Buscar

AV3 Geoprocessamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os índices de vegetação foram criados para analisar as propriedades relacionadas à reflectância da vegetação, com aplicações diversas, sendo crescente a sua utilização na avaliação das condições da vegetação e no seu monitoramento. Existem diversos índices que analisam as propriedades espectrais da vegetação nas bandas do vermelho e infravermelho próximo, cada qual apresentando características distintas. Entre os sensores mais utilizados para a obtenção de imagens para determinar estes índices, está o LANDSAT.
Com base nisso, diferencie os índices: Índice da Razão simples (SR), Índice da Diferença Normalizada (NDVI), Índice Global de monitoramento Ambiental (GEMI) e Índice de Vegetação Melhorado (EVI), citando as suas principais características e o que os distinguem dos demais. 
O índice de razão simples (SR) foi o primeiro índice de vegetação a ser utilizado, e é baseado na razão entre uma banda, na qual os valores dos dados aumentam de acordo com o acréscimo da vegetação (infravermelho próximo) e na outra, os valores decrescem com o aumento da vegetação (vermelho), o que produz um parâmetro que é altamente sensível à presença de vegetação.
Índice da Diferença Normalizada (NDVI) é um dos índices mais utilizados, fato que se dá pela realização da normalização da razão simples. Esse índice permite gerar uma imagem exibindo o verde (biomassa relativa), servindo para analisar a condição da vegetação natural ou agrícola, e é comumente utilizado para medir a atividade clorofiliana, pois quanto mais ativa a vegetação, mais ela absorve luz na região do vermelho, nas bandas de canais vermelhos e infravermelhos. 
Índice Global de monitoramento Ambiental (GEMI) é semelhante ao NDVI, porém, é mais sensível aos efeitos atmosféricos, sendo afetado pelo solo bruto, assim, não sendo recomendado em áreas de vegetação escassa/densa. 
Índice de Vegetação Melhorado (EVI) é um índice que tem como objetivo principal otimizar o sinal da vegetação, melhorando sua detecção em áreas de maior densidade de biomassa e reduzir a interferência da atmosfera e do solo em suas respostas. O EVI é como um NDVI melhorado, pois contem um fator de ajustes para o solo, e é mais sensível às variações na resposta estrutural do dossel.

Continue navegando