Buscar

Sistemas de informacoes gerenciais - Atividade A3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em uma solução tecnológica para melhorar os resultados do negócio, uma parte importante envolve a integração dos diversos dados, dispersos em vários setores da empresa, em uma base consolidada. Uma vez integrados, os dados podem ser analisados e investigados por ferramentas próprias para este fim, gerando, com isso, uma visão que permite a tomada de melhores decisões dos gestores.
A base integrada comentada anteriormente é comumente chamada de data warehouse, do inglês armazém de dados. Já a solução como um todo, com o conjunto de tecnologias e ferramentas usadas para montar uma solução dessa natureza, é chamada de business intelligence (BI), do inglês inteligência de negócios. O funcionamento dessas soluções passa por pelo menos três atividades. Primeiramente, a carga a partir das fontes de dados, que são sistemas corporativos em geral (CRM, SCM, módulos de ERP). Depois, o armazenamento em si nos data warehouses; e a terceira ênfase é a visualização e exploração dos dados disponíveis com gráficos e dashboards.
Uma empresa de comércio eletrônico precisa conceber uma solução de BI para a diretoria comercial, que deseja investigar informações em relação às vendas. Em um levantamento de requisitos, identificou-se que as análises devem ser feitas sobre o volume (totais e médias) de vendas, com dados tais como quantidades e valores financeiros das vendas, descontos em promoções, produtos retornados com defeito, além de outros indicadores. Ao navegar e explorar as informações, o diretor deseja detalhar os dados conforme a posição geográfica (estado, cidades e até bairros), ou de acordo com o tempo (quais anos, meses e dias), por categorias e tipos de produtos (eletrodomésticos, livros e outros), ou mesmo por classes de idade e sexo dos clientes. Há ainda a demanda de confrontar os dados das vendas com os valores das compras dos produtos, para a avaliação de indicadores quanto à margem de lucro, como também com a possibilidade de análise de acordo com as dimensões, quando possível.
Diante desse cenário, responda as questões a seguir:
 
A) Realize uma pesquisa ou reforce seu conhecimento sobre o significado de dimensões e fatos em uma solução de BI. Com isso, identifique e descreva pelo menos quatro dimensões na concepção da solução de BI para a diretoria comercial.
BI é um conjunto de processos que visa a entrega das informações certa. Para a diretoria realizar decisão assertiva sobre seu BI é importante coletar todos os dados referentes as vendas, clientes, analisar a produtividade das vendas e mapear as informações que estão refletidas no seu sistema, pois assim vão conseguir traçar um parâmetro comportamental e ter a informações correta do seu público-alvo. Desta forma se torna fácil encontrar soluções otimizadas para os negócios, prevenir possíveis riscos, reconhecer as falhas e identificar futuras oportunidades.
B) Identifique e descreva duas “tabelas” de fatos da solução e, para cada uma delas, apresente pelo menos dois “campos”. 
O surrogate key é uma tabela usada para se relacionar com a tabela de fato, podendo se relacionar com as tabelas que possuem códigos e informações de estado, e com isso apresentaria resultados interessantes e precisos referentes as análises requeridas. Já para soluções financeiras o DATA MART é uma ótima opção, pois é um subconjunto do data warehouse e consegue encaixar determinadas informações e dados em um único processo de negócio. 
C) Para cada uma das tabelas dos fatos, indique de qual sistema ou módulo de ERP pode servir de fonte de dados da ferramenta ETL para carga de dados na solução. Indique pelo menos dois sistemas distintos.
Os módulos ERP fazem parte de um conjunto de funcionalidades responsáveis e importantes nas decisões estratégicas de uma empresa. Nas tabelas citadas poderiam usar o CRM, GESTÃO DE COMPRAS e também gestão de projetos.

Continue navegando