Buscar

Marketing de Experiência - Caso Ladurée

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

É do senso comum que o Marketing serve para enganar ou como a palavra em inglês sugere, a ação de comercializar um produto. No entanto, o Marketing revela-se tanto ciência, como arte no que diz respeito a todo o processo, desde a criação, da entrega, até a captação e fidelização dos clientes. 
Sendo assim, a propaganda é somente a parte visível e material dessa área de conhecimento, de forma que pode ser assemelhada a um “iceberg” relacionando ao conceito de Marketing Mix que se refere a composição dos 4 Ps, que são produto, preço, praça e promoção. Em síntese, remete a começar das características, design, embalagem e marca da mercadoria; seu preço e desconto; à armazenagem, distribuição, transporte, incluindo tudo que se refere a comunicação, como publicidades, canais de venda, eventos e redes sociais.
Segundo Philip Kotler, o Marketing visa explorar, criar e entregar valor no que está sendo comercializado, visando atender necessidades e desejos, de maneira a influenciá-los. E dentro desse campo, surge o Marketing de Experiência que tenciona usar o elemento emocional do público no momento de venda, isto é, não visa somente vender algo, mas há o objetivo de criar vínculos do cliente com o produto através de uma experiência, seja emocional, visual, sensorial, auditiva ou gustativa.
Como é mostrado no livro “ O espetáculo dos negócios: The experience economy” de Joseph pine e James Gilmore, há um valor econômico embutido nas sensações, de modo que o marketing de experiência revela que nas sensações não estão apenas o meio para o entretenimento e prazer, mas principalmente, a peça-chave para o envolvimento do cliente com o produto, ou seja para a sua conquista e engajamento.
Um exemplo disso, é a loja Ladurée em Versailles, uma doceria conhecida pelos delicados macarons localizado dentro do próprio Castelo de Versailhes, em Paris, na França. 
Mas o que a torna um exemplar do Marketing de experiência?
Porque é uma junção de sensações, uma vez que após visitar a exposição do Grand Palais, conhecer os aposentos dos antigos reis e rainhas, o escritório, a sala de jantar, seus majestosos jardins, ou seja fazer os mesmos passos de Marie Antoinette, o visitante pode finalizar a excursão entrando na loja Ladurée e consumindo os famosos doces que a própria rainha austríaca era fã e que ficaram ainda mais conhecidos através do filme “Maria Antonieta” de Sofia Coppola, em 2004. Portanto, o consumidor da Ladurée em Versalhes, tem tanto a experiência visual e refletiva sobre como os reis da frança viviam, como também a vivência gustativa, a oportunidade consumir o que a própia rainha comia.
Veja fotos da Ladurée em Versailles:

Outros materiais