Buscar

aula_8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
*
FUNDAMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
 AULA 8
AULA DE REVISÃO
PROF. ARTUR NUNES GOMES
Gomes_artur@hotmail.com
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
*
.
Os conceitos sócio-antropológicos de indivíduo e sociedade.
Objeto e método das ciências sociais. 
Natureza e cultura. A construção da alteridade. Etnocentrismo e relativismo cultural.
As diferentes “escolas” antropológicas: métodos e pressupostos teóricos. 
 
CONTEÚDOS
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
*
 AULA 8
Contexto histórico do surgimento da explicação e análise da sociedade. Darwinismo social. Positivismo de Auguste Comte. A influência do positivismo no Brasil.
Fatos sociais e representações sociais: a análise Durkheimiana. Normalidade, patologia e anomia. Divisão social do trabalho e solidariedade social.
As ações humanas e seus significados: a perspectiva Weberiana.
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
O OBJETO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Por Ciências Sociais entende-se o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Assim,o objeto de estudo das Ciências Sociais é a sociedade em suas dimensões sociológicas, antropológicas e políticas. 
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
*
AS ÁREAS CONSTITUTIVAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA
 E CIÊNCIA POLÍTICA. 
A Sociologia estuda o homem e o universo sócio-cultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. Na Antropologia privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades. Na Ciência Política analisam-se as questões ligadas às instituições do poder. 
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
*
Ao contrário de outras ciências, as Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. 
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
*
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
*
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
CIÊNCIAS NATURAIS E CIÊNCIAS SOCIAIS
As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos. Tais fatos podem ser vistos, isolados e reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Assim, nas Ciências naturais há uma distância irremediável entre o cientista e seu objeto de pesquisa, o que torna o método objetivo o mais apropriado para a investigação de fenômenos dessa ordem. 
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
As ciências sociais estudam fenômenos complexos. Seu objeto de investigação é o homem nas relações intersubjetivas, os fenômenos sociais, ou seja, eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial, subjetiva.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
Assim, percebemos que podemos adotar costumes de outros povos, aprender seus credos, modificar nossas leis.
 “Cada sociedade humana conhecida é um espelho onde nossa própria existência se reflete” (Roberto da Matta).
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
CULTURA
O conceito de cultura é uma preocupação intensa atualmente em diversas áreas do pensamento humano, no entanto a Antropologia é a área por excelência de debate sobre esta questão.
Edward Tylor: cultura é todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade. 
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
ETNOCENTRISMO
É “uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc. (Rocha, Everardo, O que é etnocentrismo?)
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
RELATIVISMO CULTURAL
É a postura, privilegiada pela Antropologia contemporânea, de buscar compreender a lógica da vida do outro. Antes de cogitar se “aceitamos” ou não esta outra forma de ver o mundo, a antropologia nos convida a compreendê-la, e verificar que ao seu jeito outra vida é vivida, segundo outros modelos de pensamento e de costumes. 
 Por isso, faz-se necessário o exercício da alteridade, ou seja, a postura de apreender a visão do outro na plenitude de seu significado. Alteridade pressupõe a valorização da diversidade cultural, da diferença.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
AS ESCOLAS ANTROPOLÓGICAS
A  Antropologia tem, como toda ciência, mudado seus paradigmas e construído formas diversas de investigação. A essas formas diferenciadas de investigação e análise dos fenômenos culturais dá-se o nome de “escola antropológica”.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
Qualquer que seja a definição adotada é possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “Outro”; uma maneira de se situar na fronteira de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres singulares, humanos.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
As primeiras análises antropológicas: o evolucionismo social
As diferentes críticas à visão evolucionista da cultura
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
AS PRIMEIRAS EXPLICAÇÕES SOCIOLÓGIAS
O século XIX foi marcado pela Revolução Industrial e pelo Neocolonialismo, cujas conseqüências se projetaram para os séculos XX e XXI.
Cientificismo e organicismo.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
DARWINISMO SOCIAL
Transposição das idéias de Darwin para a explicação da realidade social. Segundo o Darwinismo Social, as sociedades se modificam e se desenvolvem como os seres vivos. As transformações nas sociedades representam a passagem de um estágio inferior para outro superior, onde o organismo social se mostra mais evoluído, adaptado e complexo. 
