Buscar

PTI - Computação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processadores ARM são um tipo de chip baseados em um arquitetura menos complexa - a RISC. Têm como principais características o baixo consumo de energia e o tamanho reduzido. Eles trabalham com instruções menos complexas, o que demanda menos trabalho para a CPU – consequentemente gerando menos calor, o que dispensa o uso de ventoinhas para o controle de temperatura. Todos os processadores de smartphones, tablets e demais dispositivos portáteis são ARM por conta dessas características.
Já os processadores x86 utilizam a arquitetura CISC, que é mais complexa e demanda uma CPU mais poderosa para ser executada. São necessários vários ciclos de processamento para resolver uma instrução. Com isso, também é necessário um sistema de ventilação para controle de temperatura do hardware. As instruções são mais longas do que na arquitetura RISC. Suporta muitas instruções, porém as executa mais lentamente. A RISC suporta menos instruções e a execução é mais rápida. Não há como desenvolver dispositivos leves e portáteis com arquitetura CISC devido à necessidade de resfriamento. Atualmente os processadores x86 utilizam as duas arquiteturas para otimização de desempenho.
A arquitetura ARM é mais indicada para dispositivos compactos por ser mais eficiente, necessitar de menos processamento, permitir componentes menores e consumir pouca energia.
A Apple terá como vantagens a mudança no uso de processadores x86 para ARM a maior eficiência no processamento dos programas/ aplicativos, a compatibilidade nativa com os aplicativos já existentes para seu sistema iOS, a possibilidade de computadores/ notebooks mais leves, tanto pelo tamanho da CPU e SOC poderem ser menores quanto por não precisar embutir um sistema de resfriamento nos novos dispositivos e a eficiência energética da arquitetura ARM.	
Como desvantagens posso apontar a incompatibilidade dos programas atuais – que foram desenvolvidos para x86 e a dependência/espera para que as empresas adaptem e lancem seus programas para a arquitetura ARM. Quem sai em maior desvantagem é, com certeza, a Intel que perderá uma de suas maiores clientes
REFERÊNCIAS
RISC e CISC: Comparação de suas técnicas. [S. l.], [2014]. Disponível em: <http://ww2.deinfo.ufrpe.br/14064/arttigos/pt-br/risc-e-cisc-comparação-de-suas-técnicas>. Acesso em: 30 ago. 2021.

Continue navegando