Logo Passei Direto
Buscar

AOL 1 - Fundamentos da Engenharia Ambiental - Uninassau

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Brasil possui uma robusta base de legislações ambientais, entre as quais constam a Constituição Federal de 1988, as políticas nacionais de Meio Ambiente (Lei 6.938/1981), de Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997) e de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), além das resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Todas elas, no entanto, baseiam-se em um conceito central apresentado pela primeira vez na Política Nacional do Meio Ambiente.
O qual segue descrito: “é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Esse conceito é:
1. ecologia.
2. meio ambiente.
3. ambiente natural.
4. natureza.
5. ecossistema.

A fim de reduzir o volume de resíduos sólidos produzidos no país e de proporcionar um gerenciamento mais eficiente, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) propõe que seja seguida uma ordem de prioridade na gestão dos resíduos sólidos.
Qual é essa ordem?
1. Não geração (1); redução (2); reutilização (3); reciclagem (4); tratamento dos resíduos sólidos (5); e disposição final ambientalmente adequada (6).
2. Não geração (1); reutilização (2); redução (3); reciclagem (4); tratamento dos resíduos sólidos (5); e disposição final ambientalmente adequada (6).
3. não geração (1); reeducação (2); reutilização (3); tratamento dos resíduos sólidos (4); e disposição final ambientalmente adequada (5).
4. Não geração (1); reeducação (2); reutilização (3); remediação (4); tratamento dos resíduos sólidos (5); e disposição final ambientalmente adequada (6).
5. não geração (1); redução (2); reeducação (3); recauchutagem (4); tratamento térmico dos resíduos sólidos (5); e disposição final ambientalmente adequada (6).

Os resíduos sólidos devem ser sempre reaproveitados e, quando não for possível, os rejeitos devem ser encaminhados para disposição final ambientalmente adequada. Essa disposição final deve ocorrer em locais onde há controle sobre o tipo de material a ser destinado, drenagem e exaustão dos gases formados pela decomposição, drenagem e tratamento dos efluentes líquidos, uma correta compactação dos despejos e, ainda, a sobreposição diária de uma camada de solo para evitar excesso de odores, que o vento carregue para fora dos limites do aterro os resíduos mais leves e ainda a proliferação de animais.
Neste caso, para a disposição final de resíduos domésticos, qual seria o local mais adequado, seja econômica ou ambientalmente?
1. Aterro sanitário.
2. Aterro controlado.
3. Aterro facultativo.
4. Lixão.
5. Aterro industrial.

A Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal nº 6938/1981) é um marco para o meio ambiente nacional. Dentre as diversas novidades que essa lei aborda, traz consigo um conceito muito importante: a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que, direta ou indiretamente, prejudicam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criam condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetam desfavoravelmente a biota; afetam as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; ou lançam matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
O conceito descrito acima refere-se à:
1. gestão ambiental.
2. contaminação ambiental.
3. poluição ambiental.
4. preservação ambiental.
5. degradação ambiental.

Para descrever os objetos e materiais inservíveis, as pessoas, em geral, costumam usar a palavra lixo. No entanto, há terminologias específicas que devem ser corretamente empregadas quando o assunto envolve ambiente profissional.
Neste caso, o nome correto é:
1. Rejeito, que significa os resíduos sólidos e semi-sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação, não apresentam outra possibilidade que não a disposição final.
2. rejeito, que significa material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, as quais ainda não foram esgotadas as possibilidades de reutilização.
3. Reutilização, que significa o processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas.
4. Reciclagem, que significa o processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química.
5. Reciclagem, que significa o conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável.

