Buscar

PROVISÕES E CONTINGENTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÓPICO 3 - PROVISÕES E CONTINGENTES 
EXERCÍCIOS ADICIONAIS 
1.	Durante o ano de X0, a Cia. XYZ vendeu 100.000 unidades de seu produto totalizando uma receita líquida de $1.000.000 ($10 por produto). Sua experiência passada indica que 90% dos produtos vendidos não requerem reparos dentro da garantia; 6% dos produtos vendidos requerem reparos pequenos, que custam 30% do preço de venda; e 4% dos produtos vendidos requerem reparos maiores ou substituição, que custam 70% do preço de venda. Dado que a XYZ avalia a probabilidade de uma saída para as obrigações de garantias como um todo, qual o valor a ser reconhecido como provisão para garantias?
A provisão é reconhecida pela melhor estimativa dos custos para consertos de produtos com garantia vendidos antes da data do balanço. Quando há várias obrigações semelhantes (por exemplo, garantias sobre produtos ou contratos semelhantes), a avaliação da probabilidade de que uma saída de recursos será exigida na liquidação deverá considerar o tipo de obrigação como um todo. Embora possa ser pequena a probabilidade de uma saída de recursos para qualquer item isoladamente, pode ser provável que alguma saída de recursos ocorra para o tipo de obrigação. Se esse for o caso, uma provisão é reconhecida (se os outros critérios para reconhecimento forem atendidos).
O valor esperado do custo das reparações é: 
2.	A Cia.Locadora recebeu um incentivo fiscal para abrir uma fábrica no Estado do Pará, região norte do país. Em razão disso, ela se mudará até o final do exercício atual, transferindo a fábrica do Estado de São Paulo para o Pará. Acontece que o contrato de locação do galpão, um acordo de arrendamento operacional, onde fica atualmente sua fábrica em São Paulo, não é cancelável e tem validade por dois anos, a partir do encerramento do exercício. De acordo com esse contrato, a entidade deverá pagar ainda duas parcelas anuais, ao final de cada ano, no valor de $100.000 cada. Apesar disso, a Cia.Locadora considera que, do ponto de vista econômico, é muito mais vantajoso mudar suas instalações para o Pará e, portanto, irá fazê-lo. A taxa de juros utilizada pela entidade para ajustar o valor presente às suas obrigações é de 10% ao ano. Pergunta-se: existe necessidade de reconhecimento de uma provisão para contrato oneroso? Se sim, qual valor?
		De acordo com o CPC 25 contrato oneroso é um contrato em que os custos inevitáveis de satisfazer as obrigações do contrato excedem os benefícios econômicos que se esperam sejam recebidos ao longo do mesmo contrato. Se a entidade tiver um contrato oneroso, a obrigação presente de acordo com o contrato deve ser reconhecida e mensurada como provisão.

Continue navegando