técnico em contabilidade registrado em CRC. Trata-se de qual das resoluções abaixo:
A - Resolução CFC n.º 1.555/2018
B - Resolução CFC n.º 1486/2015
C - NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador
D - Resolução CFC n.º 1.328/2011
E - Resolução CFC n.º 1.554/2018

A Lei nº 6.838/80 dispõe sobre o prazo prescricional para a punibilidade de profissional liberal, por falta sujeita a processo disciplinar, a ser aplicada por órgão competente. Este prazo é:
A - 10 (dez) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
B - 3 (três) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
C - 5 (cinco) anos, contados a partir do início do processo no órgão competente.
D - 5 (cinco) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
E - 7 (sete) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.

A contabilidade é regida por normas e Leis que precisam ser seguidas pelos profissionais de contabilidade. Essas normas e Leis orientam o trabalho contábil e são diretrizes para sua realização. Existem também entidades que fazem a fiscalização do trabalho do profissional contábil. Entre estas entidades temos órgãos normativos e de fiscalização, e entidades voltadas para as políticas econômicas, mas também influenciam diretamente no trabalho do contador. Analise os órgãos abaixo e suas atividades:
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo. Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
( )Criado em 1971, voltado aos interesses dos auditores do Brasil, edita e aprimora as normas da profissão de contador e auditor.
( )Responsável pela definição das taxas de juros e câmbio, influenciando diretamente nos investimentos das empresas.
( )Criado pelo Decreto-Lei nº 9.295 de 1946, possui um representante no Distrito Federal e um em cada estado.
( )Disciplina o funcionamento do mercado de valores mobiliários, para que uma empresa possa abrir seu capital precisa seguir suas regras, apresentar os demonstrativos contábeis conforme suas orientações.
A - II, III, I, IV
B - IV, II, III, I
C - IV, I, III, II
D - I, IV, II, III
E - III, II, I, IV

O Conselho Federal de Contabilidade aprova em seu Plenário, em 07 de fevereiro de 2019, a Norma Brasileira de Contabilidade - NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador – CEPC. Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a conduta do contador, quando no exercício da sua atividade e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. Em relação às principais permissões do Contabilista, conforme preconizado no referido Código de Ética é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta:
I. Ao Contabilista que por ventura disponha de trabalho, científico ou técnico, assinado e sob sua responsabilidade, tem a permissibilidade de publica - lo.
II. Com o consentimento de seu cliente, o Contador poderá transferir a outro profissional, contrato de serviço de sua responsabilidade.
III. Receber qualquer remuneração em função do exercício profissional que não decorra exclusivamente de sua prática lícita.
IV. Mantendo sempre como sua a responsabilidade técnica, o Contabilista poderá delegar a outro profissional a execução parcial de serviços a seu cargo.
A - As alternativas II e III estão corretas.
B - As alternativas I e III estão corretas.
C - As alternativas II, III e IV estão corretas.
D - As alternativas I, II e IV estão corretas.
E - Apenas as alternativas II e IV estão corretas.

A Resolução CFC n.º 1486/2015, alterada pela Resolução CFC n.º 1.560/2019, regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade. Reflita sobre as asserções abaixo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Exame de Suficiência Contábil, também conhecido como Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) ou Exame do Conselho Regional de Contabilidade é uma prova escrita para avaliar os conhecimentos do estudante de contabilidade, o qual determina se ele está apto ou não para exercer a profissão com o mínimo necessário de conhecimento.
O Exame busca suprir algumas deficiências percebidas no ensino contábil e melhor atender as necessidades de qualidade no serviço contábil prestado, assegurando assim uma maior qualificação profissional, pois possibilita comprovar se os alunos, ao concluírem a graduação, possuem os conhecimentos médios necessários ao exercício da profissão.
A - As asserções I e II são proposições falsas.
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas, a II não é uma justificativa da I.
C - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D - A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
E - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A Lei 6206/75 tratou sobre cédula de identidade profissional. Sobre esse assunto é correto afirmar que:
A - A cédula de identidade profissional tem fé pública, substituindo qualquer outro documento oficial de identidade, inclusive fora do território nacional.
B - A referida lei dá valor de documento de identidade às carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional, entre eles, mas não exclusivamente o CFC.
C - É válida em todo o Território Nacional como prova de identidade, para qualquer efeito, a carteira emitida pelo CFC.
D - N.D.A.
E - Todas as alternativas estão corretas.

