Buscar

Exercício de Direito Comercial e Tributário fixação 1

Prévia do material em texto

Exercício de Direito Comercial e Tributário - Exercício de Fixação 1 - Tentativa 1 de 3
Questão 1 de 10
São considerados exclusivamente impostos municipais, os seguintes:
A - ICMS; IPVA; IR.
B - IOF; ISS; ITR.
C - IPI; ISS; IPTU.
D - IPTU; ITBI; ISS.check_circleResposta correta
E - ITBI; ITR; IPTU.
Referência - Questão 1
Principais impostos municipais: Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) (sobre terrenos, apartamentos, casas, prédios comerciais). Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens e Imóveis (ITBI) e de Direitos Reais a eles relativos. Impostos Sobre Serviços (ISS).
Questão 2 de 10
No Direito do Trabalho, o princípio da intangibilidade salarial refere-se a:
A - Esse princípio assegura a garantia para o trabalhador, o de que mesmo se o trabalhador não estiver documentado formalmente, ele tenha direitos.
B - Esse princípio corresponde ao fato de que havendo dúvida, o aplicador da lei deve aplicá-la mais benéfica ao trabalhador.
C - Esse princípio trata-se a respeito do dever do empregado de dar o melhor de si, em benefício do empreendimento ou empresa.
D - Este princípio assegura o direito do trabalhador de ter seu contrato de trabalhado inalterado por parte do empregador, assegurando os direitos do empregado diante do empregador em relação ao contrato de trabalho.
E - Este princípio refere-se ao direito que o trabalhador tem de receber a contraprestação por seu trabalho. Seu salário deve prover suas necessidades básicas, como alimentação, educação, saúde, transporte, etc.check_circleResposta correta
Referência - Questão 2
Princípio da Intangibilidade Salarial: Este princípio refere-se ao direito que o trabalhador tem de receber a contraprestação por seu trabalho. Seu salário (advindo do seu trabalho) deve prover suas necessidades básicas como alimentação, moradia, educação, saúde, transporte etc. Garante também que o salário do trabalhador não seja reduzido, visando assegurar a estabilidade econômica do empregado.
Questão 3 de 10
"A lei é uma normal jurídica ditada por uma autoridade pública competente, em geral, é uma função que recai sobre os legisladores dos congressos nacionais dos países, com prévio debate e o texto que a impulsiona e que deverá observar um cumprimento obrigatório por parte de todos os cidadãos, sem exceção, de uma Nação, porque da observação destas dependerá que um país não termine transformado numa anarquia ou caos." (Fonte: http://queconceito.com.br/lei) " a hierarquia é a organização através de categorias de certa importância que consequentemente atribui diferente relevância e valor às pessoas ou objetos hierarquizados." (Fonte: http://queconceito.com.br/?s=hierarquia)
Sobre a relação de hierarquia entre leis complementares e ordinárias do Direito Tributário, é correto afirmar que:
I - As leis ordinárias anteriores à Constituição Federal tratantes de matérias reservadas constitucionalmente a leis complementares continuaram válidas, recebendo o status de leis complementares.
II - A lei complementar é hierarquicamente superior à lei ordinária.
III - A lei ordinária é hierarquicamente superior à lei complementar.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas a alternativa I está correta.
B - Apenas a alternativa II está correta.
C - Apenas a alternativa III está correta.
D - Apenas as alternativas I e II estão corretas.check_circleResposta correta
E - Apenas as alternativas I e III estão corretas.
Questão 4 de 10
A palavra Direito possui definição complexa, com diversos significados. Muitas vezes, o direito é confundido com a própria lei. Embora sejam intrinsicamente relacionados, distinguem se entre si, pois a diferença entre direito e lei pertence ao âmbito ideológico do Estado. Segundo Reale( 1995), Direito é:
A - [...] o direito é muito difícil de ser definido com rigor. De uma parte, consiste em grande número de símbolos e ideais reciprocamente incompatíveis, o que o homem comum percebe quando se vê envolvido num processo judicial: por mais que ele esteja seguro de seus direitos, a presença do outro, contestando o, cria lhe certa angústia que desorganiza sua tranquilidade. De outra parte, não deixa de ser um dos mais importantes fatores de estabilidade social, posto que admite um cenário comum em que as mais diversas aspirações podem encontrar uma aprovação e uma ordem.
