Buscar

slide diabetes

Prévia do material em texto

Diabetes
GRUPO:
Diane Silva 
David Turi
Maria da Conceição
Manoel da Costa
Pedro Anthony
O que é a diabetes?
A diabetes, conhecida cientificamente como Diabetes mellitus, é uma doença metabólica crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar/glicose no sangue. 
Tipos de diabetes?
Diabetes tipo 1
Diabetes tipo 2
Diabetes gestacional
Pré – diabetes
Além destes, a diabetes também pode ser dividida em outros tipos mais raros como a diabetes latente autoimune do adulto ou a diabetes desencadeada pelo o uso de medicamentos.
Sintomas
Os sintomas clássicos de diabetes incluem:
Sensação de sede exagerada;
Aumento da fome;
Vontade frequente de urinar;
Boca seca;
Cansaço fácil;
Alteração da visão.
O que causa a diabetes?
AS causas da diabetes variam de acordo com o tipo de diabetes:
Diabetes tipo 1
Não se conhece a causa exata da diabetes tipo 1, no entanto, sabe – se que o sistema imune identifica as células B do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina, e causa a sua destruição, sendo por isso conhecida como uma doença autoimune.
Diabetes tipo 2
A diabetes tipo 2 é principalmente causada por maus hábitos alimentares, especialmente o consumo excessivo de alimentos com açúcar ou carboidratos. Além disso, ter um estilo de vida sedentário também pode contribuir para o aparecimento da diabetes.
Diabetes gestacional 
A diabetes gestacional se envolve principalmente devido aos hormônios que são produzidos pela placenta durante a gravidez. Esses hormônios parecem bloquear parcialmente a ação da insulina, fazendo com que seja mais fácil aumentar os níveis de açúcar no sangue durante a gestação.
Como confirmar o diagnóstico de diabetes
O diagnóstico da diabetes pode ser feito com um conjunto de exames de sangue que permitem avaliar a quantidade de glicose. No entanto, um dos exames mais utilizados e que, geralmente, é incluído nos exames de rotina, é o teste da glicemia de jejum. 
Tratamento
O tratamento da diabetes tem como principais abjetivos melhorar a qualidade de vida, aliviando os sintomas, e evitar o desenvolvimento de complicações de saúde mais graves. 
Tipo 1: insulina injetável e planejamento das refeições
Tipo 2: Antidiabéticos orais e insulina
Diabetes gestacional: alterações na dieta, prática regular de exercício físico, insulina e antidiabéticos orais.
Os cuidados para quem convive com essa doença
Informe – se e conheça melhor seu quadro de diabetes;
Adote uma alimentação mais saudável;
Evite o consumo demasiado de açúcares simples;
Invista na prática regular de atividades físicas;
Opte pela aplicação de insulina à qual você se adaptar com mais facilidade;
Cuide de sua saúde oftalmológica;
Evite álcool e cigarro.
Dieta para diabetes
Um dos passos mais importantes para controlar a diabetes é a adequação da dieta, que deve ser principalmente baseada na redução do consumo de açúcar e de alimentos ricos em carboidratos. O ideal é que a dieta seja orientada por um nutricionista, que terá em atenção a diabetes e os gostos pessoais. 
Diabetes na gravidez
A diabetes na gravidez, também conhecida como diabetes gestacional, é uma condição relativamente comum que pode acontecer mesmo em mulheres que nunca apresentam aumento da glicose no sangue antes.
Este tipo de diabetes acontece devido à produção de hormônios pela placenta que bloqueiam parcialmente o efeito da insulina do corpo, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue consigam aumentar mais facilmente.
Diabetes em crianças
A diabetes também pode se desenvolver em crianças, causando diabetes infantil. A diabetes na infância deve ser tratada o mais cedo possível para evitar atrasos no desenvolvimento, assim como para evitar o aparecimento de doenças crônicas numa idade jovem.
Possíveis complicações 
Quando a diabetes não é tratada adequadamente, os níveis de açúcar no sangue podem ficar elevados por muito tempo e causar danos em vários órgãos. Por esse motivo, as principais complicações da diabetes incluem:
Doenças cardiovascular;
Neuropatia;
Retinopatia;
Surdez;
Pé – diabético;
Depressão 
Conclusão
Portanto, a diabetes é uma doença que não tem cura, porém se o indivíduo acompanhar os passos certos ele irá conseguir controlar a doença.
OBRIGADO!!!

Continue navegando