Buscar

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS - A3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os sistemas distribuídos necessitam se comunicar para trocar informações relevantes para a execução de suas funcionalidades. Para permitir esta comunicação, é necessário o uso de protocolos bem definidos que descrevem como deve acontecer a comunicação. Este protocolo bem definido é essencial para que, mesmo sistemas que não se conheçam, possam se comunicar de forma correta. Assim, dentre os protocolos de comunicação usados para o transporte de mensagens temos o TCP e o UDP. Em complemento ao que foi exposto, considere a citação a seguir:
“O sucesso do protocolo TCP/IP deve-se à sua independência em relação à tecnologia de transmissão subjacente, o que permite a interligação de muitas redes e enlaces de dados heterogêneos. Os usuários e os programas aplicativos percebem uma única rede virtual suportando TCP e UDP, e os desenvolvedores de programas baseados em TCP e UDP veem uma única rede IP virtual, ocultando a diversidade da mídia de transmissão subjacente.” (COULOURIS, 2013, p. 108).
Na sequência, a questão tem por objetivo avaliar a capacidade do estudante de entender os principais conceitos que diferenciam os protocolos TCP e UDP, discriminando quando é mais relevante usar TCP ou UDP. 
Considerando o que foi exposto, disserte sobre pelo menos 3 cenários (sistemas) do seu cotidiano e indique qual o protocolo mais apropriado, podendo ser o protocolo TCP ou o UDP. Justifique suas respostas.
 
Fonte: COULOURIS, G. Sistemas distribuídos: conceitos e projeto. São Paulo, Bookman, 2013. [Recurso eletrônico].
Se abordarmos o tema relevante como o mais utilizado, tomaremos como base que o protocolo TCP é o mais apropriado. Na realidade os protocolos TCP e UDP possuem funcionalidades parecidas, porém, divergentes na aplicação, sendo que o protocolo TCP visa a “entrega” sem muita velocidade, priorizando a entrega dos pacotes de forma que ele só envia o pacote seguinte após a resposta do destinatário que recebeu o pacote anterior. Já o protocolo UDP é a entrega mais rápida, porém, sem a garantia que os pacotes estão sendo recebidos pelo destinatário e que eles estão chegando de forma organizada.
Vejo que ambos os protocolos são apropriados, pois utilizamos serviços de streaming e jogos que trabalham como protocolo UDP, e outros serviços de acesso simples ou mais comuns, como exemplo: BlackBoard, Facebook, Youtube e outros que trabalham com protocolo TCP.

Continue navegando