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
AULA 1
 AULA 8
Se na natureza a competição gera a sobrevivência do mais forte, também na sociedade favorece a sobrevivência de sociedades e indivíduos mais fortes e evoluídos. As expressões: “luta pela existência” e “sobrevivência do mais capaz”, tomadas de Darwin, apoiaram o individualismo liberal e justificaram o lugar ocupado pelos bem sucedidos nos negócios.
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
POSITIVISMO
COMTE E A LEI DOS TRÊS ETADOS
Estados Características
Teológico:Explicações transcendentais da realidade. Domínio da magia e da religião.
Metafísico:Explicação da realidade por meio da reflexão. Domínio da filosofia.
Positivo:Concentra-se nas explicações científicas da realidade.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
O POSITIVISMO NO BRASIL
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
A SOCIOLOGIA DE DURKHEIM
Fatos sociais são maneiras de agir, pensar e sentir que apresentam a característica marcante de existir fora da consciência individual. Estes tipos de conduta ou de pensamento não são apenas exteriores aos indivíduos, são também gerais na extensão de toda sociedade conhecida e dada, são dotados de um poder imperativo e coercitivo que constitui características intrínsecas de tais fatos.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
CONSCIÊNCIA COLETIVA
Toda teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais tem existência própria e independente daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular. Embora todos possuam sua consciência individual sua conduta, seu comportamento será determinado pela consciência coletiva.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
TIPOS DE FATOS SOCIAS
A sociedade como todo organismo, apresentaria estados normais e patológicos, isto é, saudáveis e doentios.
Um fato social é considerado normal quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante
para sua adaptação e evolução.
Ex: CRIME
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
Aquilo que põe em risco a harmonia e consenso representa um estado mórbido da sociedade.
Patológico- encontra-se fora do limite permitidos pela ordem social e pela moral vigente.
Anomia é a ausência, desintegração ou inversão das normas vigentes em uma sociedade, neste caso, a consciência “perde” os parâmetros de julgamento da realidade. Ela vai acontecer em momentos extremos, tais como: guerras, desastres ecológicos, econômicos, etc
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
“O último dia”, de Paulinho Moska e Billy Blanco.
http://www.youtube.com/watch?v=9Gc_9zuNom8&feature=related
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
TIPOS DE SOLIDARIEDADE SOCIAL
Solidariedade mecânica: era aquela que predominava nas sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes permanecendo em geral independentes e autônomos em relação a divisão trabalho social.(a consciência coletiva exerce todo seu poder de coerção sobre o indivíduo) – DIREITO REPRESSIVO
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
Solidariedade orgânica: é aquela típica das sociedades capitalistas, onde, pela acelerada divisão do trabalho social, os indivíduos se tornam interdependentes.(Nas sociedades capitalistas a consciência coletiva se afrouxa) – DIREITO RESTITUTIVO
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
 A SOCIOLOGIA DE MAX WEBER
Para Weber, a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social. Ação social é um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção. Esse comportamento só constitui ação social quando o ator atribui à sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
TIPOS DE AÇÃO SOCIAL
AÇÃO TRADICIONAL:
É aquela ditada pelos hábitos, costumes, crenças. 
AÇAO AFETIVA:
Está relacionada aos sentimentos humanos, à emotividade (ira, paixão, vingança etc...).
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A FINS: É uma ação concreta que tem um fim especifico, pautada por cálculos e previsibilidade. O que importa é alcançar os objetivos.
AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A VALORES:
 É aquela definida pela crença consciente no valor - interpretável como ético, estético, religioso ou qualquer outra forma - absoluto de uma determinada conduta.. O que importa é a própria ação.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
AS FORMAS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
Racional-legal – é a dominação baseada na crença na legalidade da ordem e dos títulos que exercem a dominação.
Tradicional – é a dominação fundamentada na crença do caráter sagrado das tradições antigas, e na legitimidade dos que são chamados pela tradição a exercer sua autoridade.