A legislação que cria o Conselho Federal de Contabilidade, define as atribuições do Contador e do Guarda-livros é o (a):
a. Lei nº 11.160/05
b. Decreto-Lei nº 968/69
c. Lei nº 570/48
d. Decreto-Lei nº 9.295/46
e. Lei nº 4.695/65

A Resolução que dispõe sobre as prerrogativas profissionais de que trata o artigo 25 do Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946 e a:
A - Resolução CFC nº 495/79
B - Resolução CFC nº 560/83
C - Resolução CFC nº 614/85
D - Resolução CFC nº 648/89
E - Resolução CFC nº 650/89

A contabilidade é regida por normas e Leis que precisam ser seguidas pelos profissionais de contabilidade. Existem algumas entidades que fazem a fiscalização do trabalho do profissional contábil e outras que são voltadas para as políticas econômicas, mas também influenciam diretamente no trabalho do contador como por exemplo a CVM que possui posição de destaque na normatização e fiscalização da profissão contábil.
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que descreve corretamente a função da CVM.
A - É um órgão que disciplina o funcionamento do mercado de valores mobiliários, para que uma empresa possa abrir seu capital precisa seguir suas regras, apresentar os demonstrativos contábeis conforme suas orientações.
B - É um órgão que normatiza e fiscaliza a profissão contábil. Dentre suas finalidades podem ser destacadas a orientação, a normatização e fiscalização do exercício da profissão contábil, sendo auxiliado pelos CRCs.
C - É um órgão que normatiza e fiscaliza a profissão contábil. Dentre suas atividades, está a definição das taxas de juros e câmbio, influenciando diretamente nos investimentos das empresas.
D - É um órgão que normatiza e fiscaliza a profissão contábil, sendo criado exclusivamente para editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional, bem como os Princípios Contábeis.
E - É um órgão que normatiza e fiscaliza as políticas econômicas, que influenciam diretamente no trabalho dos contadores e Auditores.

Conforme artigo 21, do Decreto-Lei nº 9.295/46, os profissionais, diplomados ou não, registrados de acordo com o que preceitua o presente Decreto-Lei, ficam obrigados ao pagamento de uma anuidade ao Conselho Regional de sua jurisdição.
De acordo com as alternativas abaixo, identifique a correta:
A - O profissional contábil deverá anualmente, até a data limite de 31 de janeiro de cada ano, efetuar o pagamento ao CRC de sua jurisdição, devendo, no primeiro ano de exercício da profissão, realizar – se por ocasião de ser expedida a carteira profissional.
B - Os profissionais de contabilidade deverão efetuar o pagamento referente a anuidade do CRC até a data limite de 31 de março de cada ano, sendo que, no primeiro ano de exercício da profissão, a anuidade deverá ser paga, por motivo da expedição da carteira profissional.
C - Os Contadores e Técnicos em Contabilidade deverão efetuar o pagamento da anuidade até 31 de março do ano subsequente ao primeiro ano de exercício da profissão, independentemente de ser expedida a carteira profissional.
D - O pagamento da anuidade poderá ser efetuado a qualquer tempo, desde que, no primeiro ano de exercício da profissão, realizar – se por ocasião de ser expedida a carteira profissional.
E - A anuidade deverá ser recolhida pelo profissional contábil até 30 de março de cada ano, devendo, no primeiro ano de exercício da profissão, realizar – se por ocasião de ser expedida a carteira profissional.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores, essa Resolução, entre outros preceitos, que somente poderá exercer a profissão contábil, em qualquer modalidade de serviço ou atividade segundo normas vigentes, o contador ou o técnico em contabilidade registrado em CRC. Trata-se de qual das resoluções abaixo:
A - Resolução CFC n.º 1.555/2018
B - Resolução CFC n.º 1486/2015
C - NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador
D - Resolução CFC n.º 1.328/2011
E - Resolução CFC n.º 1.554/2018

A Lei nº 6.838/80 dispõe sobre o prazo prescricional para a punibilidade de profissional liberal, por falta sujeita a processo disciplinar, a ser aplicada por órgão competente. Este prazo é:
A - 10 (dez) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
B - 3 (três) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
C - 5 (cinco) anos, contados a partir do início do processo no órgão competente.
D - 5 (cinco) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
E - 7 (sete) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.

