Buscar

Em uma pequena cidade brasileira, a economia está em pleno crescimento por causa da instalação de novas indústrias. Logo aumentou o número de habitantes, e o setor da construção civil não para de aume

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DAS ENCHENTES, INUNDAÇÕES OU ALAGAMENTOS QUE PROVOCARAM TRANSTORNOS À POPULAÇÃO.
A CIDADE DE SÃO PAULO DO ESTADO DE SÃO PAULO, NO PERIODO DE JANEIRO A MARÇO OCORREU GRANDE ALAGAMENTOS NA REGIÃO, CONFORME FOTOS EM ANEXO:
*AS CAUSAS DESSES ALAGAMENTOS:
São Paulo é castigada pelas chuvas tropicais. De geografia montanhosa, solo argiloso difícil de drenar, e cortada por diversos vales e cursos d’água, desde sempre a cidade é propensa a alagamentos e inundações. A capital paulista tem hoje, cerca de 400 km2 de área construída e impermeabilizada, e abriga 11 milhões de habitantes, que descartam nas ruas toneladas de detritos, de toda espécie, todos os dias. Não é de estranhar, portanto, que o paulistano sofra tanto com as chuvas intensas.
*TRANSTORNOS CAUSADOS À POPULAÇÃO:
1- FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA.
2-FALTA DE ÁGUA POTAVEL.
3-DOENÇAS OCASIONADA PELA IMUNDAÇÃO.
4-FALTA DE ACESSO DE IR E VIM (RUA BLOQUADAS).
5-ENTRE OUTROS INUMEROS PROBLEMAS.
SUGESTÃO DE COMO PROBLEMA PODERIA SER RESOLVIDO.
A LONGO PRAZO: 
*criar plano direto para modificar o calçamento da cidade, com recuo para impermeabilização da água da chuva.
A CURTO PRAZO:
*Fazer um gerenciamento de planícies de inundação, por meio do zoneamento ambiental
*Disciplinamento do uso e da ocupação do solo.
*Plano diretor, mapeamento das áreas inundáveis.
*Implementação de sistemas de aleta, os quais possuem função de prever eventos de chuva e os níveis das inundações com antecedência.
*Implantação de placas indicativas dos níveis de inundação.
*Ações preventivas de isolamento e retirada de pessoas de áreas sujeitas às inundações.
Padrão de resposta esperado
1. Descrever o local (cidade, estado) onde ocorreu o alagamento
O estudo de caso em questão se refere a cidade de Bom Retiro do Sul, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Está cidade está distante cerca de 120 km de Porto Alegre, localizada as margens do Rio Taquari. Este rio apresenta em média 50 metros de largura. A população é estimada em 12.000 habitantes. A situação se refere a inundações, que ocorrem praticamente anualmente nos períodos de grandes chuvas no Estado (principalmente meses de inverno).
2. Apresentar foto (s) da situação do alagamento
3.Quais são as causas deste alagamentos?
Nos meses onde os índices pluviométricos são altos, normalmente entre maio e setembro, ocorre o aumento do nível do rio. O Rio Taquari apresenta sedimentação e assoreamentos em vários pontos, contribuindo para o aumento das inundações. As margens deste recursos hídrico se localizam grandes áreas agrícolas, sendo que em muitos pontos já não existem mais as matas ciliares. Outro agrave, é que a referida cidade se localiza em um ponto mais baixo, sendo que neste local o Rio Taquari recebe águas de vários outros rios menores (afluentes), contribuindo para o aumento do leito deste. Por fim, uma parcela da cidade está localizada dentro do leito maior do rio, estando suscetíveis aos efeitos das inundações.
4.Quais foram os transtornos causados à população?
Tanto a cidade de Bom Retiro do Sul como as cidade vizinhas apresentam um sistema de controle do aumento das águas do rio, sendo a população avisada e retirada dos pontos mais críticos. A população mais carente é a mais afetada, pois estão as margens deste recurso hídrico. Logo, acabam perdendo bens materiais principalmente. Porém, o alagamento ocasiona em transtornos ao toda população quando diz respeito ao transito, pois ruas e avenidas da cidade ficam intrafegáveis. Após as água baixarem, tem-se um grande quantidade de sedimentos espalhados pela cidade.
5.Como poderia se buscar resolver este problema?
Tentar, paulatinamente remover a população mais suscetível aos efeitos das inundações seria o primeiro passo, uma vez que estas estão residindo dentro de áreas favoráveis a tal fenômeno.
Outro fator é intensificar a fiscalização em se tratando dos desmatamentos, principalmente as margens do rio, e realizar campanhas que busquem a conscientização da população quanto a importância das matas ciliares e o não lançamento de resíduos sólidos urbanos no rio. Como a cidade já está consciente dos períodos onde as inundações são mais frequentes, estas podem realizar melhorias no trânsito. Visando desafogar o fluxo de veículos onde as ruas estão sujeitas a ficarem submersas.

Continue navegando