Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
Maria ocupava cargo efetivo na Administração Pública federal e, após 15 anos de serviço público, aposentou-se por invalidez. Dois anos após a sua aposentadoria, submeteu-se a uma Junta Médica Oficial que declarou insubsistentes os motivos que ensejaram a aposentadoria, o que determinou o retorno de Maria ao serviço público. Na situação hipotética apresentada, o instituto aplicado ao caso de Maria foi a:
a ) reintegração.
b ) remoção. 
c ) reversão.
d ) readaptação.
e ) recondução.
QUESTÃO 2
Analise as assertivas e marque a alternativa correta:
I - O Ministério Público da União está dividido em: Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal e Territórios.
II - Ao Ministério Público cabe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais, além de promover o inquérito civil e a ação civil pública para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.
III - É vedado aos Estados organizarem seus próprios Ministérios Públicos.
IV - O Conselho Nacional do Ministério Público é um órgão de controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público.
a )As alternativas I e II estão corretas. 
b ) As alternativas I, II e IV estão corretas.
c )As alternativas I, II e III estão corretas.
d ) As alternativas II e IV estão corretas.
e ) As alternativas II, III e IV estão corretas.
QUESTÃO 3
Na federação, os Estados-membros possuem um conjunto de autonomias, também denominado de tríplice capacidade. Marque a alternativa que contém a explicação correta para todas elas:
a )A tríplice capacidade dos Estados-membros representa a prerrogativa da União de representar os Estados, os Municípios e o Distrito Federal. Ou seja, as três esferas de governo com três instituições de representação: poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A tríplice capacidade concentrada na atuação da União a autoriza a representar os Estados-membros na ordem internacional.
b )A tríplice capacidade corresponde à auto-organização, com a previsão e lei organizadora própria; autoadministração, ou seja, com competências próprias de cunho administrativo; e gestão territorial, ou seja, a possibilidade de subdividir-se em municípios.
 
c )Auto-organização, que implica na possibilidade de normatização própria ao elaborar sua própria constituição; autogoverno, que garante que o próprio povo do Estado possa escolher diretamente seus representantes nos poderes Legislativo e Executivo; e autoadministração, que implica no exercício de suas competências administrativas, legislativas e tributárias, definidas constitucionalmente.
d )A tríplice capacidade dos Estados-membros se refere à possibilidade de os Estados criarem/instituírem, em seus territórios, regiões metropolitanas, aglomerados urbanos e microrregiões, com a finalidade de planejar a execução de funções de interesse público comuns entre municípios vizinhos.
e )Os Estados-membros possuem as capacidades de gerir, com base em seu próprio interesse, um conjunto de bens constitucionalmente garantidos. São eles: as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares; e as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos.
QUESTÃO 4
Sobre o tema organização administrativa, assinale a alternativa correta.
a )As sociedades de economia mista são pessoas jurídicas de direito privado, criadas por ato do Poder Executivo sob a forma de sociedade anônima, com capital misto, podendo ser majoritariamente privado.
b )As fundações públicas são órgãos públicos criados por meio de ato administrativo, para a prestação de serviços públicos, assim consideradas as atividades essenciais para satisfação das necessidades coletivas.
c )As empresas públicas são entidades que compõem a Administração Pública Indireta e se apresentam como pessoas jurídicas de direito público ou privado, com capital formado exclusivamente público.
d )As empresas públicas e sociedades de economia mista têm personalidade jurídica de direito privado e, em razão disso, não estão obrigadas a realizar concurso público para contratação de seu pessoal.
 
e )Autarquias são pessoas jurídicas de direito público, criadas por lei específica, com autonomia administrativa para o exercício de atividades típicas do Estado e, por isso, submetem-se ao regime jurídico de direito público.
QUESTÃO 5
Sobre o tema agentes públicos, assinale a alternativa correta:
 
a )Titulares de cargos públicos e empregados públicos diferenciam-se, entre outros aspectos, pelo tipo de vínculo que mantêm com a Administração Pública. Aqueles possuem vínculo de natureza estatutária, estes, contratual.
b )Particulares, quando atuam em colaboração com a Administração Pública, perdem essa qualidade - a de particulares - porquanto incompatível com o interesse público.
c )Empregados públicos, ainda que possuam vínculo de natureza contratual com a Administração Pública, têm sua relação regida pelos estatutos dos servidores.
d )Não se considera agente público o comissionado, isso porque se trata de pessoa que ocupa cargo em caráter transitório e sem passar por concurso de prova ou prova e títulos.
e )Agentes políticos são agentes públicos vinculados ao Estado por um elo de natureza política. São, assim, considerados todos agentes públicos que ocupam cargos nos Poderes Executivo e Legislativo.
QUESTÃO 6
A história constitucional brasileira é marcada pela edição de várias constituições. Desse histórico, é possível identificar algumas características predominantes do Estado brasileiro. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
a )Nas constituições brasileiras, constam como características predominantes o modelo republicano sem autonomia dos Estados-membros e a opção por uma religião oficial.
 
b )Nas constituições brasileiras, constam como características predominantes o modelo republicano, o federativo e uma preocupação em garantir e proteger direitos fundamentais.
c )Nas constituições brasileiras, constam como características predominantes o modelo monárquico, com poder moderador, e a previsão de direitos econômicos.
d )Nas constituições brasileiras, constam como características predominantes o modelo monárquico, o federativo e pouca preocupação em garantir e proteger direitos fundamentais.
e )Nas constituições brasileiras, constam como características predominantes o modelo republicano, o federativo e o parlamentarista.
QUESTÃO 7
Sobre a federação brasileira, assinale a alternativa correta:
a )É composta pela união indissolúvel dos Estados e Municípios.
b )É composta pela união indissolúvel dos Estados e do Distrito Federal.
 
c )É composta pela união indissolúvel dos Estados, Municípios e do Distrito Federal.
d )É composta pela união indissolúvel dos Municípios.
e )É composta pela união indissolúvel dos Estados, somente.
QUESTÃO 8
A Constituição Federal de 1988 consagra cinco princípios básicos do regime jurídico administrativo: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Conhecendo o conteúdo desses princípios, analise as assertivas a seguir.
I. O princípio da legalidade, em sua interpretação estrita, impõe à Administração Pública a plena observância da Lei.
II. O princípio da eficiência impõe à Administração Pública a utilização racional dos recursos públicos, isto é, trata-se de um princípio cujo conteúdo está centrado no aspecto econômico.
III. O dever de licitar tem por pano de fundo os princípios da moralidade e da impessoalidade.
IV. O princípio da publicidade é garantia do direito à informação, contudo, pode ser deliberadamente afastado pelo gestor público que considerar haver imprescindibilidade do sigilo.
Assinale a alternativa correta.
a )Estão corretas as assertivas II e IV.
b )Estão corretas as assertivas II e III.
c )Estão corretas as assertivas I, II e III.
d )Estão corretas as assertivas I, III e IV.
 
e )Estão corretas as assertivas I e III.

Continue navegando