A contabilidade é regida por normas e Leis que precisam ser seguidas pelos profissionais de contabilidade. Essas normas e Leis orientam o trabalho contábil e são diretrizes para sua realização. Existem também entidades que fazem a fiscalização do trabalho do profissional contábil. Entre estas entidades temos órgãos normativos e de fiscalização, e entidades voltadas para as políticas econômicas, mas também influenciam diretamente no trabalho do contador. Analise os órgãos abaixo e suas atividades:
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo. Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
( )Criado em 1971, voltado aos interesses dos auditores do Brasil, edita e aprimora as normas da profissão de contador e auditor.
( )Responsável pela definição das taxas de juros e câmbio, influenciando diretamente nos investimentos das empresas.
( )Criado pelo Decreto-Lei nº 9.295 de 1946, possui um representante no Distrito Federal e um em cada estado.
( )Disciplina o funcionamento do mercado de valores mobiliários, para que uma empresa possa abrir seu capital precisa seguir suas regras, apresentar os demonstrativos contábeis conforme suas orientações.
A - II, III, I, IV
B - IV, II, III, I
C - IV, I, III, II
D - I, IV, II, III
E - III, II, I, IV

O Conselho Federal de Contabilidade aprova em seu Plenário, em 07 de fevereiro de 2019, a Norma Brasileira de Contabilidade - NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador – CEPC. Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a conduta do contador, quando no exercício da sua atividade e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. Em relação às principais permissões do Contabilista, conforme preconizado no referido Código de Ética é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta:
I. Ao Contabilista que por ventura disponha de trabalho, científico ou técnico, assinado e sob sua responsabilidade, tem a permissibilidade de publica - lo.
II. Com o consentimento de seu cliente, o Contador poderá transferir a outro profissional, contrato de serviço de sua responsabilidade.
III. Receber qualquer remuneração em função do exercício profissional que não decorra exclusivamente de sua prática lícita.
IV. Mantendo sempre como sua a responsabilidade técnica, o Contabilista poderá delegar a outro profissional a execução parcial de serviços a seu cargo.
A - As alternativas II e III estão corretas.
B - As alternativas I e III estão corretas.
C - As alternativas II, III e IV estão corretas.
D - As alternativas I, II e IV estão corretas.
E - Apenas as alternativas II e IV estão corretas.

A Resolução CFC n.º 1486/2015, alterada pela Resolução CFC n.º 1.560/2019, regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade. Reflita sobre as asserções abaixo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Exame de Suficiência Contábil, também conhecido como Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) ou Exame do Conselho Regional de Contabilidade é uma prova escrita para avaliar os conhecimentos do estudante de contabilidade, o qual determina se ele está apto ou não para exercer a profissão com o mínimo necessário de conhecimento.
O Exame busca suprir algumas deficiências percebidas no ensino contábil e melhor atender as necessidades de qualidade no serviço contábil prestado, assegurando assim uma maior qualificação profissional, pois possibilita comprovar se os alunos, ao concluírem a graduação, possuem os conhecimentos médios necessários ao exercício da profissão.
A - As asserções I e II são proposições falsas.
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas, a II não é uma justificativa da I.
C - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D - A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
E - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A Lei 6206/75 tratou sobre cédula de identidade profissional. Sobre esse assunto é correto afirmar que:
A - A cédula de identidade profissional tem fé pública, substituindo qualquer outro documento oficial de identidade, inclusive fora do território nacional.
B - A referida lei dá valor de documento de identidade às carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional, entre eles, mas não exclusivamente o CFC.
C - É válida em todo o Território Nacional como prova de identidade, para qualquer efeito, a carteira emitida pelo CFC.
D - N.D.A.
E - Todas as alternativas estão corretas.