Carismática – é a dominação que se baseia no devotamento fora do cotidiano, justificado pelo caráter sagrado ou pela forma heróica de uma pessoa e da ordem revelada ou criada por ela.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
Ver discurso do presidente Getúlio Vargas, no Dia do Trabalhador, em 1951.
http://www.youtube.com/watch?v=LQCV1iFegZg&feature=related
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
*
APLICAÇÃO PRÁTICA E TEÓRICA
1- Ao ouvirmos uma afirmativa do tipo: “ a família de João é maluca. Ele ficou doente e  ao invés de eles procurarem um médico, foram a um Centro Espírita. Que horror! Que falta de civilização!” podemos afirmar que:
A) Existem pessoas, como a que expressou essa frase, que revelam em suas atitudes a preocupação com a saúde da população.
B) Este é um exemplo claro de relativismo cultural.
C) Este é um exemplo claro de etnocentrismo.
D) Quem usa uma afirmativa deste tipo está certo, uma vez que atitudes deste tipo, como a  realizada pela família de João, podem acabar matando as pessoas.
E) Este é um exemplo claro de uma postura tolerante em relação ao outro.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
2- Assinale a alternativa correta.
A postura que tem por base o reconhecimento das culturais sem o estabelecimento de hierarquias é chamada de: 
A) Heliocentrismo
B) Teocentrismo
C) Etnocentrismo
D) Relativismo cultural
E) Darwinismo social
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
3- Em 1883, Franz Boas foi estudar os esquimós e passou um tempo convivendo com eles. O autor fez as seguintes observações no seu diário:“Freqüentemente me pergunto que vantagens nossa “boa sociedade” possui sobre aquela dos “selvagens” e descubro, quanto mais vejo de seus costumes, que não temos o direito de olhá-los de cima para baixo. Onde nosso povo, poder-se-ia encontrar hospitalidade tão verdadeira quanto aqui ... Nós, “pessoas altamente educadas”, somos muito piores relativamente falando ... Creio que, essa viagem tem para mim uma influência valiosa, ela reside no fortalecimento do ponto de vista da relatividade de toda formação (...) “ 
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
AULA 1
 AULA 8
(Trecho extraído do livro Antropologia cultural/Franz Boas. Celso Castro (org). Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editor, 2004).Tomando como referência inicial o texto acima, o antropólogo americano faz uma crítica à dicotomia selvagem/civilizado que norteou a análise antropológica realizada pelos:
A) Culturalistas
B) Funcionalistas
C) Estruturalistas
D) Marxistas
E) Evolucionistas
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
4- No Brasil e em outros países, o positivismo fundamentou muitas práticas etnocidas e genocidas, oficiais e não-oficiais, contra populações culturalmente distintas das de origem européia, cristã e ocidental, principalmente indígenas e africanas. Discriminação de etnia e de classe social também se inclui entre as formas de etnocentrismo pregados pelo positivismo. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta uma interpretação contrária a “lei dos três estados” concebida por Augusto Comte.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
“Quando nos referimos a uma raça, não individualizamos tipos dela, tomamo-la em sua acepção mais lata”. E assim procedendo vemos que a casta negra é o atraso; a branca o progresso, a evolução[...]” (Revista Bramiu México, 1904.)
B) A Lei regula a situação jurídica dos índios ou silvícolas e das comunidades indígenas, reconhece a impossibilidade de julgamento destes face a sua diferença do homem branco, com o propósito de preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e harmoniosamente, à comunhão nacional”. (Estatuto do Índio, Lei No 6001 de 19 de dezembro de 1973, Artigo 1º)
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
As sociedades humanas se desenvolvem por estádios ou estados que vão sendo superados sucessivamente: o estado teológico, o metafísico e o positivo. Os povos indígenas e as etnias afro-brasileiras encontram-se nos estádios teológico ou metafísico e, por essa razão, permanecem nos estratos sociais inferiores e marginais de nossa sociedade. (Baseado em Augusto Comte.)
D) “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. 1- O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional”. (Constituição Federal de 1988 na Seção II – Da Cultura, Art. 215.)