O Relatório Brundtland é o documento intitulado “Nosso Futuro Comum”, publicado em 1987 como um posicionamento da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o meio ambiente e o desenvolvimento. É nele que aparece pela primeira vez o conceito de desenvolvimento sustentável.
Ainda que grandes ações gerem grandes resultados, não se pode esquecer que pequenas ações diárias também possuem impacto ambiental. Neste sentido, podem ser consideradas boas ações sustentáveis para o dia a dia:
1. a opção por produtos de origem regional, a opção por lâmpadas led que possuem maior durabilidade e gastam menos energia elétrica e a utilização de transporte coletivo sempre que possível.
2. a redução do tempo no banho, a opção por produtos que possuam selos ambientais e a comparação entre produtos estrangeiros, uma vez que possuem maior qualidade e durabilidade.
3. a opção pelo uso da bicicleta ou de transporte coletivo para deslocamento, a não opção pela compra de materiais reciclados, uma vez que podem estar sujos, e a utilização de sacola retornável ao fazer compras.
4. a utilização de sacola retornável para ir ao supermercado, a criação do hábito higiênico de lavar a casa e as calçadas com a mangueira somente a cada semana e a preferência pelo uso do carro próprio para deslocamento.
5. a realização de compostagem com os resíduos orgânicos, a exclusão do banho e a utilização de sacola retornável para ir à feira.

Dentre as atividades que geram um volume expressivo de resíduos sólidos estão as construções urbanas. Afinal, é comum encontrar containers para recolhimento do material inservível em áreas de execução de obras civis.
Neste sentido, pode ser classificado como resíduo da construção civil:
1. a biomassa de poda urbana.
2. o entulho de demolição.
3. os restos de alimentos dos trabalhadores da obra.
4. os resíduos de varrição urbana.
5. os resíduos dos sanitários instalados no pátio de obras.

Muito se fala sobre desenvolvimento sustentável e práticas sustentáveis, conceitos que surgiram na segunda metade da década de 1980, quase dez anos depois da conferência de Estocolmo (1972).
Nesse sentido, a definição correta de desenvolvimento sustentável, apresentada, em 1987, no relatório intitulado “Nosso Futuro Comum” é:
1. o desenvolvimento que apenas leva em consideração as necessidades presentes, pois no futuro haverá tecnologias que atuarão a fim de suprir as necessidades das novas gerações.
2. o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.
3. o desenvolvimento que permitirá que as futuras gerações possam usufruir das mesmas condições que hoje possuímos, e para que isso seja possível não há outro caminho exceto a preservação ambiental.
4. o crescimento econômico será pautado na manutenção do ecossistema ecologicamente equilibrado para que tanto as presentes como as futuras gerações tenham recursos em abundância.
5. todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Rachel Carson foi uma grande ativista em prol do meio ambiente. Um de seus maiores feitos foi a publicação de um livro que denunciava os efeitos adversos do uso indiscriminado do inseticida DDT.
Sabendo disso, assinale a alternativa que indica o nome e ano correto do lançamento deste livro.
1. Primavera azul, 1960.
2. A morte da primavera, 1962.
3. O som da primavera, 1961.
4. A primavera Silenciosa, 1962.
5. 100 dias de primavera, 1963.

A gestão dos recursos ambientais é fundamental para que não ocorra falta, em situações extremas e críticas de estiagem. Por isso, devem ser dados usos preponderantes para a água, em detrimento às demais demandas da bacia.
De acordo com a Política Nacional dos Recursos Hídricos (9433/1997), quais são os dois principais usos que devem ser contemplados em épocas de crise hídrica?
1. Abastecimento urbano e manutenção de vazão ecológica em rios e reservatórios.
2. Produção alimentícia e abastecimento rural.
3. Dessedentação animal e produção alimentícia.
4. Produção hidro energética e dessedentação animal.
5. Abastecimento público e dessedentação animal.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Brasil possui uma robusta base de legislações ambientais, entre as quais constam a Constituição Federal de 1988, as políticas nacionais de Meio Ambiente (Lei 6.938/1981), de Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997) e de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), além das resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Todas elas, no entanto, baseiam-se em um conceito central apresentado pela primeira vez na Política Nacional do Meio Ambiente.
O qual segue descrito: “é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Esse conceito é:
1. ecologia.
2. meio ambiente.
3. ambiente natural.
4. natureza.
5. ecossistema.