A legislação que cria o Conselho Federal de Contabilidade, define as atribuições do Contador e do Guarda-livros é o (a):
a. Lei nº 11.160/05
b. Decreto-Lei nº 968/69
c. Lei nº 570/48
d. Decreto-Lei nº 9.295/46
e. Lei nº 4.695/65

A Resolução que dispõe sobre as prerrogativas profissionais de que trata o artigo 25 do Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946 e a:
A - Resolução CFC nº 495/79
B - Resolução CFC nº 560/83
C - Resolução CFC nº 614/85
D - Resolução CFC nº 648/89
E - Resolução CFC nº 650/89

A contabilidade é regida por normas e Leis que precisam ser seguidas pelos profissionais de contabilidade. Existem algumas entidades que fazem a fiscalização do trabalho do profissional contábil e outras que são voltadas para as políticas econômicas, mas também influenciam diretamente no trabalho do contador como por exemplo a CVM que possui posição de destaque na normatização e fiscalização da profissão contábil.
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que descreve corretamente a função da CVM.
A - É um órgão que disciplina o funcionamento do mercado de valores mobiliários, para que uma empresa possa abrir seu capital precisa seguir suas regras, apresentar os demonstrativos contábeis conforme suas orientações.
B - É um órgão que normatiza e fiscaliza a profissão contábil. Dentre suas finalidades podem ser destacadas a orientação, a normatização e fiscalização do exercício da profissão contábil, sendo auxiliado pelos CRCs.
C - É um órgão que normatiza e fiscaliza a profissão contábil. Dentre suas atividades, está a definição das taxas de juros e câmbio, influenciando diretamente nos investimentos das empresas.
D - É um órgão que normatiza e fiscaliza a profissão contábil, sendo criado exclusivamente para editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional, bem como os Princípios Contábeis.
E - É um órgão que normatiza e fiscaliza as políticas econômicas, que influenciam diretamente no trabalho dos contadores e Auditores.

Conforme artigo 21, do Decreto-Lei nº 9.295/46, os profissionais, diplomados ou não, registrados de acordo com o que preceitua o presente Decreto-Lei, ficam obrigados ao pagamento de uma anuidade ao Conselho Regional de sua jurisdição.
De acordo com as alternativas abaixo, identifique a correta:
A - O profissional contábil deverá anualmente, até a data limite de 31 de janeiro de cada ano, efetuar o pagamento ao CRC de sua jurisdição, devendo, no primeiro ano de exercício da profissão, realizar – se por ocasião de ser expedida a carteira profissional.
B - Os profissionais de contabilidade deverão efetuar o pagamento referente a anuidade do CRC até a data limite de 31 de março de cada ano, sendo que, no primeiro ano de exercício da profissão, a anuidade deverá ser paga, por motivo da expedição da carteira profissional.
C - Os Contadores e Técnicos em Contabilidade deverão efetuar o pagamento da anuidade até 31 de março do ano subsequente ao primeiro ano de exercício da profissão, independentemente de ser expedida a carteira profissional.
D - O pagamento da anuidade poderá ser efetuado a qualquer tempo, desde que, no primeiro ano de exercício da profissão, realizar – se por ocasião de ser expedida a carteira profissional.
E - A anuidade deverá ser recolhida pelo profissional contábil até 30 de março de cada ano, devendo, no primeiro ano de exercício da profissão, realizar – se por ocasião de ser expedida a carteira profissional.

