Buscar

NERVOSO ED

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
Disciplina: Fisiologia Humana
Curso: Nutrição
Professora: Aline Alice
Monitora: Ruth Galdino
 Emily Silva dos Santos 
 SISTEMA NERVOSO
Questão 1
Descreva o neurônio de acordo com a divisão de suas partes e suas respectivas funções.
São células envolvidas no impulso nervoso, compostas por dendritos, axônios e corpo celular. Sendo os dendritos prolongamentos do neurônio que garante a recepção dos estímulos, os axônios os prolongamentos responsáveis pela condução do impulso nervoso e o corpo celular o local do neurônio onde o núcleo se encontra.
Questão 2
Discuta as três funções básicas do sistema nervoso.
Sensorial: Os nervos sensitivos captam informações do meio interno e externo do corpo é as levam ao snc, Integradora (relacionada aos interneurônios): Informação sensitiva que foi levada ao snc é processada ou interpretada e motora: os nervos motores conduzem a informação do snc.
Questão 3
Relacione estímulo e potencial de ação. Indique, ainda, quais fatores determinam a velocidade de propagação dos impulsos nervosos.
O potencial de ação ocorre quando o estímulo é suficiente para atingir o limiar de excitabilidade e dessa forma gerar a despolitização da membrana é propagação do impulso nervoso. Assim, se o estímulo não atingir o limiar, nada ocorre.
Fatores que contribuem na velocidade: estrutura do axônio (quanto maior o calibre, maior a velocidade) e a presença da bainha de mielina. Temperatura (quanto mais alta, maior a velocidade).
Questão 4
Distinga os potenciais pós-sinápticos excitatórios e inibitórios.
PEPS: está associada com a abertura do canal iônico para cátions (Na+;K+ e Ca++). O influxo de Na+ é maior que o influxo de Ca++ ou efluxo de K+. Esse fluxo combinado de íons leva a um efeito despolarizante parcial da membrana pós-sináptica, que baixa o potencial de membrana, mas não o suficiente para atingir o limiar requerido para gerar um potencial de ação. Esse rápido influxo de Na+ gera uma alteração no potencial de membrana. Esse aumento na voltagem para um valor menos negativo é chamado de PEPS.
PIPS: Inibição ocorre quando o neurotransmissor interage com receptores pós-sinápticos, hiperpolarizando a membrana (tornando o interior mais negativo em relação ao exterior), assim tornando mais difícil a geração de um potencial de ação. Causar a hiperpolarização da membrana pós-sináptica do neurônio em direção oposta do PEPS. Essa hiperpolarização da membrana pós-sináptica em resposta a um estímulo inibidor é chamada de PIPS.
Questão 5
O que são circuitos neuronais?
São as células nervosas que se interconectam de forma específica e precisa. Esses circuitos fazem com que o organismo produza respostas estereotipadas que constituem os comportamentos fixos e invariantes ou produzem comportamento variável em maior ou menor grau.
Questão 6
Cite pelo menos três funções do hipotálamo e sua importância funcional no organismo.
Auxilia na regulação da temperatura corporal, sensação de fome (regulação do apetite), sede (regulador do teor hidrico), estresse emocional e comportamento sexual (estímulo de raiva e prazer) é indutor dos ritmos biológicos ( ciclos circadianos )
Questão 7
Analise as afirmativas abaixo com V ou F: 
(V) O hemisfério esquerdo do Cérebro controla a atividade motora do lado direito do corpo, pois recebe sinais sensoriais desse lado. O hemisfério direito do Cérebro controla a atividade motora do lado esquerdo do corpo, pois recebe sinais sensoriais desse lado do corpo. 
(F) O hemisfério esquerdo é aquele cuja a função está relacionada com o conhecimento musical e artístico, o reconhecimento de faces e geração do conteúdo emocional das expressões faciais. 
(F) O lobo Frontal é responsável pelo processamento e percepção visual. 
(V) O lobo Parietal é importante para a avaliação dos sentidos gerais. Ele integra a informação geral que é necessária para criar uma conscientização do corpo e sua relação com o meio externo. 
Questão 8
Relacione os tipos de receptores às suas respectivas características. 
1- CORPÚSCULOS TATÉIS DE MEISSNER 
2- CORPÚSCULOS DE PACCINI 
3- CORPÚSCULOS DE RUFFINI 
4- DISCOS TÁTEIS DE MERKEL 
(2) Receptores de adaptação rápida; campos receptivos grandes; profundidade da derme; detectam mudanças na velocidade do estímulo.
(4) Receptores de adaptação lenta; campos receptivos pequenos; abundantes na ponta dos dedos, lábios e na genitália externa; terminações nervosas livres em forma de pires. (1) Receptores de adaptação rápida; usados na discriminação de dois pontos; campos receptivos pequenos; situados nas saliências das impressões digitais. 
(3) Receptores de adaptação lenta; terminações nervosas alongadas; situados nas profundidades da derme.
Questão 9
Sobre as funções do tálamo, marque V ou F:
(V) Retransmissão de informação do cerebelo e núcleos da base para áreas motoras primárias do córtex cerebral. 
(V) Ajuda a manutenção da consciência. 
(F) Exerce uma função nas emoções e na memória. 
(F) Regulação da temperatura corporal. 
(V) Retransmissão dos impulsos sensitivos para o córtex cerebral.
Questão 10
As respostas rápidas a alterações no ambiente são referidas como: 
a. plexos d. vias de condução 
b. vias espinais e. reflexos
c. vias piramidais 
Questão 11
O diencéfalo é composto por: 
a. bulbo, ponte e hipotálamo d. bulbo, ponte e mesencéfalo 
