Buscar

Unidade com homogeneidade e Unidade com heterogeneidade x Diversidade

Prévia do material em texto

Eixos/Parâmetros fundamentais para se pensar personalidade
1. Unidade com homogeneidade e Unidade com heterogeneidade x Diversidade
Alguns autores dizem que temos vários sujeitos dentro do sujeito, Freud é um deles. E outros autores vão imaginar unidade; unidade entre os traços comportamentais, perceptuais, volitivos, etc. Uma unidade sendo homogênea ou uma unidade, como pensa Freud, fixional na medida que é formado por partes conflitivas, por várias subjetividades.
Winnicott pensa no eu e pensa no selfie, para dar conta da ideia de unidade. “o que cria a unidade psíquica?”. Na questão de neurose e saúde, a ideia de plasticidade é a ideia principal – o neurótico é o padrão repetitivo, que não consegue sair daquele padrão. O procedimento psicótico é um procedimento caótico.
Diversidade com unidade fixional. Unidade fixional: o “Eu” como uma ficção. O que se tem são conjuntos dispares de ações, da forma fixional da unidade. A necessidade de dar unidade aos conjuntos dispares de ações, é chamada de unidade fixional. Por trás da unidade fixional, tem-se disputas, conflitos, multiplicidade. Os autores que pensam que existe unidade, não indica que necessariamente já se chegou à unidade. Acredita-se que se pode perde-la, corrompe-la de alguma forma. 
Teorias da homogeneidade da personalidade (Rogers, Gestalt e outros): resgata o autêntico, o congruente. Na psicanálise, tende a valorizar a ideia da heterogeneidade interna, mesmo com a face de unidade. Quanto mais saudável, mais unitário, mesmo que não seja unidade alienada porque ter-se-ia o normótico. 
Normótico: absoluto coerente com ele mesmo. Tentativa de dominar o elemento conflitivo, elemento caótico, a partir de condutas esperadas, bem vistas, padronizadas, carente com a ideia de perfeição – face da neurose (normose). Tenta ser tão dentro do esperado “saudável”, que se torna prisioneiro da sua própria estratégia. Quer ser perfeito, fazer tudo perfeito 
O sujeito integrado, unitário saudável, tem o cuidado de perceber que isso pode ser prejudicial. Saúde é o lugar da dinâmica, da dialética, de certa instabilidade, da precariedade. Quando tenta tirar a precariedade e quer tornar a coisa muito perfeita, o sujeito cai na face neurótica.

Continue navegando