Prévia do material em texto

1- Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores, essa Resolução, entre outros preceitos, que somente poderá exercer a profissão contábil, em qualquer modalidade de serviço ou atividade segundo normas vigentes, o contador ou o técnico em contabilidade registrado em CRC. Trata-se de qual das resoluções abaixo:
A - Resolução CFC n.º 1.555/2018
B - Resolução CFC n.º 1486/2015
C - NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador
D - Resolução CFC n.º 1.328/2011
E - Resolução CFC n.º 1.554/2018 
2- A Lei nº 6.838/80 dispõe sobre o prazo prescricional para a punibilidade de profissional liberal, por falta sujeita a processo disciplinar, a ser aplicada por órgão competente. Este prazo é:
A - 10 (dez) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
B - 3 (três) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
C - 5 (cinco) anos, contados a partir do início do processo no órgão competente.
D - 5 (cinco) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.check_circleResposta correta
E - 7 (sete) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.
3- A contabilidade é regida por normas e Leis que precisam ser seguidas pelos profissionais de contabilidade. Essas normas e Leis orientam o trabalho contábil e são diretrizes para sua realização. Existem também entidades que fazem a fiscalização do trabalho do profissional contábil. Entre estas entidades temos órgãos normativos e de fiscalização, e entidades voltadas para as políticas econômicas, mas também influenciam diretamente no trabalho do contador. Analise os órgãos abaixo e suas atividades:
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
I. CFC – Conselho Federal de Contabilidade.
II. IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes.
III. BACEN - Banco Central do Brasil.
IV. CVM - Comissão de Valores Mobiliários.
(   )Criado em 1971, voltado aos interesses dos auditores do Brasil, edita e aprimora as normas da profissão de contador e auditor.
(   )Responsável pela definição das taxas de juros e câmbio, influenciando diretamente nos investimentos das empresas.
(   )Criado pelo Decreto-Lei nº 9.295 de 1946, possui um representante no Distrito Federal e um em cada estado.
(   )Disciplina o funcionamento do mercado de valores mobiliários, para que uma empresa possa abrir seu capital precisa seguir suas regras, apresentar os demonstrativos contábeis conforme suas orientações.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
A - II, III, I, IV check_circleResposta correta
B - IV, II, III, I 
C - IV, I, III, II 
D - I, IV, II, III 
E - III, II, I, IV cancel
4- O Conselho Federal de Contabilidade aprova em seu Plenário, em 07 de fevereiro de 2019, a Norma Brasileira de Contabilidade - NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador – CEPC. Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a conduta do contador, quando no exercício da sua atividade e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. Em relação às principais permissões do Contabilista, conforme preconizado no referido Código de Ética é correto afirmar que:
I. Ao Contabilista que por ventura disponha de trabalho, científico ou técnico, assinado e sob sua responsabilidade, tem a permissibilidade de publica - lo.
II. Com o consentimento de seu cliente, o Contador poderá transferir a outro profissional, contrato de serviço de sua responsabilidade.
III. Receber qualquer remuneração em função do exercício profissional que não decorra exclusivamente de sua prática lícita.
IV. Mantendo sempre como sua a responsabilidade técnica, o Contabilista poderá delegar a outro profissional a execução parcial de serviços a seu cargo.
Assinale a alternativa correta:
A - As alternativas II e III estão corretas.
B - As alternativas I e III estão corretas. 
C - As alternativas II, III e IV estão corretas. 
D - As alternativas I, II e IV estão corretas.check_circleResposta correta
E - Apenas as alternativas II e IV estão corretas. 
A Resolução CFC n.º 1486/2015, alterada pela Resolução CFC n.º 1.560/2019, regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade. Reflita sobre as asserções abaixo. 
Fonte: GONÇALVES, Geovani Rocha da: FRANCO, Claudinéia Kudlawicz; PIOVEZAN, Maristela Baggio . Legislação da Profissão Contábil. 
Exame de Suficiência Contábil, também conhecido como Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) ou Exame do Conselho Regional de Contabilidade é uma prova escrita para avaliar os conhecimentos do estudante de contabilidade, o qual determina se ele está apto ou não para exercer a profissão com o mínimo necessário de conhecimento. 
Porque
O Exame busca suprir algumas deficiências percebidas no ensino contábil e melhor atender as necessidades de qualidade no serviço contábil prestado, assegurando assim uma maior qualificação profissional, pois possibilita comprovar se os alunos, ao concluírem a graduação, possuem os conhecimentos médios necessários ao exercício da profissão. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - As asserções I e II são proposições falsas.
