Buscar

BARALHO CELULAR

Prévia do material em texto

BARALHO CELULAR
Um baralho formado por 30 cartas, divididas em 6 conjuntos de cinco cartas: cada conjunto diz respeito a um tipo de célula. O desafio colocado ao jogador é o de conseguir reunir, antes dos demais jogadores, o conjunto de 5 cartas relacionadas a um determinado tipo celular de sua própria escolha. O enigma está no fato dos jogadores não terem conhecimento da escolha do tipo celular feita pelo adversário.
1. Conteúdos trabalhados pelo jogo
Citologia, Biologia Celular Humana em relacionadas à morfologia e localização de diferentes tipos de células e suas respectivas funções para o organismo, trabalhando os tipos de células como: Célula Epitelial; Célula Adiposa; Célula Sanguínea (hemácia); Célula Óssea; Célula Nervosa e Célula Muscular Estriada Esquelética.
2. Quais aspectos positivos
Uma outra característica valiosa desse jogo é a busca de analogias para caracterizar as células, num esforço para aproximar elementos da vida dos alunos às informações científicas, e o jogo é usado como um complemento da aula expositiva. Embora o jogo permita que o aluno entre em contato com os diferentes tipos celulares, faz-se necessária uma abordagem temática prévia em sala de aula, neste caso o professor precisar fazer uma abordagem ao conteúdo antes de iniciar o jogo permitindo assim que quando ele for jogar saberá sobre o assunto proposto, permitindo assim o aluno a desenvoltura em estratégias na resolução de problemas.
3. Quais aspectos negativos
Uns dos pontos negativos e o fato dos jogadores não terem conhecimento da escolha do tipo celular feita pelo adversário, fazendo assim com que esse jogo e demorado para acabar ficando tedioso, pois como e bastante especifico o jogo, precisa ficar apenas com as cartas que acha certo e assim passado a errada para o adversário, sendo assim dificultando um pouco, podendo assim trazer frustações para aquele aluno que não consegui interpretar se está certo ou errada aquela carta e qual passar para frente, pois ele só quer saber de vencer o jogo.

Continue navegando