A fim de reduzir o volume de resíduos sólidos produzidos no país e de proporcionar um gerenciamento mais eficiente, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) propõe que seja seguida uma ordem de prioridade na gestão dos resíduos sólidos.
Qual é essa ordem?
1. Não geração (1); redução (2); reutilização (3); reciclagem (4); tratamento dos resíduos sólidos (5); e disposição final ambientalmente adequada (6).
2. Não geração (1); reutilização (2); redução (3); reciclagem (4); tratamento dos resíduos sólidos (5); e disposição final ambientalmente adequada (6).
3. não geração (1); reeducação (2); reutilização (3); tratamento dos resíduos sólidos (4); e disposição final ambientalmente adequada (5).
4. Não geração (1); reeducação (2); reutilização (3); remediação (4); tratamento dos resíduos sólidos (5); e disposição final ambientalmente adequada (6).
5. não geração (1); redução (2); reeducação (3); recauchutagem (4); tratamento térmico dos resíduos sólidos (5); e disposição final ambientalmente adequada (6).

Os resíduos sólidos devem ser sempre reaproveitados e, quando não for possível, os rejeitos devem ser encaminhados para disposição final ambientalmente adequada. Essa disposição final deve ocorrer em locais onde há controle sobre o tipo de material a ser destinado, drenagem e exaustão dos gases formados pela decomposição, drenagem e tratamento dos efluentes líquidos, uma correta compactação dos despejos e, ainda, a sobreposição diária de uma camada de solo para evitar excesso de odores, que o vento carregue para fora dos limites do aterro os resíduos mais leves e ainda a proliferação de animais.
Neste caso, para a disposição final de resíduos domésticos, qual seria o local mais adequado, seja econômica ou ambientalmente?
1. Aterro sanitário.
2. Aterro controlado.
3. Aterro facultativo.
4. Lixão.
5. Aterro industrial.

A Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal nº 6938/1981) é um marco para o meio ambiente nacional. Dentre as diversas novidades que essa lei aborda, traz consigo um conceito muito importante: a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que, direta ou indiretamente, prejudicam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criam condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetam desfavoravelmente a biota; afetam as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; ou lançam matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
O conceito descrito acima refere-se à:
1. gestão ambiental.
2. contaminação ambiental.
3. poluição ambiental.
4. preservação ambiental.
5. degradação ambiental.

Para descrever os objetos e materiais inservíveis, as pessoas, em geral, costumam usar a palavra lixo. No entanto, há terminologias específicas que devem ser corretamente empregadas quando o assunto envolve ambiente profissional.
Neste caso, o nome correto é:
1. Rejeito, que significa os resíduos sólidos e semi-sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação, não apresentam outra possibilidade que não a disposição final.
2. rejeito, que significa material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, as quais ainda não foram esgotadas as possibilidades de reutilização.
3. Reutilização, que significa o processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas.
4. Reciclagem, que significa o processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química.
5. Reciclagem, que significa o conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável.

O Relatório Brundtland é o documento intitulado “Nosso Futuro Comum”, publicado em 1987 como um posicionamento da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o meio ambiente e o desenvolvimento. É nele que aparece pela primeira vez o conceito de desenvolvimento sustentável.
Ainda que grandes ações gerem grandes resultados, não se pode esquecer que pequenas ações diárias também possuem impacto ambiental. Neste sentido, podem ser consideradas boas ações sustentáveis para o dia a dia:
1. a opção por produtos de origem regional, a opção por lâmpadas led que possuem maior durabilidade e gastam menos energia elétrica e a utilização de transporte coletivo sempre que possível.
2. a redução do tempo no banho, a opção por produtos que possuam selos ambientais e a comparação entre produtos estrangeiros, uma vez que possuem maior qualidade e durabilidade.
3. a opção pelo uso da bicicleta ou de transporte coletivo para deslocamento, a não opção pela compra de materiais reciclados, uma vez que podem estar sujos, e a utilização de sacola retornável ao fazer compras.
4. a utilização de sacola retornável para ir ao supermercado, a criação do hábito higiênico de lavar a casa e as calçadas com a mangueira somente a cada semana e a preferência pelo uso do carro próprio para deslocamento.
5. a realização de compostagem com os resíduos orgânicos, a exclusão do banho e a utilização de sacola retornável para ir à feira.

