Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Toxicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) – 
 1Os riscos ambientais são os elementos presentes no ambiente de trabalho que podem causar danos à integridade e à saúde das pessoas. Ou seja, são fatores que fazem parte do ambiente que podem prejudicar os trabalhadores de acordo com a natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição. Os fatores de riscos ambientais são divididos entre os seguintes tipos de acordo com a Norma Regulamentadora nº 05 (NR-5): fatores físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, mecânicos ou ambientais. Evitar ou, ao menos, minimizar os efeitos potenciais dos fatores de riscos ambientais, é possível através da criação de programas de prevenção, como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), que visa à criação de ações para a preservação da integridade dos trabalhadores. No entanto, também depende da consciência de cada um e suas respectivas atitudes. Diante desse contexto, cite exemplos dos cinco fatores de risco para a saúde do trabalhador.
Resposta esperada
*Grupo: físicos. Exemplos: ruído, vibração, radiação ionizante e não ionizante, temperaturas extremas (frio e calor), pressão atmosférica anormal etc. *Grupo: químicos. Exemplos: agentes e substâncias químicas, sob as formas líquida, gasosa ou de partículas, poeiras minerais e vegetais, comuns nos processos de trabalho. *Grupo: biológicos. Exemplos: vírus, bactérias, parasitas geralmente associados ao trabalho em hospitais, laboratórios, na agricultura e pecuária. *Grupo: ergonômicos e psicossociais. Exemplos: decorrem da organização e gestão do trabalho, como por exemplo, da utilização de equipamentos, máquinas e mobiliários inadequados, levando a postura a posições incorretas, locais adaptados com más condições de iluminação, ventilação, entre outros. *Grupo: mecânicos e acidentais. Exemplos: ligado à proteção das máquinas, arranjo físico, ordem e limpeza do ambiente de trabalho, sinalização, rotulagem de produtos e outros que podem levar a acidentes de trabalho.
Minha resposta
Trata-se de um programa estabelecido pela Norma Regulamentadora NR-9, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho. Este programa tem por objetivo definir uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho. A legislação de segurança do trabalho brasileira considera como riscos ambientais, agentes físicos, químicos e biológicos. Para que sejam considerados fatores de riscos ambientais estes agentes precisam estar presentes no ambiente de trabalho em determinadas concentrações ou intensidade, e o tempo máximo de exposição do trabalhador a eles é determinado por limites pré-estabelecidos. Agentes de Risco a) Agentes físicos: são aqueles decorrentes de processos e equipamentos produtivos e podem ser: ¿ Ruído e vibrações; ¿ Pressões anormais em relação à pressão atmosférica; ¿ Temperaturas extremas (altas e baixas); ¿ Radiações ionizantes e radiações não ionizantes. b) Agentes químicos: são aqueles decorrentes da manipulação e processamento de matérias-primas e destacam-se: ¿ Poeiras e fumos; ¿ Névoas e neblinas; ¿ Gases e vapores. c) Agentes biológicos: são aqueles oriundos da manipulação, transformação e modificação de seres vivos microscópicos, dentre eles: Genes, bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, e outros. Objetivos do programa (PPRA) O objetivo primordial e final é evitar acidentes que possam vir a causar danos à saúde do trabalhador, entretanto existem objetivos intermediários que assegurarão a consecução da meta final. Objetivos intermediários: ¿ Criar mentalidade preventiva em trabalhadores e empresários. ¿ Reduzir ou eliminar improvisações e a "criatividade do jeitinho" ¿ Promover a conscientização em relação a riscos e agentes existentes no ambiente do trabalho. ¿ Desenvolver uma metodologia de abordagem e análise das diferentes situações (presente e futuras) do ambiente do trabalho. ¿ Treinar e educar trabalhadores para a utilização da metodologia. Metodologia O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá incluir as seguintes etapas: ¿ Antecipação e reconhecimento dos riscos; ¿ Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle; ¿ Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores; ¿ Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia; ¿ Monitoramento da exposição aos riscos;
2O processo de intoxicação causa um desequilíbrio no organismo provocado por um agente tóxico que interage com qualquer órgão do corpo. Todo esse processo se evidencia através de alguns sinais e sintomas que você já deve ter ouvido, ou até mesmo sentido. Esses sinais e sintomas podem ser classificados de acordo com o tempo de exposição, razão da exposição e toxicidade. Diante desse contexto, explique os sinais e sintomas que podem ser classificados de acordo com o tempo de exposição, razão de exposição e toxicidade.
Resposta esperada
*Tempo de exposição: a intoxicação pode ser classificada como sobreaguda, aguda, subaguda e crônica. *Razão de exposição: intoxicações acidentais, intoxicações alimentares, intoxicações profissionais, intoxicações agudas, intoxicações crônicas, intoxicações ambientais. *Toxicidade: os fatores que influenciam a toxicidade de uma substância são a frequência de exposição, a duração da exposição, a via de administração da substância.
Minha resposta
Tempo de exposição: a intoxicação pode ser classificada como sobre aguda, aguda, subaguda e crônica. Razão de exposição: intoxicações s acidentais, intoxicações alimentares, intoxicações profissionais, intoxicações agudas, intoxicações crônicas, intoxicações ambientais. Toxicidade: os fatores que influenciam a toxicidade de uma substância são a frequência de exposição, a duração da exposição, a via de administração da substância .

Continue navegando