Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

2.LEIA A SEGUINTE DESCRIÇÃO ABAIXO PARA RESPONDER AS QUESTÕES 2, 3 E 4: (QUESTÃO - UFRN - COMPERVE - 2004) Duas bactérias diferentes, A e B, foram inoculadas separadamente nos meios de cultura I e II, respectivamente, e incubadas em temperatura e atmosfera adequada. A bactéria A era produtora de hemólise e foi isolada de uma amostra de orofaringe, enquanto a bactéria B era fermentadora da lactose e foi proveniente de uma amostra de urina. A partir de colônias representativas essas bactérias, foi feito um esfregaço, corado, em seguida, pelo método de Gram. 
DE ACORDO COM O TEXTO; RESPONDA AS QUESTÕES QUE SE SEGUEM:
-Indique os meios de cultura utilizados nos experimentos I e II necessários para o isolamento dessas bactérias.
Ágar sangue e Agar MacConkey
3.-Cite as técnicas de semeadura utilizadas nos dois experimentos e especifique as condições de cultivo com relação à temperatura e à incubação, em ambos os experimentos.
Inoculação é a transferência de um determinado número de microrganismos para um meio de cultura a fim de que estes se desenvolvam e permitam a sua identificação. A inoculação em diferentes meios envolve várias técnicas de semeadura. As técnicas de semeadura são o método pelo qual se transfere inócuos de um meio de cultura ou material a ser analisado para um outro meio de cultura. Para garantir que apenas o microrganismo desejado seja semeado, são utilizadas as técnicas assépticas - procedimentos que devem ser adotados visando a não contaminação de materiais, meios e culturas, para obtenção de culturas puras.
4.-Classifique morfotintorialmente (coloração vista a microscópio e o que essa coloração significa); as prováveis bactérias com tais características fisiológicas.
As Bactérias podem ser:
Cocos: Bactérias que apresentam estrutura esférica. Podem ser classificadas em relação ao seu arranjo em: diplococos (agrupamento de dois cocos), tétrades (agrupamento de quatro cocos), sarcina (agrupamento de oito cocos formando uma espécie de cubo), estreptococos (cocos agrupados em cadeias) e estafilococos (cocos agrupados em um arranjo semelhante ao cacho de uva);
Bacilos: Bactérias que apresentam estrutura em forma de bastão. Podem ser encontradas organizadas em diplobacilos (bacilos agrupados aos pares) ou estreptobacilos (bacilos organizados em cadeias). Podem ocorrer ainda em paliçada, agrupados lado a lado;
Cocobacilos: Assemelham-se a uma forma de transição entre cocos e bacilos e caracterizam-se por serem bastões muito curtos;
Espiraladas: Apresentam sua célula em espiral e ocorrem, em sua grande maioria, de forma isolada. Podem ser classificados em espirilos, quando possuem corpo mais rígido e a presença de flagelos, e espiroquetas, que são mais flexíveis e locomovem-se por contrações citoplasmáticas;

Mais conteúdos dessa disciplina