B - Destaco que o direito não é apenas um conjunto de regras. É muito mais do que isso. As regras, escritas (leis), são um dos instrumentos de aplicação e atuação do direito, que se vale de outros componentes em sua configuração. Temos assim, ao lado das leis, a doutrina, a jurisprudência, os costumes, os princípios gerais, que, somados, compõem o conceito de Direito. E esses elementos, em conjunto, aplicados, buscam atingir o ideal supremo, que é a obtenção da justiça.
C - É o direito um sistema de disciplina social fundado na natureza humana que, estabelecendo nas relações entre os homens uma proporção de reciprocidade nos poderes e deveres que lhes atribui, regula as condições existenciais dos indivíduos e dos grupos sociais e, em consequência, da sociedade, mediante normas coercitivamente impostas pelo poder público.
D - Entende-se, em sentido comum, o Direito como sendo o conjunto de normas para a aplicação da justiça e a minimização de conflitos de uma dada sociedade. Estas normas, estas regras, esta sociedade não são possíveis sem o Homem, porque é o Ser Humano quem faz o Direito e é para ele que o Direito é feito.
E - Todas as regras sociais ordenam a conduta, tanto as morais como as jurídicas e as convencionais ou de trato social. A maneira, porém, dessa ordenação difere de uma para outra. É próprio do Direito ordenar a conduta de maneira bilateral e atributiva, ou seja, estabelecendo relações de exigibilidade segundo uma proporção objetiva. O Direito, porém, não visa a ordenar as relações dos indivíduos entre si para satisfação apenas dos indivíduos, mas, ao contrário, para realizar uma convivência ordenada, o que se traduz na expressão: “bem comum”. O bem comum não é a soma dos bens individuais, nem a média do bem de todos; o bem comum, a rigor, é a ordenação daquilo que cada homem pode realizar sem prejuízo do bem alheio, uma composição harmônica do bem de cada um com o bem de todos.check_circleResposta correta
Referência - Questão 4
Todas as regras sociais ordenam a conduta, tanto as morais como as jurídicas e as convencionais ou de trato social. A maneira, porém, dessa ordenação difere de uma para outra. É próprio do Direito ordenar a conduta de maneira bilateral e atributiva, ou seja, estabelecendo relações de exigibilidade segundo uma proporção objetiva. O Direito, porém, não visa a ordenar as relações dos indivíduos entre si para satisfação apenas dos indivíduos, mas, ao contrário, para realizar uma convivência ordenada, o que se traduz na expressão: “bem comum”. O bem comum não é a soma dos bens individuais, nem a média do bem de todos; o bem comum, a rigor, é a ordenação daquilo que cada homem pode realizar sem prejuízo do bem alheio, uma composição harmônica do bem de cada um com o bem de todos.
Questão 5 de 10
No Brasil, as normas gerais do Direito Tributário emanam da Constituição Federal de 1988, além de serem instituídas pelo Código Tributário Nacional. A referência entre as normas gerais do Direito Tributário e outras normas não se caracteriza como apenas divisão de competência, mas sim a partir de um vínculo hierárquico. Neste sentido, a norma jurídica encarregada de dispor sobre conflitos de competência em matéria tributária entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios é:
A - A Emenda Constitucional.
B - A jurisdição.
C - A lei complementar.check_circleResposta correta
D - A lei ordinária.
E - O decreto.
Questão 6 de 10
O empregado é o principal elemento para o Direito do Trabalho, pois é destinado grande parte das normas de proteção que constituem este ramo do direito. São considerados direitos do trabalhador:
A - Duração do trabalho normal superior a 8 horas diárias e 44 horas semanais, facultada a compensação de horários ea redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.
