Buscar

EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO - ATIVIDADE 1 (A1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
O empreendedor é o indivíduo que transforma a sua visão, os seus sonhos, em realidade. Seja na própria carreira, ou desenvolvendo um novo negócio, ideia, em organizações públicas, privadas ou não governamentais. O Brasil é um país de empreendedores (as) que seja por capacidade de inovação ou por necessidade, geram riquezas e soluções, através do processo empreendedor. Descreva em um pequeno texto dissertativo como o uso das tecnologias transforma, impulsiona, pode contribuir para a escalabilidade e inovação dos novos negócios na jornada dos empreendedores. Cite exemplos de negócios que foram impulsionados com baixo custo através do uso das tecnologias e estabelecimento de parcerias estratégicas.
EMPREENDEDORISMO E TECNOLOGIA
Desenvolver e criar negócios, hoje exige muita coragem e também assumir riscos, em nosso país, os empreendedores encontram diversas oportunidades, para inovar ou desenvolver novas soluções e ideias, isso traz de uma forma positiva o desenvolvimento socioeconômico e competitividade sadia ao mercado.
Hoje em dia o empreendedorismo tecnológico é estimulado pelo avanço de informação e comunicação tecnológicas, que são expressas no potencial de responder aos desafios do mundo contemporâneo. E é justamente por isso que hoje ele é o tema desse post, pois a amplitude que o assunto aborda gera o intuito de investigação e reflexão.
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) formatou um programa nacional para absorver diversas iniciativas de apoio ao empreendedorismo tecnológico. A intenção é que boas ideias sejam convertidas em negócios bem sucedidos. 
Quando falamos de empreendedorismo, não podemos deixar de lado a palavra tecnologia. 
A tecnologia com suas inúmeras ferramentas facilita o trabalho do empreendedor, é claro que a criatividade e o espírito inovador do empreendedor é imprescindível. O empreendedor não deve apenas utilizar a tecnologia, ele deve utilizá-la sabendo aproveitar tudo o que ela oferece, e com isso encontrar soluções para possíveis problemas que se apresentam. 
Segundo Gonçalves (1993), a tecnologia é o fator individual de mudança de maior importância na transformação das empresas, tais transformações não se restringem apenas ao modo de produzir bens e serviços, mas induzem novos processos e instrumentos que atingem por completo a estrutura e o comportamento das organizações, repercutindo diretamente em sua gestão. 
Para que o empreendedor se destaque no mercado em que atua, diferenciando-se da concorrência, é fundamental que ele alie o empreendedorismo à tecnologia, e dessa forma enriqueça o mundo com novas abordagens. 
Com o cenário brasileiro, cada vez mais pessoas arriscam no seu sonho de criar um negócio próprio, para fazer parte desse mundo desafiador, cada pessoa tem as suas próprias intenções, enquanto uns querem ganhar mais dinheiro, outros almejam obter mais competências e habilidades. Contudo, para dar certo elas precisam do espírito empreendedor, que domina as novas empresas e garante a persistência das pessoas que se aventuram nesta jornada. 
EXEMPLOS DE SUCESSO EM NOSSO PAÍS
1) MRV Engenharia: A MRV foi fundada em Belo Horizonte em 1979 pelos sócios Rubens Menin Teixeira de Souza, Mário Lúcio Pinheiro Menin e a Vega Engenharia, com o objetivo de construir e incorporar empreendimentos residenciais na capital mineira com foco na classe média. O nome MRV foi criado a partir das iniciais dos nomes dos 3 sócios. Unir algo tão consolidado historicamente com a tecnologia, que teve sua maior ascensão nas duas últimas décadas, foi o que a MRV fez. A construtora possui como princípio a procura por soluções criativas e estratégias inovadoras. Segundo dados do ITC, a MRV foi considerada a maior construtora do Brasil em 2012. Em termos de faturamento a MRV Engenharia é a 13ª maior construtora brasileira atingindo US$457 milhões, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção. 
2) Magazine Luiza: O Magazine Luiza é uma rede varejista de eletrônicos e móveis brasileira, fundada em 1957 na cidade de Franca. Segundo o presidente Frederico Trajano, “digitalizar o varejo faz parte da nossa estratégia de negócio, e do nosso propósito como empresa, e ele nunca se mostrou tão necessário quanto nesses tempos que estamos vivendo”.
 3) Stella Artois, Nestlé e Nespresso: A Stella Artois criou o movimento, apoie um restaurante, com intenção de doar dinheiro a estabelecimentos, a partir de uma plataforma desenvolvida em parceria com a startup ChefsClub. Logo, as marcas Nestlé e Nespresso também se agregaram ao movimento, dando continuidade à iniciativa com muito sucesso.

Continue navegando