Buscar

Hábitos Culturais da Ásia no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hábitos Culturais da Ásia no Brasil – Bahia – Salvador
 Nos anos 70 houve a implementação do polo petroquímico de Camaçari, que teve forte presença de investimento japonês, o que atraiu muitos profissionais da terra do sol nascente para a Bahia. Com a chegada de mais japoneses e seus descendentes, a comunidade japonesa soteropolitana foi adquirindo uma nova dinâmica nas atividades socioculturais.
 A associação cultural nippo-brasileira de Salvador, foi criada em maio de 1975, tendo como principal objetivo congregar as famílias dos técnicos japonês do polo petroquímico e dos imigrantes que trabalhavam em Salvador. A associação por ser sem fins lucrativos, atua com foco em duas frentes: apoio a comunidade Nikkei de Salvador e divulgação da cultura japonesa. Ela também promove ações esportivas relacionadas a cultura nipônica: beisebol e gateboll.
Em especial a associação desde 2008, vem organizando o Festival de Cultura Japonesa, que além de reestruturar o tradicional evento da entidade, O Bom-Odori, incorporou outras apresentações culturais, tais como as de taiko e outros instrumentos musicais tradicionais, danças típicas e de artistas diversos, relacionados à cultura japonesa. Demonstrações de lutas marciais e oficinas de artes, também são presentes nesse festival da cultura, que ocorre geralmente no Parque de Exposições de Salvador. Fonte: https://www.anisa.com.br/quem-somos/historia/
Esse festival que ocorre podemos vivenciar com notoriedade toda a cultura asiática presente em nossas vidas. Contidas não só na sua gastronomia e na religião, mas também na música, na dança, nos cosplays e no esporte com suas artes marciais temos ainda um centro, uma quadra dedicada a apenas as lutas de judô. O brasil e a Bahia abraçaram os filhos da Ásia como assim fossem seus e muitos brasileiros são amantes e devotos de toda essa cultura.

Continue navegando