B - Férias, após o período de 18 meses de trabalho, todo trabalhador passa a ter direito a um período de 30 dias de descanso e lazer, sem deixar de receber seu salário.
C - FGTS, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome de seus empregados e vinculados ao contrato de trabalho, o valor correspondente a 9% do salário do funcionário.
D - Licença Paternidade, corresponde um direito ao homem de afastar-se do seu trabalho, para auxiliar a mãe de seu filho, sem prejuízo em seu salário, por 5 dias.check_circleResposta correta
E - Salário família que são cotas pecuniárias destinadas a auxiliá-los no sustento e educação dos filhos menores, de qualquer condição, até aos 18 anos de idade.
Referência - Questão 6
Licença-paternidade: Corresponde a um direito ao homem de afastar-se do seu trabalho para auxiliar a mãe de seu filho, sem prejuízo em seu salário. A licença paternidade é de cinco dias, nos termos do art. 7o, inciso XIX, da CF/88 c/c art. 10, § 1o, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da CF/88, na qual se encontra: “Até que lei venha a disciplinar o disposto no art. 7o, XIX da Constituição, o prazo da licença-paternidade a que se refere o inciso é de cinco dias”.
Questão 7 de 10
"A lei é uma normal jurídica ditada por uma autoridade pública competente, em geral, é uma função que recai sobre os legisladores dos congressos nacionais dos países, com prévio debate e o texto que a impulsiona e que deverá observar um cumprimento obrigatório por parte de todos os cidadãos, sem exceção, de uma Nação, porque da observação destas dependerá que um país não termine transformado numa anarquia ou caos." (Fonte: http://queconceito.com.br/lei)
Sobre leis complementares e ordinárias do Direito Tributário, é correto afirmar que:
I - A lei complementar tem a função de estabelecer normas gerais ao Direito Tributário, mas não pode acrescentar maiores detalhamentos às formas de tributação instituídas pela constituição.
II - A lei complementar tem a função de estabelecer normas gerais ao Direito Tributário e de acrescentar maiores detalhamentos às formas de tributação instituídas pela constituição.
III - A lei ordinária é o veículo legislativo que cria o tributo, traduzindo o instrumento formal mediante o qual se exercita a competência tributária.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas a alternativa II está correta.
B - Apenas a alternativa III está correta.
C - Apenas a alternativas I está correta.
D - Apenas as alternativas I e III estão corretas.
E - Apenas as alternativas II e III estão corretas.check_circleResposta correta
Questão 8 de 10
Imposto é uma espécie de tributo não vinculado, o que significa dizer que tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte. De acordo com o art. 16 do CTN: “Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte”. Classifica-se no rol dos tributos não vinculados, assim, seu fato gerador é composto por uma situação que, para sua ocorrência, não há qualquer atividade do Estado. Sobre os impostos de competência federal, assinale a alternativa correta.
A - IPTU, ITBI, ISS, IPVA.
B - IPVA, IR, IOF, ITR.
C - IPVA, IR, IPI, IOF.
D - IR, IPI, IOF, ITR.check_circleResposta correta
E - ITBI, IPI, IOF, ITR.
Questão 9 de 10
Norma Jurídica é a estrutura fundamental do Direito, na qual estão estampados preceitos que constituirão à ordem jurídica. Ela é o elemento responsável por regular o comportamento do homem, ao mesmo tempo que consolida enunciados determinando em grande medida a organização da sociedade e do Estado. Segundo Reale (2001), Norma Jurídica é:
A - de expectativas contra fáticas, que se expressam por meio de proposições de dever ser (deve, é obrigatório, é proibido, é permitido, é facultado), estabelecendo-se entre os comunicadores sociais relações complementares institucionalizadas em alto grau (relação meta-complementar de autoridade/sujeito), cujos conteúdos tem um sentido generalizável conforme núcleos significativos mais ou menos abstratos.
