Buscar

Atividade Pratica I Avaliação de Risco e Impactos Ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Idalécio de Jesus Ribeiro Águas 16/08/2021
Imagine-se como gestor ambiental de uma empresa que esteja realizando o licenciamento ambiental de 20 granjas de suínos para abate na região Centro-Oeste do país. O processo de avaliação de impactos identificou que um impacto significativo será a alteração da qualidade da água de mananciais, devido a uma potencial liberação de efluentes fora dos parâmetros previstos na legislação local. Uma ação de mitigação proposta compreendeu a implantação de biodigestores nas granjas, os quais, além de minimizar a emissão de gases do efeito estufa, promoverão a depuração de contaminantes presentes no efluente.
Descreva, então, as etapas que poderiam compor um plano de monitoramento da qualidade da água, indicando também a localização das amostragens de água e a legislação que poderá ser adotada para orientar os parâmetros dos efluentes.
Resposta:
Os métodos para avaliação de toxicidade dos efluentes industriais são ferramentas importantes de prevenção, caracterização e controle da poluição, e a estratégia mais eficiente é o uso integrado de análises físicas, químicas e eco-toxicológicas, que respondem como, quais e em que níveis os efluentes podem prejudicar a saúde humana e ecossistemas. 
A coleta de amostras e o seu acondicionamento é uma das etapas mais importantes no monitoramento da qualidade e na confiabilidade dos resultados, dependendo de sua correta execução. 
O procedimento de coleta, deve ser elaborado por equipe capacitada para que haja segurança da preservação da amostra, que é um requisito essencial para obter a maior exatidão possível na resultância de seus parâmetros.
Os métodos de análise de efluentes podem ser divididos em:
Físicos – usam uma ou mais propriedades físicas para separação e/ou quantificação (espectrometria, espectroscopia, turbidimetria, etc.);
Químicos – utilizam transformações químicas como base primária de separação e quantificação (volumetria, titulometria, combustão, gravimetria, etc.);
Cromatografia gasosa e líquida – técnica de separação que faz uso de métodos físicos e químicos para a quantificação e detecção;
Eletroquímicos – baseiam-se em medidas de voltagem ou fluxos de correntes associadascom transformações químicas (condutometria, potenciometria, etc.).

Continue navegando

Outros materiais