Buscar

DERMATO AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O método mais rápido para determinação da área queimada é constituida pela "regra dos nove" desenvolvida por Polaski e Tennison. Além desta, existe a classificação da queimadura quanto a profundidade, de grande valia para o fisioterapeuta dermato-funcional. Explique como esta divisão foi realizada e qual profundidade do trauma térmico na pele.
R- As queimaduras foram divididas em três categorias, ou graus, de acordo com a profundidade da pele lesada. 
Queimadura em 1º grau: Entre todas é aquela mais superficial, caracterizada pela vermelhidão, inchaço e dor deixada na pele e seu tratamento pode ser a utilização de pomadas. 
Queimadura em 2º grau: Envolve a epiderme e também parte da derme. A pele fica mais dolorida, mais vermelha e há o aparecimento de bolhas. É geralmente ocasionada por líquidos quentes.
Queimadura em 3º grau: ocorre necrose da pele e envolve toda a parte da epiderme, derme e outros tecidos, como os músculos e tendões. A dor é menos intensa devido aos danos nos nervos responsáveis pela distribuição da sensação de dor . A elasticidade tecidual é reduzida. Caracterizada por uma ferida mais seca, branca ou marrom. É observada em queimaduras de chamas, queimaduras químicas e elétricas. 
2. A pele é uma estrutura biológica e complexa, devido a sua natureza multifuncional. Alguns fatores como: emagrecimento acelerado, gravidez e envelhecimento fisiológico são causas do aparecimento de alterações dermatológicas na pele, sendo a FLACIDEZ a mais comum destas. Porém ele pode acontecer no musculo ou na pele. Como você avalia esta condição? Qual melhor recursos eletroterápico poderíamos utilizar no caso de flacidez muscular? Como ele age no tecido?
R- No caso de flacidez muscular, o melhor recurso eletroterápico a ser utilizado é a corrente russa. A corrente russa utiliza de estímulo elétrico para contrair o músculo e com isso ele ajuda a melhorar o tônus muscular, assim como na flacidez da pele, além estimular a circulação sanguínea e linfática e trazer mais tonicidade muscular facial. É aplicada como uma série de disparos separados, com o objetivo de produzir a potencialização muscular intensa, reduzindo ao máximo a percepção sensitiva do paciente.
3. O termo peeling significa "esfoliar", este recurso poderá ser de natureza química, física ou mecânica. Utilizamos estes para variados tipos de tratamento, e em diversas afecções cutâneas. Escolha um tipo de peeling, realizado de forma mecânica, descreva sobre este tratamento: conceito e qual técnica de aplicação.
R- Peeling de cristal: Utilizado geralmente para a eliminação de cicatrizes de acnes e manchas de pele sem a necessidade de se utilizar químicos que venham a irritar a pele. Este aparelho contém cristais de hidróxido de alumínio na ponta, ocasionando a sucção da pele, removendo assim a camada mais superficial, e acaba estimulando assim a produção de colágeno. 
4. Fototerapia consiste na utilização de luzes especiais como forma de tratamento, qual dos recursos de fototerapia tem caracteristicas: COERENTE E COLIMADO? Quais efeitos terapêuticos podemos observar neste tratamento? Cite 3 indicações para uso deste recurso eletroterápico.
R- O recurso da fototerapia que possui a característica coerente e colimado é o LASER. Este recurso tem efeitos anti-inflamatório, analgésico, regenerativo e cicatrizante e também estimula a circulação periférica. Ele é indicado para a cicatrização de feridas abertas, lesões nervosas periféricas e Processos degenerativos e inflamatórios das lesões dos tecidos moles como ligamentos, tendões e músculos.
5. Na fisioterapia dermato-funcional há muitos conceitos e fundamentações cientificas a cerca da atuação profissional no pré, trans e pós operatório de cirurgias plásticas. Sobre o que diz respeito o pós operatorio de cirurgia de abdominoplastia, responda: Quais recursos podemos utilizar nestes pacientes? Escolha um destes e descreva.
R- Dentre os recursos utilizados nestes protocolos, podemos citar os recursos manuais (drenagem linfática manual - DLM e massagem manual), cinesioterapia, ultrassom, laser terapêutico, os eletroterápicos como: estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), radiofrequência e biorressonância.
Drenagem linfática manual: é uma técnica que visa eliminar toxinas e líquidos excedentes que formam os edemas. É realizada com movimentos suaves, rítmicos e intermitentes para que os líquidos sejam forçados a penetrar nos capilares linfáticos para serem eliminados. Tem como benefícios a melhora no sistema imunitário, colabora no combate à celulite e tem ação anti-inflamatória, induzindo ainda ao relaxamento.

Continue navegando