Buscar

Atividade Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Olá turma, tudo bem? Vamos treinar um pouco...
1) Discorra sobre os objetivos de política econômica, definindo a política fiscal; monetária e cambial/comercial. 
Toda ação tomada pelo governo através de instrumentos econômicos parte da premissa de formular propostas para resolver ou minimizar os problemas econômicos presentes. Essas ações são as políticas econômicas. A política fiscal é o planejamento orçamentário do Estado. É considerada a diferença entre as receitas, o que o estado arrecada e as despesas públicas, o que o estado gasta, em um período. A política monetária é o conjunto de medidas que o governo adota para controlar a oferta de moeda que circula na economia. Ela está diretamente vinculada a inflação. Quem executa ela no Brasil é o Banco Central (BACEN), e a sua principal ferramenta é a taxa básica de juros (SELIC). A política cambial é baseada na administração das operações cambiais. O governo intervém para evitar as variações muito bruscas da taxa de câmbio, escolhendo se é necessário que o real seja valorizado ou desvalorizado. O real desvalorizado estimula a exportação de produtos nacionais e desestimula a importação. O real valorizado estimula a importação de bens e desestimula a exportação. 
2) Qual a relação entre as políticas econômicas e a inflação? 
Políticas de rendas assim como políticas comerciais e intervenções no mercado de câmbio por parte da autoridade monetária podem surtir efeito sobre os custos e serem eficazes em controlar a inflação, trazendo ao mesmo tempo resultados menos indesejados em termos de produto, emprego e renda
3) O que gerou a crise da inflação e da dívida externa nos anos 1980 e 1990, no Brasil? E a crise de 2008?
A década de 80 e 90 foi chamada de década perdida ao se referir ao desenvolvimento econômico. O Brasil passou por um período de estagnação o que se formou com uma retração agressiva da produção industrial. Os anos 80 são o mesmo que crise na economia, inflação, crescimento baixo do Produto Interno Bruto (PIB), volatilidade de mercados e aumento da desigualdade social.
A crise de 2008 começou em razão da especulação imobiliária nos Estados Unidos. Foi a chamada bolha, causada por um aumento abusivo nos valores dos imóveis. Ao atingir preços bem acima do mercado, o setor acabou entrando em colapso, pois a supervalorização não foi acompanhada pela capacidade financeira dos cidadãos de arcar com os custos. Assim, as hipotecas acabaram não tendo a liquidez esperada, ou seja, houve uma quebra econômica em razão do aumento dos juros e da inflação.

Continue navegando