b. mesencéfalo, hipotálamo e tálamo e. tálamo e hipotálamo
c. cerebelo e mesencéfalo 
Questão 12
Como são nomeados e numerados os nervos espinhais? Por que eles são classificados como nervos mistos?
São 31 pares de nervos espinhais: cervical (8 pares), torácico (12 pares), lombar (5 pares), sacral (5 pares) e coccígeo (1 par). São classificados como nervos mistos pois possuem raízes dorsais (sensitiva) e ventrais (motora).
Questão 13
Em relação aos nervos cranianos, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F), corrigindo as sentenças incorretas: 
(V) O nervos craniano que atua na secreção da saliva e no paladar é o facial (VII). 
(F) O único nervo craniano que inerva as vísceras abdominais é o acessório (XI). 
(F) O nervos craniano que nos torna capaz de ouvir, bem como sabemos se estamos muna postura equilibrada é o abducente (VI). 
(V) O nervo trigêmeo (V) atua na mastigação e na sensibilidade da face. 
(V) O nervo glossofaríngeo (IX) atua na secreção da saliva, no paladar, na regulação da pressão arterial e na sensibilidade muscular. 
( ) O nervo não está envolvido no movimento do olho. 
(V) O nervo craniano III é responsável pela abertura dos olhos.
(V) O nervo craniano VII (facial) é responsável pelo fechamento dos olhos.
Questão 14
Preencha os parênteses de acordo com a relação abaixo:
 1.Ínsula ou Lobo Central 4.Lobo Temporal
 2.Lobo Frontal 5.Lobo Occipital
 3.Lobo Parietal 
(1) Envolvido com atividades gastrointestinais.
(2) Sua principal função é o controle motor sobre os movimentos voluntário e no controle do comportamento ético e moral.
(4) Envolvido com a audição e o equilíbrio.
(5) Contém o córtex visual.
(3) Envolvido com a avaliação dos sentidos gerais.
Questão 15
Os nervos espinhais que não participam da formação de plexos são: 
a. C1-C5 d. T2-T12 
b. C4-T3 e. T6-L2 
c. L1-L3 
Questão 16
Que sequência mais bem representa o trajeto de um impulso nervoso em um arco reflexo?
a. receptor, centro de integração, neurônio sensitivo, neurônio
motor, efetor.
b. efetor, neurônio sensitivo, centro de integração, neurônio
motor, receptor.
c. receptor, neurônio sensitivo, centro de integração, neurônio
motor, efetor.
d. receptor, neurônio motor, centro de integração, neurônio sensitivo, efetor. 
e. efetor, centro de integração, neurônio sensitivo, neurônio
motor, receptor.
Questão 17
Aponte as principais diferenças entre as divisões somática e autônoma do SN.
Somatica: locomoção e movimentos voluntários
Autônoma: Respostas involuntáriasQuestão 18
Cite os produtos de secreção referentes aos neurônios motores somáticos, neurônios motores autônomos e células cromafins.
neurônios motores somáticos secretam apenas ACh (acetilcolina); neurônios motores autônomos secretam ACh ou norepinefrina; células cromafins secretam epinefrina e norepinefrina.
Questão 19
Discorra sobre a Divisão Simpática e Divisão Parassimpática referentes ao Sistema Nervoso Autônomo, caracterizando-as e apontando diferenças existentes.
O sistema nervoso simpático é responsável pelas alterações no organismo em situações de estresse ou emergência, preparando o organismo para defesa. Assim, deixa o indivíduo em estado de alerta para reações de luta e fuga. Aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, libera adrenalina, contrai e relaxa músculos, dilata os brônquios, dilata as pupilas, aumenta a transpiração. 
O sistema nervoso parassimpático tem a função de fazer o organismo retornar ao estado de calma em que o indivíduo se encontrava antes da situação estressante. É responsável por fazer o corpo retornar a um estado emocional estável. Diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial, diminui a adrenalina, diminui a quantidade de açúcar no sangue, controla o tamanho das pupilas.
Questão 20
Marque V ou F para as seguintes proposições abaixo:
(V) Na parte simpática, os corpos celulares dos neurônios pré-ganglionares estão situados nos cornos laterais da substância cinzenta dos 12 segmentos torácicos e dos 2 primeiros segmentos lombares da medula espinal. Conhecida também como parte toracolombar.
(F) Os gânglios parassimpáticos são os locais de sinapses entre os neurônios pré e pós-ganglionares simpáticos. Existem 2 tipos principais: gânglios do tronco simpático e os gânglios pré-vertebrais.
(V) Os axônios pré-ganglionares do tronco simpático inervam órgãos localizados acima do diafragma, como a cabeça, o pescoço, os ombros e o coração.
(V) Existe um segundo grupo de gânglios simpáticos chamados pré-vertebrais. Localizado anteriormente à coluna vertebral e próximo das grandes artérias abdominais. Axônios pós-ganglionares provenientes dos gânglios pré-vertebrais, inervam órgão abaixo do diafragma.
(F) A maioria dos gânglios parassimpáticos situa-se próximo ou dentro da parede de um órgão visceral. Os axônios pré-ganglionares parassimpáticos são curtos, ao contrário dos pós-ganglionares que são longos.
Questão 21
Correlacione de acordo com as opções abaixo: 
1. Neurônio Sensorial de 1° ordem
2. Neurônio Sensorial de 2° ordem
3. Neurônio Sensorial de 3° ordem
(3) Conduz o impulso do Tálamo para a área somatossensorial do Córtex, onde ocorre a percepção consciente das sensações. 
(1) Conduz o impulso do receptor somático para Tronco encefálico ou para a Medula espinhal.
(2) Conduz impulsos da Medula espinhal e do Tronco encefálico para o Tálamo.

Continue navegando