Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
GRA0946 PROGRAMAÇÃO EM SHELL SCRIPT GR2592-212-9 - 202120 ead-17733 01

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um sistema operacional como o Linux pode ser instalado em uma máquina pessoal ou em máquinas que servirão para outras demandas, como é o caso de servidores de redes. Um sistema operacional de rede é aquele dotado de mecanismos e serviços que vão ao encontro do gerenciamento e controle de acesso aos recursos presentes em uma rede de computadores. Para essa questão, suponha as seguintes funcionalidades:
I. Serviço de Nomes: usado para realizar a tradução de um nome da Internet (por exemplo: empresax.com.br) para o seu respectivo endereço IP.
II. Serviço cuja função é distribuir de forma dinâmica, dentre outros parâmetros, o endereço IP para as máquinas clientes.
III. Comando responsável pela edição de rotas em um servidor de rotas.
IV. Serviço responsável por realizar a tradução entre endereços falsos da Internet (por exemplo: 192.168.0.1) para endereço real.
Associe as funcionalidades listadas com os serviços que poderão ser exportados e os comandos do sistema operacional Linux:
( ) NAT, ou Network Address Translation (Tradução de Endereçamento de Rede).
( ) DHCP ( Dynamic Host Configuration Protocol – Protocolo de Configuração Dinâmica de Host).
( ) DNS ( Domain Name Server – Servidor de Nomes de Domínio)
( ) route (rota)
Agora, selecione a alternativa que contém as corretas associações.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
IV; II; I; III.
	Resposta Correta:
	 
IV; II; I; III.
	Comentário da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta. Um computador pode desempenhar várias funcionalidades inerentes a uma rede de computadores, as quais também podem ser desempenhadas em computadores pessoais, localizados em, por exemplo, residências.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	As Expressões Regulares correspondem a uma forma de representar cadeias de caracteres, ou seja, uma forma de representar um padrão a ser seguido ou a ser procurado em um texto. A criação das Expressões Regulares data de 1950, por Stephen Cole Kleene. Para representar um padrão, as Expressões Regulares fazem uso de caracteres e de metacaracteres. O conjunto de metacaracteres passíveis de uso nas Expressões Regulares são: “*”, “+”, “?”, “$”, “^”, “.”, “(“, “)”, “|”, “\”, “{“, “}”, “[” e “]”.
Suponha as funcionalidades listadas a seguir:
I. Denota a finalização de uma sequência.
II. Engloba uma lista de possíveis caracteres.
III. Sinaliza o início de uma linha.
IV. Representa uma lista negada.
Agora, associe as funcionalidades com os metacaracteres a seguir:
( ) [ ]
( ) [^ ]
( ) ^
( ) $
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II; IV; III; I.
	Resposta Correta:
	 
II; IV; III; I.
	Comentário da resposta:
	Infelizmente, sua resposta está incorreta. Para responder essa questão, reveja os metacaracteres no e-book e veja, por exemplo, qual é a diferença entre usar o circunflexo dentro e fora de colchetes.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Expressões Regulares têm o objetivo de testar se uma cadeia de caracteres corresponde a um padrão predeterminado. Esse tipo de teste é extremamente útil no processo de busca e substituição de cadeias de caracteres nos editores de texto, bem como para a validação de informações em campos de formulários em sistemas Web.
Suponha que há a necessidade de testar se a escrita de nome e sobrenome de uma pessoa está correta. Para tanto, imagine que a primeira letra do nome e as primeiras letras de cada sobrenome devem ser iniciadas com letras maiúsculas. Para facilitar a questão, leve em consideração que não existem caracteres acentuados, que o nome não contém partículas, como “da” (no caso de “João da Silva”), e que o nome é composto apenas pelo primeiro nome e um sobrenome.
Assinale a alternativa que contém a expressão regular correspondente.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
^[A-Z][a-z]* [A-Z][a-z]*$.
	Resposta Correta:
	 
^[A-Z][a-z]* [A-Z][a-z]*$.
	Comentário da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta. Você observou como o nome, para essa questão, pode ser formado e criou corretamente a expressão regular. Também observou corretamente como diferenciar a primeira letra maiúscula das demais letras minúsculas.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Implementar uma função em Shell Script é algo análogo a implementar uma função em uma linguagem de programação estruturada. Devemos, nesse caso, seguir a sintaxe correspondente e implementar o script de acordo com a nossa lógica de programação, utilizando, para isso, os comandos e estruturas disponibilizadas pela linguagem script.
Para essa questão, suponha o seguinte script:
#!/bin/bash
 
data=$(date +"%d-%m-%y")
echo "Data Atual = $data"
mv $1 $data.$1
Analise as afirmativas a seguir:
I. O script imprime, na tela, a data atual no formato dia-mês-ano.
II. O script copia o arquivo passado como parâmetro para a data atual.
III. O script renomeia o arquivo passado como parâmetro, inserindo a data antes de seu nome.
IV. O script deve receber como primeiro parâmetro o nome do arquivo a ser renomeado.
Selecione a alternativa que traz somente as corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV.
	Comentário da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta. Realmente, o script apresentado coleta a data do sistema por intermédio do comando “DATE” para que possa, na última linha, renomear o arquivo cujo nome é passado como primeiro parâmetro ao script.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	Variáveis servem para armazenar valores que serão manipulados posteriormente, em outras parte e momentos de execução dos programas escritos por intermédio de uma linguagem de programação, ou dos próprios scripts Shell. Sabemos que, em Shell Script, não há a possibilidade de passar parâmetros diretamente para as funções por intermédio de sua interface. Devemos passar os valores por meio de variáveis instanciadas em outras partes do script.
Analise as afirmativas a seguir, identificando com “V” a(s) verdadeira(s) e com “F”, a(s) falsa(s).
( ) A palavra “ export” tem por finalidade somente exportar uma variável para fora do escopo da função na qual ela foi definida.
( ) O nome de uma variável não deve começar com número e nem deve conter caracteres especiais, com exceção do underline.
( ) Para acessar o conteúdo de variáveis previamente criadas, deve-se usar o símbolo “ $” precedendo o nome. Esse símbolo não é utilizado no momento da criação da variável.
( ) O valor de uma variável é interpretado independentemente de ela aparecer entre aspas, apóstrofos ou crases.
Assinale a alternativa com traz a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Resposta Correta:
	 
F; V; V; F.
	Comentário da resposta:
	Infelizmente, sua resposta está incorreta. Sugerimos que você reveja o e-book em relação à criação e manipulação de variáveis. Quando o símbolo “ $” deverá ser utilizado? O que significa “variável global” e “local” no contexto de um Shell Script?
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um Shell Script pode manipular não somente as variáveis criadas e instanciadas durante a execução dos scripts, mas também variáveis de ambiente. A manipulação das variáveis de ambiente é regida pelas mesmas regras, como a necessidade da utilização do símbolo “ $” precedendo o nome da variável. Imagine que você precisa criar um script para testar se o diretório corrente é o diretório home do usuário corrente. Preencha as lacunas de modo a atender ao especificado:
#!/bin/bash
 
if [ "___" ___ "$HOME" ]
then
echo "Nao estah no diretorio HOME"
echo "O diretorio HOME eh $HOME"
echo "O diretorio corrente eh $PWD"
else
echo "Estah no diretorio HOME ($HOME)"
__
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta do preenchimento das lacunas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
$PWD; !=; fi.
	Resposta Correta:
	 
$PWD; !=; fi.
	Comentário da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta. Você preencheu corretamente as lacunas, observando bem que a variável de ambiente que indica o diretório
Página12