B - O fundamento das normas está na exigência da natureza humana de viver em sociedade, dispondo sobre o comportamento dos seus membros. As normas são fenômenos necessários para a estruturação ôntica do homem. E como a vida do grupo social está intimamente ligada à disciplina das vidas individuais, elas fundam-se também na necessidade de organização na sociedade, exatamente porque não há sociedade sem normas de direito, que têm por objetivo uma ação humana, obrigando-a, permitindo-a ou proibindo-a.
C - O que efetivamente caracteriza uma norma jurídica, de qualquer espécie, é o fato de ser uma estrutura proposicional enunciativa de uma forma de organização ou de conduta, que deve ser seguida de maneira objetiva e obrigatória. [...] Dizemos que a norma jurídica é uma estrutura proposicional porque o seu conteúdo pode ser enunciado mediante uma ou mais proposições entre si correlacionadas, sendo certo que o significado pleno de uma regra jurídica só é dado pela integração lógico-complementar das proposições que nela se contêm.check_circleResposta correta
D - quanto à destinação (normas de Direito e normas de Sobredireito), quanto ao modo de existência (normas explícitas e normas implícitas), quanto à fonte (teorias de Kelsen e Savigny, apontando como formas de expressão do Direito ou normas jurídicas, a lei, o costume, a jurisprudência, a doutrina e os princípios gerais do direito), quanto à matéria (normas de Direito Público, normas de Direito Privado e normas de Direito Social).
E - São prescrições jurídicas de caráter hipotético e eficácia repetitiva. Elas prescrevem comportamentos para situações descritas em caráter hipotético. Em outras palavras, elas fazem a previsão de condutas a serem adotadas nas situações que descrevem hipoteticamente.
Referência - Questão 9
A definição de Reale (2001, p. 88) sobre as Normas Jurídicas é: O que efetivamente caracteriza uma norma jurídica, de qualquer espécie, é o fato de ser uma estrutura proposicional enunciativa de uma forma de organização ou de conduta, que deve ser seguida de maneira objetiva e obrigatória. [...] Dizemos que a norma jurídica é uma estrutura proposicional porque o seu conteúdo pode ser enunciado mediante uma ou mais proposições entre si correlacionadas, sendo certo que o significado pleno de uma regra jurídica só é dado pela integração lógico-complementar das proposições que nela se contêm.
Questão 10 de 10
O Direito Comercial interno possui divisões conforme Silva (2001 p 23) “Tradicionalmente o Direito Comercial era divido em terrestre e marítimo, dependendo do meio em que a relação jurídica iria se desenvolver. Posteriormente, foi acrescentado o direito aeronáutico. Fazem parte do Direito Comercial os seguintes direitos:
A - Bancário; Transportes; Securitário.check_circleResposta correta
B - Bolsística; Cambiário; Penal.
C - Empresarial; Sociedade Civil; Nupcial.
D - Internacional; Falimentar; Concursal.
E - Navegação; da família; Industrial.
Referência - Questão 10
As divisões internas do Direito Comercial ocorrem da seguinte maneira: a) Teoria geral do direito comercial, que compreende toda parte geral da disciplina, sua conceituação, sua posição no quadro geral das ciências e a delimitação da sua matéria, e, portanto, do seu conteúdo; b) Direito das empresas e das sociedades, que compreende o estudo do empresário, quer individual - o antigo comerciante em nome individual e os agentes auxiliares do comércio – quer coletivo, que são as sociedades comerciais, nos seus vários tipos; c) Direito industrial, que modernamente, estuda a teoria jurídica do estabelecimento comercial e a propriedade industrial [...]; d) Direito cambiário ou cartular, que compreende os títulos de crédito; e) Direito das obrigações mercantis, que compreende o estudo das operações e contratos mercantis, que se subdivide em:f ) direito bolsístico (referente às operações da Bolsa); g) direito bancário (referente aos bancos); h) direito securitário (referente aos seguros); e i) direito dos transportes (referente aos transportes);

Continue navegando