Dentre as atividades que geram um volume expressivo de resíduos sólidos estão as construções urbanas. Afinal, é comum encontrar containers para recolhimento do material inservível em áreas de execução de obras civis.
Neste sentido, pode ser classificado como resíduo da construção civil:
1. a biomassa de poda urbana.
2. o entulho de demolição.
3. os restos de alimentos dos trabalhadores da obra.
4. os resíduos de varrição urbana.
5. os resíduos dos sanitários instalados no pátio de obras.

Muito se fala sobre desenvolvimento sustentável e práticas sustentáveis, conceitos que surgiram na segunda metade da década de 1980, quase dez anos depois da conferência de Estocolmo (1972).
Nesse sentido, a definição correta de desenvolvimento sustentável, apresentada, em 1987, no relatório intitulado “Nosso Futuro Comum” é:
1. o desenvolvimento que apenas leva em consideração as necessidades presentes, pois no futuro haverá tecnologias que atuarão a fim de suprir as necessidades das novas gerações.
2. o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.
3. o desenvolvimento que permitirá que as futuras gerações possam usufruir das mesmas condições que hoje possuímos, e para que isso seja possível não há outro caminho exceto a preservação ambiental.
4. o crescimento econômico será pautado na manutenção do ecossistema ecologicamente equilibrado para que tanto as presentes como as futuras gerações tenham recursos em abundância.
5. todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Rachel Carson foi uma grande ativista em prol do meio ambiente. Um de seus maiores feitos foi a publicação de um livro que denunciava os efeitos adversos do uso indiscriminado do inseticida DDT.
Sabendo disso, assinale a alternativa que indica o nome e ano correto do lançamento deste livro.
1. Primavera azul, 1960.
2. A morte da primavera, 1962.
3. O som da primavera, 1961.
4. A primavera Silenciosa, 1962.
5. 100 dias de primavera, 1963.

A gestão dos recursos ambientais é fundamental para que não ocorra falta, em situações extremas e críticas de estiagem. Por isso, devem ser dados usos preponderantes para a água, em detrimento às demais demandas da bacia.
De acordo com a Política Nacional dos Recursos Hídricos (9433/1997), quais são os dois principais usos que devem ser contemplados em épocas de crise hídrica?
1. Abastecimento urbano e manutenção de vazão ecológica em rios e reservatórios.
2. Produção alimentícia e abastecimento rural.
3. Dessedentação animal e produção alimentícia.
4. Produção hidro energética e dessedentação animal.
5. Abastecimento público e dessedentação animal.