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
AULA 1
E) “O Brasil é um país atrasado. O brasileiro herdou a preguiça no sangue, não pensa em progredir. A gente vê um imigrante, ele chega sem nada e, tempos depois, tem seu comércio, não depende de ninguém. Brasileiro não quer trabalhar. Isso aqui é uma mistura de raças que não dão certo.”. (Fala da personagem Odette Roitman, na novela Vale Tudo).
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
5-Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido
com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. 
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
AULA 1
O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento. As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858-1917), como fato social.
Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
AULA 1
I. O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade.
II. O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais.
III. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade.
IV. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
Assinale a alternativa correta.
A)  Apenas as afirmativas I e II são corretas.
B) Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
C) Apenas as afirmativas II e III são corretas.
D) Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.
E) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
6- Ao estudar os fatos sociais, Durkheim percebeu que alguns fenômenos desvelavam situações em que um indivíduo ou grupos perdiam as referências normativas que orientavam a vida e, com isso,  enfraqueciam a solidariedade social. O indivíduo sentia-se livre de vínculos sociais e, muitas vezes, apresentava um comportamento anti-social. Com base nessa idéia,  assinale a única alternativa certa sobre o conceito desenvolvido por este autor que corresponde ao tema tratado na letra da música de Raul Seixas, “ O dia em que a terra parou “, apresentada abaixo.:
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
No dia em que todas as pessoas/ Do planeta inteiro/ Resolveram que ninguém ia sair de casa/ Como que se fosse combinado em todo o planeta/ Naquele dia, ninguém saiu saiu de casa, ninguém/ O empregado não saiu pro seu trabalho/ Pois sabia que o patrão também não tava lá/ Dona de casa não saiu pra comprar pão/ Pois sabia que o padeiro também não tava lá/ E o guarda não saiu para prender/ Pois sabia que o ladrão, também não tava lá/ E o ladrão não saiu para roubar Pois sabia que não ia ter onde gastar (...) 
 AULA 8
E nas Igrejas nem um sino a badalar/ Pois sabiam que os fiéis também não tavam lá/ 
E os fiéis não saíram pra rezar/ Pois sabiam que o padre também não tava lá E o aluno não saiu para estudar/ Pois sabia o professor também não tava lá/ E o professor não saiu pra lecionar/ Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar No dia em que a Terra parou (Ôôôô)/ No dia em que a Terra parou (...)
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
A)  A letra desta música pode ser pensada como caso típico de anomia,  acirramento ou interiorização das normas de conduta.
B) A letra desta música pode ser pensada como caso típico de normalidade, pois episódios como esse ocorrem frequentemente.
C) A letra desta música pode ser pensada como caso típico de normalidade, já que este fato encontra-se fora limites estabelecidos pela coletividade.
D) A letra desta música pode ser pensada como caso típico de anomia, inversão ou ausência total das normas de conduta.
E) A letra desta música pode ser pensada como caso típico de patologia social, já que este fato encontra-se nos limites da consciência coletiva
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
Questões discursivas: 
I - Leia o caso concreto abaixo e responda as questões propostas:
Estudantes denunciam pichação contra judeus no RS
Por: Globo online, 19/11/2007
Estudantes que concorrem à eleição do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) denunciam que foram vítimas de preconceito. Os alunos pretendem registrar um boletim de ocorrência na manhã desta segunda-feira (19), em Porto Alegre. 
Eles afirmam que um cartaz com a propaganda eleitoral de uma das chapas foi pichado com uma suástica e com os dizeres "fora judeus".
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
AULA 1
A chapa é a única das quatro que disputam a eleição que tem integrantes judeus e a única contra o sistema de cotas. A pichação foi feita em frente ao prédio da Faculdade de Engenharia Mecânica, na Rua Sarmento Leite, na capital gaúcha. Procurada pela reportagem do G1, a UFRGS não se manifestou sobre o caso.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
Outro episódio:
 Em junho deste ano, o Diretório Central dos Estudantes da UFRGS entregou ao Ministério Público um dossiê sobre manifestações racistas de um grupo que agiria dentro da instituição. Na época, o muro de um bar na Avenida João Pessoa em frente à Faculdade de Direito da universidade foi pichado com a frase “Negro só se for na Cozinha do R.U., cotas não!". No mesmo local, foi pintada uma cruz suástica, símbolo do nazismo. Já na Rua Sarmento Leite, uma calçada foi pintada com a frase "Voltem para a Senzala".
