Buscar

Lista # 1 _ 1 sem 2012

Prévia do material em texto

UFF - Curso de Economia – Economia Financeira I – envio para alunos: 10/03/2012 - 1º sem / 2012.
1ª Lista de Exercícios a ser entregue no dia 28 de março de 2012 – Peso máximo 1,0.
Professor: Airton de Albuquerque Queiroz
Aluno: _________________________________________________Matrícula________________Turma_____
NP = O seu Número de Ordem da Lista de Presença =________
MN = Número do mês do seu nascimento = ________________
DN = Dia de Nascimento =_____________________________
SM = Somatório dos algarismos da sua Matrícula = __________
CP = Somatório dos 4 parâmetros acima = ________________
Qual o valor do Montante de um empréstimo de $ CP mil pelo prazo de 25 meses, a uma taxa de NP % am, em regime de juros simples ?
Um Principal de $ ( CP + 18 ) mil aplicado durante ( DN + 10 ) meses rende um total de juros simples de $ SM Mil . Qual a taxa de juro proporcional anual correspondente ?
Uma aplicação financeira de $ 120 mil em debênture, pelo prazo de SM x 30 dias , obteve um rendimento de $ ( MN + 10 ) mil. Qual a taxa mensal de juros simples dessa aplicação ?
Sabendo-se que o Montante de $ NP + 100 foi obtido com a aplicação de $ 70, à taxa de juros simples de MN % ao mês, pede-se que calcule o período da aplicação.
Qual o Capital que, à taxa de juros compostos de MN % ao mês, rende juros de $ ( CP + 50 ) mil em ( NP + 5 ) anos ?
Considere uma taxa de DN % ap. Calcule em quantos períodos um Capital se multiplicará por SM vezes, se o regime de capitalização for contínuo ( ou de taxa instantânea de juros ).
Conhecendo a atual taxa anual da SELIC , calcule as respectivas: taxa de juros equivalente mensal e a taxa de juros proporcional mensal.
Daqui a 28 meses você deverá quitar uma dívida, cujo valor será de exatos $ ( CP + NP ) mil, referente a um empréstimo contraído hoje, que será somado aos juros compostos devidos, correspondentes a uma taxa de DN % am. Qual o valor do empréstimo tomado ?
Um carro novo, à vista, vale $ 50.000,00. Um banco X o financia por 60 meses, com juros compostos mensais de 2 %. Uma financeira Y oferece, para a mesma operação, um financiamento exigindo 60 prestações mensais de $ 1.400,00. Pergunta-se: a ) Qual a melhor escolha para o comprador ? 
 Uma TV à vista custa $ 3.000,00. A prazo, uma loja financia a TV em MN + 3 parcelas mensais, iguais e consecutivas de $ 500,00, sendo a primeira parcela dada como entrada, no ato da compra, em regime de juros compostos. a ) Qual a taxa mensal de juros compostos dessa operação financeira ? – b ) Caso a operação fosse sem entrada, qual seria a taxa mensal de juros compostos ? 
Pede-se ao aluno, em cada quesito, para esquematizar o fluxo de caixa, se for possível; para indicar a fórmula a ser utilizada e/ou a seqüência de teclas a ser usada na calculadora HP 12 C , além de incluir a memória de cálculo. Nunca esquecer de limpar os registradores financeiros antes de resolver cada questão.
 Obs: Se necessário, trabalhe com o ano comercial de 360 dias e o mês padrão de 30 dias.

Continue navegando