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário 
Nota final Enviado: 17/09/21 21:09 (BRT) 
10 
• 
• 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
O Brasil possui uma robusta base de legislações ambientais, entre as quais constam a 
Constituição Federal de 1988, as políticas nacionais de Meio Ambiente (Lei 
6.938/1981), de Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997) e de Resíduos Sólidos (Lei 
12.305/2010), além das resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente 
(Conama). Todas elas, no entanto, baseiam-se em um conceito central apresentado 
pela primeira vez na Política Nacional do Meio Ambiente, o qual segue descrito: “é o 
conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e 
biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas." Esse conceito é: 
Ocultar opções de resposta 
1. meio ambiente. 
Resposta correta 
2. ecologia. 
3. ambiente natural. 
4. ecossistema. 
5. natureza. 
2. Pergunta 2 
A fim de reduzir o volume de resíduos sólidos produzidos no país e de proporcionar 
um gerenciamento mais eficiente, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 
12.305/2010) propõe que seja seguida uma ordem de prioridade na gestão dos 
resíduos sólidos. Qual é essa ordem? 
Ocultar opções de resposta 
1. Não geração (1); redução (2); reeducação (3); recauchutagem (4); 
tratamento térmico dos resíduos sólidos (5); e disposição final 
ambientalmente adequada (6). 
2. Não geração (1); redução (2); reutilização (3); reciclagem (4); tratamento 
dos resíduos sólidos (5); e disposição final ambientalmente adequada 
(6). 
Resposta correta 
3. Não geração (1); reeducação (2); reutilização (3); tratamento dos 
resíduos sólidos (4); e disposição final ambientalmente adequada (5). 
4. Não geração (1); reeducação (2); reutilização (3); remediação (4); 
tratamento dos resíduos sólidos (5); e disposição final ambientalmente 
adequada (6). 
5. Não geração (1); reutilização (2); redução (3); reciclagem (4); tratamento 
dos resíduos sólidos (5); e disposição final ambientalmente adequada 
(6). 
3. Pergunta 3 
Os resíduos sólidos devem ser sempre reaproveitados e, quando não for possível, os 
rejeitos devem ser encaminhados para disposição final ambientalmente adequada. 
Essa disposição final deve ocorrer em locais onde há controle sobre o tipo de material 
a ser destinado, drenagem e exaustão dos gases formados pela decomposição, 
drenagem e tratamento dos efluentes líquidos, uma correta compactação dos despejos 
e, ainda, a sobreposição diária de uma camada de solo para evitar excesso de odores, 
que o vento carregue para fora dos limites do aterro os resíduos mais leves e ainda a 
proliferação de animais. Neste caso, para a disposição final de resíduos domésticos, 
qual seria o local mais adequado, seja econômica ou ambientalmente? 
Ocultar opções de resposta 
1. Aterro industrial. 
2. Lixão. 
3. Aterro facultativo. 
4. Aterro controlado. 
5. Aterro sanitário. 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
A Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal nº 6938/1981) é um marco para o 
meio ambiente nacional. Dentre as diversas novidades que essa lei aborda, traz 
consigo um conceito muito importante: a degradação da qualidade ambiental 
resultante de atividades que, direta ou indiretamente, prejudicam a saúde, a segurança 
e o bem-estar da população; criam condições adversas às atividades sociais e 
econômicas; afetam desfavoravelmente a biota; afetam as condições estéticas ou 
sanitárias do meio ambiente; ou lançam matérias ou energia em desacordo com os 
padrões ambientais estabelecidos. O conceito descrito acima refere-se à: 
Ocultar opções de resposta 
1. contaminação ambiental. 
2. gestão ambiental. 
3. degradação ambiental. 
4. poluição ambiental. 
Resposta correta 
5. preservação ambiental. 
5. Pergunta 5 
Para descrever os objetos e materiais inservíveis, as pessoas, em geral, costumam usar 
a palavra lixo. No entanto, há terminologias específicas que devem ser corretamente 
empregadas quando o assunto envolve ambiente profissional. Neste caso, o nome 
correto é: 
Ocultar opções de resposta 
1. rejeito, que significa material, substância, objeto ou bem descartado 
resultante de atividades humanas em sociedade, as quais ainda não 
foram esgotadas as possibilidades de reutilização. 
2. Reciclagem, que significa o processo de aproveitamento dos resíduos 
sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química. 
3. Reciclagem, que significa o conjunto de ações voltadas para a busca de 
soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões 
política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e 
sob a premissa do desenvolvimento sustentável. 
4. Reutilização, que significa o processo de transformação dos resíduos 
sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-
químicas ou biológicas. 
5. Rejeito, que significa os resíduos sólidos e semi-sólidos que, depois de 
esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação, não 
apresentam outra possibilidade que não a disposição final. 
Resposta correta 
6. Pergunta 6 
O Relatório Brundtland é o documento intitulado “Nosso Futuro Comum”, publicado 
em 1987 como um posicionamento da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o 
meio ambiente e o desenvolvimento. É nele que aparece pela primeira vez o conceito 
de desenvolvimento sustentável. Ainda que grandes ações gerem grandes resultados, 
não se pode esquecer que pequenas ações diárias também possuem impacto 
ambiental. Neste sentido, podem ser consideradas boas ações sustentáveis para o dia a 
dia: 
Ocultar opções de resposta 
1. a realização de compostagem com os resíduos orgânicos, a exclusão do 
banho e a utilização de sacola retornável para ir à feira. 
2. a utilização de sacola retornável para ir ao supermercado, a criação do 
hábito higiênico de lavar a casa e as calçadas com a mangueira somente a 
cada semana e a preferência pelo uso do carro próprio para 
deslocamento. 
3. a redução do tempo no banho, a opção por produtos que possuam selos 
ambientais e a comparação entre produtos estrangeiros, uma vez que 
possuem maior qualidade e durabilidade. 
4. a opção pelo uso da bicicleta ou de transporte coletivo para 
deslocamento, a não opção pela compra de materiais reciclados, uma vez 
que podem estar sujos, e a utilização de sacola retornável ao fazer 
compras. 
5. a opção por produtos de origem regional, a opção por lâmpadas led que 
possuem maior durabilidade e gastam menos energia elétrica e a 
utilização de transporte coletivo sempre que possível. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
Dentre as atividades que geram um volume expressivo de resíduos sólidos estão as 
construções urbanas. Afinal, é comum encontrar containers para recolhimento do 
material inservível em áreas de execução de obras civis. Neste sentido, pode ser 
classificado como resíduo da construção civil: 
Ocultar opções de resposta 
1. os resíduos dos sanitários instalados no pátio de obras. 
2. os resíduos de varrição urbana. 
3. a biomassa de poda urbana. 
4. os restos de alimentos dos trabalhadores da obra. 
5. o entulho de demolição. 
Resposta correta 
8. Pergunta 8 
Muito se fala sobre desenvolvimento sustentável e práticas sustentáveis, conceitos que 
surgiram na segunda metade da década de 1980, quase dez anos depois da conferência 
de Estocolmo (1972). Nesse sentido, a definição correta de desenvolvimento 
sustentável, apresentada, em 1987, no relatório intitulado “Nosso Futuro Comum” é: 
Ocultar opções de resposta 
1. o crescimento econômico será pautado na manutenção do ecossistema 
ecologicamente equilibrado para que tanto as presentes como as futuras 
gerações tenham recursos em abundância. 
2. todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de 
uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao 
poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para 
as presentes e futuras gerações 
3. o desenvolvimento que apenas levaem consideração as necessidades 
presentes, pois no futuro haverá tecnologias que atuarão a fim de suprir 
as necessidades das novas gerações. 
4. o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem 
comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas 
próprias necessidades. 
Resposta correta 
5. o desenvolvimento que permitirá que as futuras gerações possam 
usufruir das mesmas condições que hoje possuímos, e para que isso seja 
possível não há outro caminho exceto a preservação ambiental. 
9. Pergunta 9 
Rachel Carson foi uma grande ativista em prol do meio ambiente. Um de seus maiores 
feitos foi a publicação de um livro que denunciava os efeitos adversos do uso 
indiscriminado do inseticida DDT. Sabendo disso, assinale a alternativa que indica o 
nome e ano correto do lançamento deste livro. 
Ocultar opções de resposta 
1. Primavera azul, 1960. 
2. O som da primavera, 1961. 
3. 100 dias de primavera, 1963. 
4. A morte da primavera, 1962. 
5. A primavera Silenciosa, 1962. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
A gestão dos recursos ambientais é fundamental para que não ocorra falta, em 
situações extremas e críticas de estiagem. Por isso, devem ser dados usos 
preponderantes para a água, em detrimento às demais demandas da bacia. De acordo 
com a Política Nacional dos Recursos Hídricos (9433/1997), quais são os dois 
principais usos que devem ser contemplados em épocas de crise hídrica? 
Ocultar opções de resposta 
1. Produção alimentícia e abastecimento rural. 
2. Abastecimento urbano e manutenção de vazão ecológica em rios e 
reservatórios. 
3. Abastecimento público e dessedentação animal. 
Resposta correta 
4. Produção hidro energética e dessedentação animal. 
5. Dessedentação animal e produção alimentícia. 
	Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
	Conteúdo do exercício

Mais conteúdos dessa disciplina