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas, a II não é uma justificativa da I.
C - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.check_circleResposta correta
D - A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
E - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A Lei 6206/75 tratou sobre cédula de identidade profissional. Sobre esse assunto é correto afirmar que:
A - A cédula de identidade profissional tem fé pública, substituindo qualquer outro documento oficial de identidade, inclusive fora do território nacional.
B - A referida lei dá valor de documento de identidade às carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional, entre eles, mas não exclusivamente o CFC.check_circleResposta correta
C - É válida em todo o Território Nacional como prova de identidade, para qualquer efeito, a carteira emitida pelo CFC.
D - N.D.A.
E - Todas as alternativas estão corretas.
A legislação que cria o Conselho Federal de Contabilidade, define as atribuições do Contador e do Guarda-livros é o (a):
A - Decreto-Lei nº 9.295/46check_circleResposta correta
B - Decreto-Lei nº 968/69
C - Lei nº 11.160/05
D - Lei nº 4.695/65
E - Lei nº 570/48
A Resolução que dispõe sobre as prerrogativas profissionais de que trata o artigo 25 do Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946 e a:
A - Resolução CFC nº 495/79
B - Resolução CFC nº 560/83check_circleResposta correta
C - Resolução CFC nº 614/85
D - Resolução CFC nº 648/89
E - Resolução CFC nº 650/89
A contabilidade é regida por normas e Leis que precisam ser seguidas pelos profissionais de contabilidade. Existem algumas entidades que fazem a fiscalização do trabalho do profissional contábil e outras que são voltadas para as políticas econômicas, mas também influenciam diretamente no trabalho do contador como por exemplo a CVM que possui posição de destaque na normatização e fiscalização da profissão contábil. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que descreve corretamente a função da CVM.
A - É um órgão que disciplina o funcionamento do mercado de valores mobiliários, para que uma empresa possa abrir seu capital precisa seguir suas regras, apresentar os demonstrativos contábeis conforme suas orientações. check_circleResposta correta
B - É um órgão que normatiza e fiscaliza a profissão contábil. Dentre suas finalidades podem ser destacadas a orientação, a normatização e fiscalização do exercício da profissão contábil, sendo auxiliado pelos CRCs. cancelRespondida
C - É um órgão que normatiza e fiscaliza a profissão contábil. Dentre suas atividades, está a definição das taxas de juros e câmbio, influenciando diretamente nos investimentos das empresas. 
D - É um órgão que normatiza e fiscaliza a profissão contábil, sendo criado exclusivamente para editar Normas Brasileiras de Contabilidadede natureza técnica e profissional, bem como os Princípios Contábeis.
E - É um órgão que normatiza e fiscaliza as políticas econômicas, que influenciam diretamente no trabalho dos contadores e Auditores.
Conforme artigo 21, do Decreto-Lei nº 9.295/46, os profissionais, diplomados ou não, registrados de acordo com o que preceitua o presente Decreto-Lei, ficam obrigados ao pagamento de uma anuidade ao Conselho Regional de sua jurisdição. De acordo com as alternativas abaixo, identifique a correta: 
A - O profissional contábil deverá anualmente, até a data limite de 31 de janeiro de cada ano, efetuar o pagamento ao CRC de sua jurisdição, devendo, no primeiro ano de exercício da profissão, realizar – se por ocasião de ser expedida a carteira profissional. 
B - Os profissionais de contabilidade deverão efetuar o pagamento referente a anuidade do CRC até a data limite de 31 de março de cada ano, sendo que, no primeiro ano de exercício da profissão, a anuidade deverá ser paga, por motivo da expedição da carteira profissional. check_circleResposta correta
C - Os Contadores e Técnicos em Contabilidade deverão efetuar o pagamento da anuidade até 31 de março do ano subsequente ao primeiro ano de exercício da profissão, independentemente de ser expedida a carteira profissional.
D - O pagamento da anuidade poderá ser efetuado a qualquer tempo, desde que, no primeiro ano de exercício da profissão, realizar – se por ocasião de ser expedida a carteira profissional. 
E - A anuidade deverá ser recolhida pelo profissional contábil até 30 de março de cada ano, devendo, no primeiro ano de exercício da profissão, realizar – se por ocasião de ser expedida a carteira profissional.  
Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores, essa Resolução, entre outros preceitos, que somente poderá exercer a profissão contábil, em qualquer modalidade de serviço ou atividade segundo normas vigentes, o contador ou o técnico em contabilidade registrado em CRC. Trata-se de qual das resoluções abaixo:
A - Resolução CFC n.º 1.555/2018
B - Resolução CFC n.º 1486/2015
C - NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador
D - Resolução CFC n.º 1.328/2011
E - Resolução CFC n.º 1.554/2018

Mais conteúdos dessa disciplina