Buscar

TESTE AULA 1 1

Prévia do material em texto

1.
		O termo empregado na epidemiologia para fazer referência ao total de casos (doentes) existentes em uma comunidade chama-se:
	
	
	
	Epidemia
	
	
	Prevalência
	
	
	Pandemia
	
	
	Endemia
	
	
	Incidência
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Em um processo de transição demográfica, é CORRETO afirmar:
	
	
	
	O envelhecimento da população diminui.
	
	
	A taxa de fecundidade aumenta.
	
	
	A proporção de adultos aumenta em relação à proporção de crianças.
	
	
	A taxa de natalidade aumenta.
	
	
	A mortalidade de crianças e adultos jovens aumenta.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	O Brasil observa um processo de transição epidemiológica semelhante ao de países desenvolvidos, onde observa-se um esgotamento da morbimortalidade por doenças infecciosas e parasitárias, dando lugar a um perfil de doença e óbitos por doenças crônicas não transmissíveis.
	
	
	O aumento da fecundidade e o aumento da longevidade impulsionaram o envelhecimento da população brasileira.
	
	
	A mortalidade de crianças por doenças infecciosas e parasitárias (DIP), diarreia e desnutrição no Brasil vem aumentando desde a década de 1940 até os dias de hoje.
	
	
	O envelhecimento, a urbanização, as mudanças sociais e econômicas e a globalização impactaram o modo de viver, trabalhar e se alimentar dos brasileiros. Como consequência, tem crescido a prevalência de fatores de risco para o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade e o sedentarismo.
	
	
	O aumento das causas externas representa um dos maiores e mais difíceis desafios do novo perfil epidemiológico do Brasil. As mulheres idosas são as mais afetadas pelos homicídios e acidentes de trânsito.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em 1º de janeiro de 2002, havia 100 casos de hanseníase em uma cidade no interior do estado de Mato Grosso, sendo a estimativa populacional da cidade igual a 100.000 habitantes. Dentre estes pacientes ocorreram 20 óbitos durante o ano 2002 e 10 pacientes receberam alta durante o ano.
Em 31 de dezembro de 2002, havia 170 casos de hanseníase nessa mesma cidade. Sabe-se que essa cidade apresentava uma população estável, com emigração e imigração irrisórias.
Utilizando os dados fornecidos para devidos cálculos, assinale a afirmativa que apresenta os valores de incidência e prevalência de hanseníase neste município no ano de 2002 (a cada 10 mil habitantes), respectivamente:
	
	
	
	27 e 10
	
	
	17 e 27
	
	
	10 e 17
	
	
	17 e 10
	
	
	10 e 27
	
Explicação:
100 casos iniciais ¿ (20 óbitos ¿ 10 curas)= 70
170 casos ao final do período, logo 100 casos novos foram identificados
Taxa de incidência = 100/100.000 -> 10 por 10000 hab.ano
Prevalencia 170/100.000 ¿ 17 por 10000 hab
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A partir das últimas décadas do século passado, seguindo tendência mundial, observa-se no Brasil importantes mudanças no perfil das doenças que ocorrem em sua população. Avalie cada afirmativa e marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	A transição epidemiológica apresenta importantes diversidades regionais decorrentes das diferenças socioeconômicas e de acesso aos serviços de saúde, resultando em um modelo polarizado de transição.
	
	
	As doenças crônicas, se não adequadamente prevenidas e gerenciadas, custam caro para o Sistema Único de Saúde (SUS), gerando a necessidade de investimento em pesquisa, vigilância, prevenção, promoção da saúde e defesa da vida saudável.
	
	
	Dois processos são responsáveis pelas mudanças no perfil da população: a transição demográfica (mudança no perfil de morbimortalidade ocorridas nas últimas décadas) e a transição epidemiológica (diminuição das taxas de fecundidade, natalidade e aumento da expectativa de vida)
	
	
	Permanecem, alguns desafios, como a persistência de doenças associadas à miséria e exclusão social, como a tuberculose e a hanseníase; a alta incidência da malária na região da Amazônia Legal, e as recorrentes epidemias da dengue.
	
	
	As mudanças observadas nos padrões de ocorrência das doenças têm gerado novos desafios para o governo, os gestores e os tomadores de decisão do setor de saúde.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Uma parte da população retirada para analisá-la denomina-se:
	
	
	
	Pedaço
	
	
	Dados brutos
	
	
	Universo
	
	
	Parte
	
	
	Amostra
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Com base na figura, analise as afirmações abaixo e marque a sequência correta.
 
I. A diminuição da fecundidade no Brasil deve-se às transformações econômicas e sociais que se acentuaram na primeira metade do século XX devido à intensa necessidade de mão de obra no campo, inclusive de mulheres, fato este que elevou o país ao patamar de agrário-exportador.
II. Devido à mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no núcleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e a métodos contraceptivos. Esses aspectos, conjugados, explicam a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil.
III. As quedas nas taxas de fecundidade de um país levam, ao longo do tempo, ao envelhecimento da população (realidade da maioria dos países desenvolvidos).
	
	
	
	V, F, V
	
	
	V, V, F
	
	
	F, F, V
	
	
	F, V, F
	
	
	F, V ,V
	
	
	
	 
		
	
		8.
		São bases da epidemiologia:
	
	
	
	Ciências estatísticas
	
	
	Apenas físicas
	
	
	Apenas sociais
	
	
	Ciências biológicas, sociais e estatísticas
	
	
	Ciências sociais e estatísticas
	
Explicação:
A epidemiologia não é uma disciplina homogênea e linear: o seu desenvolvimento esta estreitamente condicionado a processos sociais, visões de mundo e conjunturas científicas.

Continue navegando

Outros materiais