A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
Tipos de Softwares maliciosos

Pré-visualização | Página 3 de 3

mais recentes.
Conclusão
Num trabalho científico, é sempre difícil dar por terminado um determinado tema, carecendo de outros cada vez mais aprofundados, para a construção de conhecimentos cada vez mais próximos da realidade e que atendam às exigências e as necedades da sociedade. Porém, após a leitura minuciosa sobre o tema em análise há sempre espaço para deixar algumas considerações. Portanto, com o fim da pesquisa percebeu-se que, malware é todo o tipo de programa cuja finalidade é executar alguma actividade maliciosa ou não solicitada pelo utilizador. 
Existem vários tipos de malweres e de entre eles pode-se se citar: virus, Worm, Spyware, Hijackers, Trojans Horses (Cavalos de Tróia), Phishing Scam, entre outros. Também, Códigos maliciosos (malware) são programas criados para executar acções danosas e actividades maliciosas em um computador. Eles podem causar sérios danos ao usuário, pois têm acesso a dados armazenados no computador.
Para se garantir a protecção contra os malweres é importante conhecer as ameaças e técnicas de ataque utilizadas pelos invasores, para então aplicar as medidas e ferramentas necessárias para a protecção desses recursos. 
Um aspecto de capital importância no que diz respeito as formas de mitigação dos softwares maliciosos é ter cuidado com anexos e link em e-mails, mensagens instantâneas e redes sociais, mesmo quando a mensagem vier de pessoas conhecidas. De salientar que existem outras formas de mitigação dos softwares maliciosos como é o caso de manter o software de segurança (antivírus) actualizado, criar um firewal, filtrar o spam.
Bibliografia 
FERNANDES, L. F. Inteligência e Segurança Interna. Lisboa: Instituto Superior de Ciências 	Policiais e Segurança Interna, 2014;
FONTES, Edson. Segurança da Informação: o usuário faz a diferença. São Paulo: Saraiva, 2006;
NUNES, P. F. V. Ciberameaças e Quadro Legal dos Conflitos no Ciberespaço. Em J. V. Borges 	& T. F. Rodrigues (Eds.), Ameaças e Riscos Transnacionais no novo Mundo Global. 	Lisboa: Fronteira do Caos Editores Lda, 2016;
SOUZA, E. P. Estudo sobre sistema detecção de intrusão por anomalias: uma abordagem 	utilizando redes neurais. Mastersthesis, Universidade Salvador, 2008.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.