Buscar

Gestão Ambiental e ISO 14001

Prévia do material em texto

GERENCIAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
UNIDADE 1
GUSTAVO SILVA OLIVEIRA 
UNIDADE 1 | INTRODUÇÃO
As abordagens sobre as questões ambientais estão cada vez mais presentes nas reuniões e rodas de conversa em qualquer país do mundo. 
No entanto, pensando em uma questão histórica, a gestão ambiental ainda é algo bastante recente, frente ao tempo em que os processos produtivos ocorrem e que se formou um sistema capitalista. 
UNIDADE 1 | OBJETIVOS
Compreender os fundamentos e surgimento da gestão ambiental.
Identificar os principais riscos e acidentes ambientais.
Entender sobre os sistemas de gestão ambiental e sua importância.
Avaliar a NORMA ISO 14001 e seus principais impactos na organização.
FUNDAMENTOS DA GESTÃO AMBIENTAL 
O meio ambiente caracteriza-se como algo bastante amplo e importante para que haja vida e desenvolvimento de qualquer atividade. 
ECOSSISTEMA
Ecossistema consiste no agregado de organismos vivos, juntamente com seus ambientes físicos e químicos. 
CICLO HIDROLÓGICO
O ciclo hidrológico, consiste no fluxo de água, alimentando pela energia solar (energia essa que realiza a evaporação de oceanos e continentes) e a força da gravidade. 
CICLO BIOLÓGICO 
O ciclo biológico é o conjunto de alterações e transformações em que os membros de uma espécie enfrentam ao longo de um período que retrata sua existência.
BIOSFERA E BIOMA 
A biosfera consiste no conjunto de sistemas vivos, que compreendem todos os agregados de seres e a interação deste com o ambiente físico. Ainda, estas interações realizam a manutenção de um estado contínuo de fluxo de energia. 
FAUNA E FLORA
A fauna, consiste no conjunto de animais que convivem em certo ambiente e/ou região. 
Fauna doméstica: animais que são utilizados na alimentação dos seres humanos e que precisam de intervenção humana para serem alimentados e se desenvolverem.
Fauna silvestre: animais que não necessitam de intervenção humana para sobreviver ou se alimentar – ou seja, eles podem sobreviver sozinhos no meio ambiente onde pertencem.
FAUNA E FLORA
Já a flora, é caracterizada pelo conjunto de vegetais agregados em certo ambiente e/ou região. Assim, ambos podem ser influenciados pelo local em que estão inseridos e podem sofre de diversas maneiras
BREVE HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL 
Na década de 90, que a gestão ambiental, começa a ser inserida no ambiente organizacional e que começa a fazer parte da gestão das empresas. 
É a partir deste momento que se começa a pensar na atual e nas futuras gerações e a buscar medidas e alternativas para otimizar e preservar os recursos naturais. 
RISCOS E ACIDENTES AMBIENTAIS 
Considerando o conceito de risco, cabe destacar que este tem sido utilizado em diversas áreas do conhecimento e adaptados a realidade de cada caso em questão. 
Muitos autores da literatura trazem o termo risco como o potencial de vulnerabilidade, sensibilidade ou até mesmo danos potenciais ao meio ambiente. 
RISCOS E ACIDENTES AMBIENTAIS 
Etapas da prevenção e controle de riscos ambientais
Prevenção e controle 
Antecipação 
Identificação 
Avaliação
Prevenção e controle
ACIDENTES AMBIENTAIS 
Acidentes ambientais consistem em acontecimentos, ou algum fato que ocorre de maneira inesperada ou indesejada pode causar danos ao meio ambiente e à saúde de maneira direta e indireta. 
Cabe destacar que os acidentes podem ocorrer tanto pela própria natureza, quanto por ações antrópicas.
ACIDENTES AMBIENTAIS 
Além disso, dentre os diversos tipos de acidentes, o de origem química pode ser considerado um dos mais graves, visto que estes liberam substâncias de extrema periculosidade para a saúde humana e meio ambiente, tanto no curto, médio e longo prazo. 
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Sistema de gestão ambiental é um agregado de medidas que busca contribuir a organização empresarial a gerenciar os impactos ambientais de suas operações, produtos ou serviços
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
A organização que implementa um sistema de gestão ambiental incorpora uma visão estratégica para com o meio ambiente.
Assim, deixando de atuar apenas atentando para os riscos inerentes as suas atividades, mas vendo também oportunidades de desenvolvimento associado ao meio ambiente. 
ISO – INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION
A norma ISO 14000 fornece instrumentos de orientação para que a organização insira a variável ambiental em seus gerenciamentos já existentes. 
VANTAGENS E PONTOS LIMITANTES DOS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL 
Melhor desempenho ambiental;
Melhor utilização dos recursos naturais; 
Prevenção de riscos de diversas magnitudes; 
Disseminação da responsabilidade sobre os problemas ambientais; 
Homogeneização do gerenciamento;
Boa reputação; 
Atenuação de custos com seguros; 
Entre outros. 
A NORMA ISO 14001: 2004
Objetivo de melhorar o desempenho ambiental, buscando certificar as organizar;
Tem a missão de trazer o equilíbrio da proteção ambiental e a prevenção da poluição desencadeada da atividade econômica;
ABORDAGEM GERAL DA NORMA 
Para a aplicação da ISO 14001:2004 só é possível em virtude desta atender os seguintes itens: 
É uma norma aceita a nível mundial;
As empresas podem ser questionadas no que diz respeito a demonstrar conformidades, como condicionantes de negócio em alguns mercados;
Tal norma é concreta em relação aos elementos-chave encontrados em muitos modelos de sistema de gestão ambiental.
ELEMENTOS DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Política Ambiental
A Política Ambiental consiste no primeiro fator da NBR ISO 14001, compondo o compromisso da organização e da administração para com as questões de meio ambiente. 
Planejamento:
A organização encaminha a revisão das suas atividades, identificando os fatores e impactos ambientais, e a partir disso cria objetivos, alternativas e definição de metas.
ELEMENTOS DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Implementação e Operação:
Neste momento, a organização começa a aplicação de um plano de ação para atender as responsabilidades estabelecidas anteriormente e desenvolve procedimentos para atingimento das metas. 
ELEMENTOS DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Verificação:
A empresa analisa, por meio do monitoramento das atividades e de mensurações, se as metas estão sendo atingidas. Neste momento, se as questões apontadas não estiverem sendo atingidas se deve realizar as medidas corretivas. 
RESUMINDO 
Você deve ter aprendido as questões conceituais sobre o meio ambiente, juntamente com as questões de ecossistema, ciclo hidrológico, biológico. Em seguida, o que se entende por biosfera, bioma, fauna e flora e a importância destes fatores na qualidade ambiental. Para finalizar a unidade 1, foi abordado um breve histórico sobre a proteção ambiental e como surgiu a gestão ambiental. 
Na unidade 1, verificou-se uma abordagem sobre os riscos e acidentes ambientais e como estes podem ter influencias tanto na atual como nas futuras gerações. 
Posteriormente, na unidade seguinte, iniciou-se as abordagens sobre os sistemas de gestão ambiental e sua representatividade frente ao sucesso empresarial. Entendemos como surgiu o termo ISO, e como ele vem sendo implantado e aperfeiçoado aos poucos em diversos países do mundo. 
Para finalizarmos esta unidade letiva, e dando sequência às discussões da unidade 3, explanou-se sobre a norma 14001 (2004) que no Brasil é conseguida por meio da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Deste modo, foi possível verificar o passo a passo de aplicação destes sistemas no ambiente empresarial e quais as principais vantagens e pontos limitantes deste instrumento na gestão. 
BIBLIOGRAFIA
MOREIRA, M. S. (2001) Estratégias e implantação de sistema de gestão ambiental, modelo ISO 14000. Editora de desenvolvimento Gerencial, 286p. 
ABNT (2004) – NBR 1004:2004. Resíduos Sólidos: Classificação.
IBAMA (2016) Qualidade Ambiental. disponível em: http://www.ibama.gov.br/rqma/qualidade-ambiental
CETESB, Companhia de tecnologia e saneamento ambiental, 2007. Disponível em: < www.cetesb.sp.gov.br> Acesso em:27 de novembro de 2019.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Resolução CONAMA nº 381, de 14 de dezembro de 2006. Diário Oficial da União, n. 240, seção 1, p. 155-156, 2006. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre. cfm?codlegi=516>. Acesso em: 27 novembro de 2019. 
Obrigado!

Continue navegando