Buscar

Resumo - Neurose e Psicose

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
PSICOLOGIA – PARAÍSO – MATUTINO
5º SEMESTRE
 
A PERDA DA REALIDADE NA NEUROSE E NA PSICOSE
 
 
 
 
 
São Paulo
2019
A partir da analise do texto “A perda da realidade na neurose e na psicose” irei explicar o que foi entendido acerca desses dois conceitos.
A neurose é um distúrbio psíquico, onde a realidade é afetada, mas não perdida. Ela serve de meio para uma fuga da realidade, como se a ignorasse. Já na psicose, a realidade é perdida, há repúdio e tentativa de substituição. 
Desenvolvendo mais o conceito de neurose, podemos entendê-la como um recalque imperfeito, onde houve falha na repressão de alguma experiência traumática. Essa falha acaba dando espaço para a manifestação dos desejos reprimidos, que se disfarçam, passam pelo inconsciente e se tornam conscientes através dos sintomas neuróticos. 
Na neurose, o ego depende da realidade e supre os desejos do id. A influência da realidade faz com que sua perda seja evitada.
A psicose é um transtorno mental, onde o sujeito perde a noção que diferencia realidade e subjetividade, sendo criado um mundo só dele. O mundo exterior não é percebido, pois o ego é afastado pelos desejos do id. Sendo assim, o princípio do prazer está sobre o princípio da realidade.
Nos dois casos, o id influencia a realidade e tenta moldá-la aos desejos do sujeito. Mesmo na neurose não tendo perda da realidade total, há a tentativa de substituir a realidade dos desejos, como na psicose.

Continue navegando