Buscar

Fundamentos da Biblioteconomia

Prévia do material em texto

Fundamentos da Biblioteconomia 
Entrega: 11/12
1- A produção em série de livros foi permitida após uma grande invenção no século XV. Os livros, que antes eram manufaturados, passaram a ser produzidos de forma mecânica que tornou a publicação mais rápida e barata. Disserte a respeito deste equipamento, seu inventor e o que ele significou para a evolução do conhecimento. 
A máquina de imprensa, isto é, a máquina de impressão tipográfica foi desenvolvida entre os anos de 1439 e 1440 a partir da confecção e combinação de tipos móveis (símbolos gráficos moldados em chumbo), que eram passados em tinta à base de óleo de linhaça e impressos em papel por meio de uma prensa movimentada por uma barra de madeira.
O inventor dessa máquina foi Johann Gutenberg  (1396-1468) que era conhecido como um homem de grande habilidade mecânica, proprietário de uma oficina onde ensinava vários ofícios, entre eles o de talhador de pedra, cortador e polidor de espelhos, ourives etc. Gutenberg teve o mérito de ter criado e introduzido na Europa o primeiro sistema de impressão de tipos móveis de metal (chumbo e estanho).  Seu primeiro livro impresso foi a Bíblia, que iniciou cerca de 1450 e foi concluído em 1455.
Para comprovar a grandiosidade de Gutenberg, realiza-se anualmente, nos Estados Unidos, o "Festival Gutenberg" , é uma Feira de demonstrações e inovações nas áreas do desenho gráfico, da impressão digital, da publicação e da conversão de texto, que só comprova que a invenção do mestre Gutenberg consegue, ainda hoje, cultivar seguidores que, da sua experiência-base, tentam superar o invento e adaptar as tecnologias modernas às exigentes necessidades do mundo atual. Ele também escreveu os livros: "Ala, e a terra prometida", "Buda e o elefante" e "O dragão de São Jorge, O Santo guerreiro!"
2- Para além da definição de Ciência da Informação, ainda em construção no campo, há largas discussões sobre as diferenças da tríade Conceitual da CI. Disserte sobre essa denominada tríade conceitual, caracterizando-a.
A chamada tríade conceitual da Ciência da Informação é composta de dados, informação e conhecimento, que são vistos como um processo de aprofundamento maior ou menor de conteúdos informacionais.

Continue navegando