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
 O episódio relatado no texto mostra uma postura preconceituosa a respeito de negros e judeus, considerados “raças inferiores.” Sabemos que o positivismo teve como principal fundamento a idéia de ordem e progresso através de uma perspectiva evolucionista. Podemos encontrar influência desta concepção no texto? Por quê?  
B)  A idéia de superioridade racial faz parte do imaginário de muitas sociedades, que sofreram influência da doutrina positivista, inclusive o Brasil. È correto afirmar as justificativas racialistas  explicariam a diferença de desenvolvimento entre pessoas, grupos, sociedades?  Justifique.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
II:  Leia o caso concreto abaixo e responda as questões propostas :Filho único 
Muitos países enfrentam sérios problemas com seu elevado crescimento populacional. Em alguns destes países, foi proposta (e por vezes colocada em efeito), a proibição de as famílias terem mais de um filho. Algumas vezes, no entanto, esta política teve conseqüências trágicas. Na China, por exemplo, houve registros de famílias de camponeses abandonarem suas filhas recém-nascidas ou abortarem para terem uma outra chance de ter um filho do sexo masculino. 
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
AULA 1
Em um país que guarda pesadas tradições, as mulheres ainda são consideradas inferiores aos homens, portanto, ter um filho do sexo masculino, significa, além de braços fortes para lavoura, sinal de status social. O resultado disso é que nos últimos anos a China teve uma vertiginosa queda no número de mulheres, tendo chegado a um desequilíbrio assustador: para cada 10 homens existe apenas uma mulher disponível para casar. Teme-se que aumente os casos de estupro ( questão adaptada do ENADE 2004) 
 
A) Na visão durkheimiana qual seria o modelo de sociedade que caracterizaria a China? Por quê? 
 
B) Que tipo de solidariedade e vínculos constitui a base da sociedade chinesa?  Justifique
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
III:  A Sociologia, para  Max Weber, é a ciência “que pretende entende, interpretando-a, a ação social para, dessa maneira, explicá-la casualmente em  seu desenvolvimento e efeitos” (Weber, Max. Economia e Sociedade). Para compreender uma ação através do método científico, o sociólogo constrói tipos puros ou ideais de ação. Nesta  perspectiva, analise o texto abaixo, identificando os tipos de ação e motivação presentes (Vale até 2,0) Plano Nacional de Direito Humanos prevê adoção por casais homossexuais (UOL Notícias, 15/05/2009)
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
AULA 1
 AULA 8
O governo federal lançou nesta quinta-feira (14), em Brasília, o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O plano é composto por 51 diretrizes, que devem ser transformadas em políticas de Estado. Entre elas estão a legalização do direito de adoção dos casais que vivem em parceria homoafetiva e o reconhecimento dos direitos civis
de casais homossexuais. "Eu e o meu companheiro temos 37 direitos que não são respeitados. Queremos direitos iguais", disse Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais). 
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
Para o ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), essas mudanças levam tempo, mas o plano ajudaria a antecipar as decisões. "Antes, se falaria em torno de ideias, propostas. Agora é um plano governamental, e cada ministério tem que se adaptar", disse. "Há um crescente reconhecimento na sociedade, há muitos anos existem casais gays. Existe a convivência. Esse é um passo que o Brasil deu na sua construção democrática." Ele acredita que não é preciso esperar a aprovação de leis para que medidas que garantam direitos sejam colocadas em prática. O exemplo pode vir de empresas públicas e privadas. "Não precisa apostar tudo na aprovação da lei. Antes de aprovar, se a Caixa Econômica (Federal) começa a fazer, se a Petrobras começa a fazer, o Banco do Brasil começa a fazer, as montadoras começam a fazer para os seus funcionários, a mudança na sociedade já vai antecipando a lei e a lei depois só complementa o processo“.
 AULA 8
AULA 1
AULA 1
*
AULA 1
*
“A avaliação deve ter a função diagnóstica e formativa. Não deve conter a ideia de punição ou nivelamento dos alunos”. 
 AULA 8
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais