Buscar

Notas Explicativas e Balanço Patrimonial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1
	As notas explicativas são esclarecimentos que visam complementar as demonstrações contábeis. O tema já vem sendo explorado desde a Lei n. 6.404/1976, na qual existe a prescrição de alguns tipos de informações que devem compor as notas em caráter de explicação. Mais recentemente, o CPC 26 (R1) (CPC, 2011), que trata da apresentação das demonstrações contábeis, ressaltou que as notas explicativas devem ser apresentadas de forma sistêmica, garantindo maior compreensibilidade e comparabilidade. Para cada item da demonstração contábil que necessitar de complemento, faz-se necessária uma referência cruzada com a respectiva informação. Considerando o exposto, suponha que você precisará estruturar notas explicativas para sua empresa. Para isso, analisando o art. 176 da Lei n. 6.404/1976, você identificou que entre as demonstrações contábeis obrigatórias, está o balanço patrimonial.Analisando essa demonstração, você notou que há a separação entre ativo circulante e ativo não circulante. Além disso, no ativo não circulante, há uma conta redutora, a depreciação acumulada. Contudo, olhando para essa conta, não se sabe qual foi o critério utilizado para cálculo de depreciação do bem (linear, horas trabalhadas, unidades), qual a vida útil do bem e de quanto é a depreciação mensal. Logo, é importante o uso de uma nota explicativa de modo a esclarecer essa conta do balanço patrimonial.
Quadro – Ativo não circulante
Fonte: Elaborado pela autora, 2020.
Diante disso, faça o que se pede a seguir:
• identifique outra conta contábil que necessite de notas explicativas;
• esboce uma nota explicativa;
• elabore um texto de cinco a dez linhas que contextualize a busca pelas demonstrações contábeis, apresentando o motivo da escolha da referida conta e de sua nota explicativa.
Para isso, você deverá acessar as demonstrações contábeis por meio da Bolsa de Valores B3, localizando a seção de acesso rápido e clicando, então, em empresas listadas. Escolha uma ou duas organizações com as quais se identifique, acesse suas notas explicativas, correlacione-as com as demonstrações e escolha uma conta para exemplificar. Fique atento: você deverá elaborar a sua nota explicativa para a conta escolhida, utilizando a B3 apenas para fins de consulta. Também serão aceitas, por exemplo, informações que se referem a empresas de capital fechado, mas às quais você, porventura, tenha acesso, como uma empresa onde você atue profissionalmente.
Referências: B3. Ações: empresas listadas. B3, São Paulo, 27 nov. 2020. Disponível em: http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/empresas-listadas.htm. Acesso em: 28 nov. 2020. BRASIL. Lei n. 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404compilada.htm. Acesso em: 28 nov. 2020.
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento técnico CPC 26 (R1): apresentação das demonstrações contábeis. Brasília, DF: CPC, 15 dez. 2011. Disponível em: http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/312_CPC_26_R1_rev%2014.pdf. Acesso em: 28 nov. 2020.
Resposta:
Contas À Pagar dentro do Ativo Não Circulante
Haja contas a pagar dentro do Ativo não circulante, que determinam as obrigações a longo prazo acima de 360 dias as quais não estão utilizando com a devida parcimônia nas operações, podendo comprometer a saúde da organização à longo prazo, em detrimento de impossibilidades de mercado ou de acontecimentos inesperados como a pandemia do covid-19 cujo seu aumento poderia não ser suprido a contento, com a redução de receitas.

Continue navegando